Pesquisar
Pesquisar

Após escalar conflito na Ucrânia com mísseis de longo alcance, EUA chamam Rússia de “irresponsável”

A porta-voz do Pentágono, Sabrina Singh, minimizou a decisão do governo Biden e negou que o uso dos mísseis contra a Rússia possa levar a uma Terceira Guerra Mundial
Washington

Tradução:

A decisão da Ucrânia de usar mísseis estadunidenses Atacms (Army Tactical Missile Systems) contra alvos na Rússia é uma escalada da guerra provocada – segundo Washington – pela decisão de Moscou de agregar 11 mil militares norte-coreanos ao seu esforço bélico, mas o Pentágono assegurou na última terça-feira (19) que isso não representa o início da Terceira Guerra Mundial.

No Pentágono, a porta-voz Sabrina Singh foi questionada em entrevista coletiva: “Já estamos na Terceira Guerra Mundial?”. Ela respondeu: “Não diria isso”. Pouco depois, enfatizou: “Certamente não caracterizaríamos a situação dessa forma”. Jornalistas insistiram no tema, perguntando sobre a decisão do presidente russo Vladimir Putin de assinar um documento que codifica mudanças na doutrina nuclear russa, reduzindo o limite para o uso dessas armas.

“Não estamos surpresos com a atualização da doutrina nuclear russa, isso é algo que eles têm feito há muito tempo, juntamente com uma retórica irresponsável”, declarou Singh. “Não temos nenhuma indicação de que a Rússia esteja planejando usar armas nucleares na Ucrânia e não vemos necessidade de mudar nossa política nuclear. É algo que continuaremos monitorando”. No Departamento de Estado, o porta-voz deu uma resposta similar.

Embora autoridades estadunidenses tenham confirmado a diversos veículos que a Ucrânia usou seis mísseis Atacms contra um alvo militar na Rússia, Singh se recusou a comentar sobre o ataque diante das câmeras. No entanto, afirmou que autoridades estadunidenses alertaram: “Se a Rússia optar por escalar a guerra introduzindo forças norte-coreanas na luta, os Estados Unidos garantirão que a Ucrânia tenha o que for necessário para se defender”.

Vozes discordantes

Mas outros discordam, incluindo causando surpresa. “O Complexo Militar-Industrial parece querer garantir que consigam iniciar a Terceira Guerra Mundial antes que meu pai tenha a oportunidade de criar paz e salvar vidas”, declarou no último domingo (17) Donald Trump Jr., filho do presidente eleito. “Eles precisam garantir esses bilhões. A vida não vale nada. Imbecis.” A deputada de direita e aliada de Trump, Marjorie Taylor Green, acrescentou: “Ao deixar o cargo, Joe Biden está perigosamente tentando iniciar a Terceira Guerra Mundial ao autorizar o uso, pela Ucrânia, de mísseis estadunidenses de longo alcance contra a Rússia”.

Os mercados financeiros globais também caíram na abertura de terça-feira, após a notícia de que a Ucrânia disparou os mísseis.

Mísseis Atacms: “Escalada desnecessária” na Ucrânia é armadilha do Governo Biden para Trump

Trump afirmou que uma de suas primeiras tarefas no governo será pôr fim à guerra na Ucrânia, a qual critica como sendo um desperdício de recursos estadunidenses. Como resultado, o governo de Biden está planejando enviar o restante dos 7,1 bilhões de dólares em armas que o Congresso aprovou para a Ucrânia antes que Trump assuma a Casa Branca, em 20 de janeiro. No entanto, isso aparentemente poderia ser insuficiente. Singh reconheceu que a guerra não tem sido fácil para a Ucrânia.

Neste contexto, escreve Mark Episkopos, pesquisador no Quincy Institute for Responsible Statecraft, em Washington, “esperava-se que o governo de Biden aumentasse seus esforços até o fim deste ano para dificultar ao novo governo buscar um caminho diferente em relação à Ucrânia”.

La Jornada, especial para Diálogos do Sul – Direitos reservados.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

LEIA tAMBÉM

Com Trump, EUA vão retomar política de pressão máxima contra Cuba, diz analista político
Com Trump, EUA vão retomar política de "pressão máxima" contra Cuba, diz analista político
Trump quer desmontar Estado para enriquecer setor privado; Musk é o maior beneficiado
Trump quer desmontar Estado para enriquecer setor privado dos EUA; maior beneficiado é Musk
Modelo falido polarização geopolítica e omissão de potências condenam G20 ao fracasso (2)
Modelo falido: polarização geopolítica e omissão de potências condenam G20 ao fracasso
Rússia Uso de minas antipessoais e mísseis Atacms é manobra dos EUA para prolongar conflito
Rússia: Uso de minas antipessoais e mísseis Atacms é manobra dos EUA para prolongar conflito