Pesquisar
Pesquisar

Espanha: Pressionado, Pedro Sánchez demite alto escalão por falha em caso de espionagem

Paz Esteban era diretora do Centro Nacional de Inteligência e foi considerada responsável pelo escândalo de roubo de dados de independentistas da Catalunha
Armando G. Tejeda
La Jornada
Madri

Tradução:

O presidente do governo espanhol, o socialista Pedro Sánchez, ordenou a destituição da diretora do Centro Nacional de Inteligência, Paz Esteban, ao assinalá-la como a responsável nas falhas de segurança que sofreu o governo espanhol, mas sobretudo pelo escândalo da espionagem ordenada a vários dirigentes do movimento independentista catalão entre 2018 e 2020, incluído o atual presidente da Catalunha, Pere Aragonés.

Esperanza Peleteiro, a secretária de Estado do ministério da Defesa, será a substituta de Paz.

A titular da Defesa, Margarita Robles explicou a decisão de destituir a Esteban, a quem defendeu há uma semana. Disse que todos os operativos de acompanhamento e vigilância de pessoas, incluídos os dos líderes independentistas, foram feitas sob a amparo de um juiz e de acordo com a legalidade. Robles foi a responsável por anunciar o que ela chamou de uma “substituição” no marco do funcionamento normal da instituição.

Paz Esteban foi responsabilizada por falhas de segurança sofridas pela governo espanhol (Foto: Ministério de Defensa da Espanha)A destituição de Esteban ocorre em meio de duas grandes polêmicas: a primeira, revelada pelo movimento separatista catalão, que assegura que pelo menos 61 pessoas dos partidos e organizações civis independentistas foram espionadas através do programa informático Pegasus, desenvolvido por uma empresa israelense e ao que os governos só devem ter acesso para defender-se de ataques “terroristas” ou vulneração de seus territórios.


Segunda crise

A segunda crise surgiu uns dias depois de ser conhecida a espionagem a separatistas catalães e foi revelada por Madri, que informou que tanto o celular do presidente Sánchez como o de Robles foram intervindos com o sistema Pegasus e que se extraiu abundante informação de seus dispositivos.

Paz Esteban era diretora do Centro Nacional de Inteligência e foi considerada responsável pelo escândalo de roubo de dados de independentistas da Catalunha

La Moncloa

O independentismo catalão exigiu ao governo espanhol que encontre os responsáveis e que execute “cessão ao mais alto nível”

O independentismo catalão exigiu ao governo espanhol que encontre os responsáveis e que execute “cessão ao mais alto nível” e ameaçou a Sanchez de retirar definitivamente seu apoio parlamentar, o que deixaria o governo em uma frágil situação. 

A oposição conservadora Partido Popular e o ultradireitista Vox criticaram a demissão de Esteban ao firmar que o governo de Sánchez fez uma concessão “irresponsável” aos nacionalistas. os nacionalistas que “só pretendem a destruição de Espanha”.

Armando G. Tejeda, correspondente de La Jornada em Madri.
La Jornada, especial para Diálogos do Sul — Direitos reservados.
Tradução de Beatriz Cannabrava.



As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul



Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Armando G. Tejeda Mestre em Jornalismo pela Jornalismo na Universidade Autónoma de Madrid, foi colaborador do jornal El País, na seção Economia e Sociedade. Atualmente é correspondente do La Jornada na Espanha e membro do conselho editorial da revista Babab.

LEIA tAMBÉM

Reeleito líder do PSOE, Sánchez anuncia programa de moradia acessível
Reeleito líder do PSOE, Sánchez anuncia programa de moradia acessível
Rússia atos na Geórgia são tentativa de Revolução Laranja, como na Ucrânia em 2014
Rússia: atos na Geórgia são tentativa de Revolução Laranja, como na Ucrânia em 2014
Unha e carne a íntima conexão entre o nazismo, o imperialismo anglo-saxão e a Otan
Unha e carne: a íntima conexão entre o nazismo, o imperialismo anglo-saxão e a Otan
Sancionar Brics só vai acelerar uso de moedas nacionais, afirma Rússia sobre ameaça de Trump
Sancionar Brics só vai acelerar uso de moedas nacionais, afirma Rússia sobre ameaça de Trump