Pesquisar
Pesquisar

Tribunal Eleitoral da Guatemala barra lawfare e progressista Bernardo Arévalo vai ao 2º turno

Candidato à presidência foi alvo de um processo do Ministério Público por suposto caso de corrupção na tentativa de tirá-lo da disputa
Redação Telesur
Telesur
Caracas

Tradução:

O Tribunal Supremo Eleitoral da Guatemala confirmou na terça-feira (18) em um comunicado ao Ministério Público (Procuradoria) que não vetará o candidato presidencial Bernardo Arévalo de León, do partido político de corte socialdemocrata Semilla, em resposta a uma nova solicitação de suspender a mencionada organização.

A requisição, avalizada pelo juiz Fredy Orellana, vem a ser uma nova tentativa por parte do Ministério Público de anular a participação do Movimento Semilla nas eleições presidenciais do país centro americano, depois do seu avanço nas eleições gerais de 25 de junho último.

Continua após o banner

Em 12 de julho, o Ministério Público gerou polêmica ao tentar tirar Semilla da disputa pela presidência guatemalteca por um suposto caso de corrupção, vinculado à entrega de assinaturas falsas, exigindo a expulsão do agrupamento das eleições. Esta ordem foi anulada pela Corte de Constitucionalidade.

Diante desta nova petição do Ministério Público, o Tribunal Supremo Eleitoral limitou-se a reiterar a necessidade de obedecer à decisão da Corte de Constitucionalidade, máxima instância legislativa em matéria eleitoral.

Candidato à presidência foi alvo de um processo do Ministério Público por suposto caso de corrupção na tentativa de tirá-lo da disputa

Telesur
O Movimento Semente de Arévalo de León conseguiu uma segunda volta eleitoral que será realizada no próximo dia 20 de agosto

A campanha do Ministério Público contra o Movimento Semilla gerou uma série de manifestações sociais por três dias, em frente ao órgão judicial, dirigido pela procuradora-geral, Consuelo Porras, sancionada em 2021 pelos Estados Unidos por “socavar” a Justiça na nação centro-americana.

Apesar de ganhar as eleições de 25 de junho, como anunciavam todas as pesquisas, a Unidade Nacional da Esperança (UNE), da ex-primeira dama Sandra Torres Casanova, Arévalo de León a surpreendeu ao conseguir um segundo lugar que alavancou 23 dos 160 deputados, tornando-se Semilla a terceira força do parlamento.

Graças a isso, o Movimento Semilla de Arévalo de León provocou um segundo turno eleitoral que ocorrerá em 20 de agosto próximo.

Continua após o banner

O processo contra Semilla é liderado pelo chefe de seção Rafael Curruchiche, sancionado também pelos Estados Unidos em 2022, quando retiraram seu visto sob acusações de “criar falsos casos” contra ex-autoridades.

O juiz Fredy Orellana, que assinou a solicitação de suspensão, também fora encarregado do processo que imputou e encarcerou o reconhecido jornalista José Rubén Zamora Marroquín, por ser um dos principais críticos do Governo de Alejandro Giammattei.

Redação Telesur
Tradução: Ana Corbisier


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Redação Telesur

LEIA tAMBÉM

Com Trump, EUA vão retomar política de pressão máxima contra Cuba, diz analista político
Com Trump, EUA vão retomar política de "pressão máxima" contra Cuba, diz analista político
Visita de Macron à Argentina é marcada por protestos contra ataques de Milei aos direitos humanos
Visita de Macron à Argentina é marcada por protestos contra ataques de Milei aos direitos humanos
Apec Peru China protagoniza reunião e renova perspectivas para América Latina
Apec no Peru: China protagoniza reunião e renova perspectivas para América Latina
Cuba luta para se recuperar após ciclone, furacão e terremotos; entenda situação na ilha (4)
Cuba luta para se recuperar após ciclone, furacão e terremotos; entenda situação na ilha