Pesquisar
Pesquisar

ALBA-TCP: Mecanismo de integração latina defende fundo humanitário contra pandemia

O mecanismo de integração determinou a criação de um fundo humanitário destinado a constituir um banco de vacinas e medicamentos
Redação Prensa Latina
Prensa Latina
Caracas

Tradução:

O Acordo Comercial da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA-TCP) fortalece hoje mecanismos de cooperação para enfrentar a pandemia Covid-19 a partir de uma posição de unidade e solidariedade .

Nessa linha de ação, o Conselho Social da ALBA-TCP realizou uma reunião extraordinária na véspera, por meio de videoconferência, com o objetivo de coordenar esforços e intercambiar boas práticas relacionadas ao fortalecimento dos sistemas de saúde e garantir o acesso dos países do bloco aos tratamentos.

Diante dos desafios impostos às nações da região pela situação pandêmica, o mecanismo de integração determinou a criação de um fundo humanitário destinado a constituir o banco de vacinas e medicamentos, iniciativa que surgiu na Cúpula de alto nível do organismo multilateral realizada em dezembro. 

Nesse sentido, destacaram os anúncios do Banco del Alba sobre a disponibilização de linhas de financiamento da ordem de dois milhões de dólares para a promoção de projetos de saúde.

O mecanismo de integração determinou a criação de um fundo humanitário destinado a constituir um banco de vacinas e medicamentos

La Epoca
O Acordo Comercial da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América fortalece mecanismos de cooperação para enfrentar a pandemia.

A entidade financeira desembolsará em uma fase inicial o montante de um milhão de dólares direcionado aos Estados insulares do Caribe Oriental membros da ALBA-TCP, o que lhes permitirá concluir negociações iniciadas com empresas e terceiros países para a aquisição de vacinas anti-Covid-19.

Numa segunda fase, a instituição bancária disponibilizará mais um milhão de dólares ao banco de vacinas e medicamentos, para garantir o acesso a material médico e exames diagnósticos.

Da mesma forma, a Venezuela disponibilizou sua capacidade produtiva para a produção de vacinas, além de coordenar a ativação de um transporte aéreo por meio da companhia aérea nacional Conviasa para a transferência de antídotos, tratamentos, suprimentos médicos e pessoal de assistência.

Ao final do encontro, o Ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, fez um apelo à coordenação das capacidades nacionais para a concretização do maior sistema multilateral para o bem-estar dos povos latino-americanos e caribenhos.

“Conseguimos o nível de precisão que nossos governos exigiram de nós, o banco de vacinas e tratamentos, boas práticas para enfrentar a pandemia, foi finalizado”, disse o chefe da diplomacia venezuelana.

Por sua vez, o secretário-executivo do bloco integracionista, Sacha Llorenti, defendeu o fortalecimento do multilateralismo no combate à pandemia, ao alertar sobre a desigualdade no acesso às vacinas desenvolvidas para combater a doença coronavírus.

“Não é a mão invisível do mercado que resolverá o problema, só se conseguirá com um multilateralismo fortalecido”, disse o diplomata boliviano, que apontou a ALBA-TCP como um exemplo para o mundo no combate à pandemia da cooperação e a solidariedade.

Redação Prensa Latina

Prensa Latina, especial para Diálogos do Sul — Direitos reservados.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Redação Prensa Latina

LEIA tAMBÉM

Com Trump, EUA vão retomar política de pressão máxima contra Cuba, diz analista político
Com Trump, EUA vão retomar política de "pressão máxima" contra Cuba, diz analista político
Visita de Macron à Argentina é marcada por protestos contra ataques de Milei aos direitos humanos
Visita de Macron à Argentina é marcada por protestos contra ataques de Milei aos direitos humanos
Apec Peru China protagoniza reunião e renova perspectivas para América Latina
Apec no Peru: China protagoniza reunião e renova perspectivas para América Latina
Cuba luta para se recuperar após ciclone, furacão e terremotos; entenda situação na ilha (4)
Cuba luta para se recuperar após ciclone, furacão e terremotos; entenda situação na ilha