Mais de 25 museus na América Latina e no Caribe estão agora oferecendo acesso gratuito a suas coleções, em resposta às medidas de confinamento impostas pela emergência sanitária Covid-19 no continente.
Os amantes da arte mexicana podem desfrutar do Museu Virtual Frida Kahlo, que mostra a intensa relação entre a destacada pintora asteca, sua obra e o espaço criativo que foi a Casa Azul, onde objetos pessoais revelam o universo íntimo da artista latino-americana mais renomada do mundo.
Da mesma forma, o Museu Dolores Olmedo, que abriga a maior seleção pictórica de Kahlo e seu marido, o muralista Diego Rivera, oferece suas atividades educacionais a partir de diferentes redes sociais, devido ao fechamento indefinido de sua instalação devido à pandemia global do novo coronavírus.
Prensa Latina
Mais de 25 museus na América Latina e no Caribe estão agora oferecendo acesso gratuito a suas coleções.
Por sua vez, o Museu Afro-Brasileiro, dedicado à pesquisa, conservação e exposição cultural do rico legado afrodescendente, traz os usuários da Internet a diversas exposições on-line que reconhecem a presença da África no gigante sul-americano através de uma coleção de mais de seis mil obras, pinturas, esculturas, fotografias e multimídia.
No Chile, o museu ao ar livre localizado em La Pincoya permite a exposição online de obras relacionadas à arte mural, que retrata a realidade histórica popular tingida pelos desaparecimentos e execuções de seus habitantes ao sentimento de luta coletiva.
O Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires virtual publica o trabalho de cerca de 300 artistas, que vão de Tarsila do Amaral a Candido Portinari; enquanto o Museu de Belas Artes de Buenos Aires organizou seu catálogo online sobre as principais exposições realizadas até o encerramento da pandemia.
Outras opções sugestivas são o Museo de Arte Precolombino Indígena (MAPI) e o Museo Virtual de Arte de Uruguay e o Museo Casa del Alabado, no Equador, que oferecem várias visitas virtuais às suas instalações, onde o vasto passado histórico do continente latino-americano, um dos mais afetados pelo vírus SARS-CoV-2, é estimado.
Redação Prensa Latina
Prensa Latina, especial para Diálogos do Sul — Direitos reservados.
Tradução: Beatriz Cannabrava
As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul
Veja também