Pesquisar
Pesquisar

Beijinho, beijo, beijoca: pandemia de Covid-19 fará o beijo ser apagado da face da Terra?

A ameaça é real: há algum tempo as pessoas se beijam menos, ajustamos as máscaras e batemos os punhos ou cotovelos para substituir o insubstituível
Alberto Salazar Gutiérrez
Prensa Latina
Hanói

Tradução:

O beijo será apagado da face da Terra?

A ameaça é real: há algum tempo as pessoas se beijam menos, ajustamos as máscaras e batemos os punhos ou cotovelos para substituir o insubstituível.

O que é bom … contanto que o SARS-CoV-2 esteja à espreita. O que é inaceitável é a proposta de certos extremistas que sugeriram em alguns países uma espécie de decreto anti-beijo para bani-lo como prática social para todo o sempre.

A ameaça é real: há algum tempo as pessoas se beijam menos, ajustamos as máscaras e batemos os punhos ou cotovelos para substituir o insubstituível

Montagem Diálogos do Sul
Representação dos beijos hetero, lesbico e gay

Como li em alguma parte, há lugares onde o beijo não é conhecido nem no cinema. Os esquimós e algumas tribos da África e da Polinésia, por exemplo, esfregam o nariz quando querem se beijar.O famoso beijo de esquimó / Reprodução: Facebook

Práticas semelhantes parecem corroborar a tese de que o beijo não é um reflexo inato, mas um costume adquirido em determinado momento da evolução sociocultural do homem, especificamente o europeu.

Do chamado Velho Mundo, o beijo teria se espalhado para o resto do planeta graças aos tenazes esforços que Erik el Rojo, Marco Polo, Colón, Hernán Cortés, Cook, Amundsen e outros descobridores, exploradores, viajantes, missionários fizeram a este respeito, vendedores ambulantes e viajantes de todos os matizes.

Os estudiosos do beijo argumentam que ele tem origem na amamentação, no contato da boca do bebê com o seio da mãe e que seu conteúdo erótico só emergiu muito mais tarde. Como evidência, eles alegam que nas primeiras línguas celtas não havia uma palavra para isso.

Perderam muito essas antigas línguas celtas!

Com tudo e como é praticado, o beijo tem pouquíssimos sinônimos. Os dicionários apenas reconhecem os termos ósculo, beijoca e bitoca.

Tais nomes extravagantes não o impediram de ser um objeto de estudo apaixonado por estomatologistas, filósofos, trabalhadores manuais e intelectuais, desempregados ocasionais, preguiçosos habituais, pobres, ricos e todos aqueles que andam, falam e se beijam na Terra.

Se os poetas ganharam a reputação de fazê-lo com mais sucesso do que qualquer outra pessoa, é porque é muito fácil versificar com uma palavra que rima com todas as outras. Porque beijo, mesmo que não pareça, rima até com saliva.

Quem cita vários comportamentos de animais para argumentar sua inteligência (a dos animais, é claro), costuma esquecer o beijo.

Os periquitos e outros pássaros não se beijam com o bico, os macacos com nariz e até as formigas com as antenas? O famoso besologista dominicano Juan Luis Guerra já dizia na época: até os peixes beijam gostando de roçar o nariz no vidro do aquário.

E é que se nos atermos aos fatos, não há animal que seja suficiente para desistir do beijo.

Por isso, em datas comemorativas, batemos cotovelos, punhos e taças por tempos melhores por aquele insubstituível sinal de afeto.

Um beijo para todos. Digital, claro!


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na Tv Diálogos do Sul

 

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Alberto Salazar Gutiérrez

LEIA tAMBÉM

Paulo Cannabrava Filho
Um olhar ao passado: aos 88 anos de Paulo Cannabrava, relembramos sua carta a Vladimir Herzog
E_preciso_salvar_Abril_Henrique_Matos
50 anos da Revolução dos Cravos: a faísca africana, os inimigos da mudança e a força operária
Frei Betto
Frei Betto | Precisamos rever ideias, abrir espaço às novas gerações e reinventar o futuro
Racismo_Mídia
Racismo e mídia hegemônica: combater problema exige mais que “imagens fortes” nas redes