Pesquisar
Pesquisar

Presidente da Comissão de direitos humanos da OAB critica Equador por prisão de Assange

"É realmente uma atitude deplorável, que não se coaduna com as regras de proteção internacionais aos direitos das pessoas", diz Marcelo Chalreo
Redação Sputnik Brasil
Sputnik Brasil
Rio de Janeiro (RJ)

Tradução:

Marcelo Chalreo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ e membro do Conselho Nacional de Direitos Humanos, disse em entrevista à Sputnik Brasil nesta quinta-feira (11) que vê com profunda tristeza e indignação a prisão do ativista Julian Assange mais cedo em Londres. Para ele, condenável nesse caso foi a atitude do governo equatoriano.

Assange foi detido nesta manhã, na capital britânica, após uma decisão do presidente do Equador, Lenín Moreno, de suspender o asilo político concedido ao fundador do WikiLeaks, que se encontrava refugiado na embaixada equatoriana no Reino Unido desde 2012. Sua prisão teria ligação com um pedido de extradição feito pelos Estados Unidos, país que se sentiu lesado ao ter documentos secretos publicados pelo site do jornalista e hacker australiano.

"É realmente uma atitude deplorável, que não se coaduna com as regras de proteção internacionais aos direitos das pessoas", diz Marcelo Chalreo

Reproduação/ YouTube
Momento da prisão de Julian Assange na manhã desta quinta-feira (11) em Londres

De acordo com Chalreo, a decisão do Equador de expulsar Assange de sua embaixada fere regras do direito internacional que tratam de casos de asilo. Ele considera “desculpas esfarrapadas” as justificativas de Quito para suspender o asilo.

“A atitude do governo equatoriano é uma atitude absolutamente reprovável. O governo equatoriano deveria ter obrado há muito para conseguir um salvo-conduto para o Julian. E fez exatamente o contrário, entregando o Julian aos facínoras que querem destruí-lo. E querem destruí-lo por força daquilo que o Julian informou mundialmente, a respeito do comportamento dos governos norte-americanos ao longo de vasto período”, disse o advogado em entrevista à Sputnik Brasil.

Para o especialista, o governo equatoriano cedeu a “pressões internacionais imperialistas, colonialistas” ao desistir de proteger o ativista.

“É realmente uma atitude deplorável, que não se coaduna com as regras de proteção internacionais aos direitos das pessoas.”


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação Sputnik Brasil

LEIA tAMBÉM

Jorge-Glas_Daniel-Noboa (3)
Glas pede socorro a Brasil, México e Colômbia, e Noboa alega que países "cooperam com crime"
Gaza_Israel
Israel destrói terras agrícolas em Gaza e no Líbano para tornar áreas inabitáveis
Jorge_Glas_Colombia
Equador: Noboa veta direitos de Glas e tribunal mantém prisão mesmo admitindo violações
Jorge_Glas-Daniel_Noboa (3)
Ordem de invadir embaixada do México partiu de Noboa; Glas corre risco de vida, afirma defesa