Pesquisar
Pesquisar

Agrotóxicos e câncer

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

Descuido dos governos, de autoridades e produtores. Circularam notícias esta semana que 30% dos produtos agrícolas (frutas, verduras e legumes), estão contaminados devido às altas doses de agrotóxicos utilizadas plantações. O que mais provoca câncer na atualidade?

Olavo  Câmara*
olavo-camara (1)Há informações de especialistas que os agrotóxicos, muita química e poluição, além de problemas emocionais, levam as pessoas a contraírem câncer.
De um lado a ganância da maioria dos agricultores que desejam produzir cada vez mais e vender os seus produtos sem a responsabilidade de preservar alimentos sadios para a população. Onde está a fiscalização das produções agrícolas?
A cada dia mais pessoas se apresentam com câncer e é possível que esta doença se torne a maior “causa-mortis” ou a primeira causa de óbito no Brasil. Já não se produz mais alimentos sadios e naturais que necessitamos.

Há informações de especialistas que os agrotóxicos, muita química e poluição, além de problemas emocionais, levam as pessoas a contraírem câncer. Ilustração Vitor Teixeira
Há informações de especialistas que os agrotóxicos, muita química e poluição, além de problemas emocionais, levam as pessoas a contraírem câncer. Ilustração Vitor Teixeira

Há inúmeros riscos que estão relacionados com o meio ambiente além das indústrias químicas, alimentos, medicamentos e hábitos de vida desregrada.
“Agrotóxicos ou defensivos agrícolas são utilizados para combater ou impedir insetos, doenças e ervas daninha que atingem as plantações”.
Os agrotóxicos trazem grandes riscos à população, podendo contribuir enormemente para o desenvolvimento de doenças outras, mas principalmente o câncer. Viver uma vida natural, desfrutar de alimentos sem agrotóxicos é possível?
Há produtos sem agrotóxicos, mas em menor quantidade. Acontece que se desenvolveu uma cultura na produção de alimentos e produtos agrícolas que, de hora em diante, está difícil superar.
O Hospital A.C. Camargo informa que há mais de 50 tipos de câncer (informação obtida através de internet). A maior responsabilidade sobre os problemas ocasionados pelos defensivos agrícolas é do Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura, Governo Federal e Governos Estaduais.
Os governantes e os produtores agrícolas deveriam se reunir e modificar a cultura na produção de alimentos que prejudicam a saúde da população. Mas, neste momento, percebe-se que ninguém está preocupado com a saúde do povo, mas sim com o bolso.
Logicamente que na atualidade há muitos remédios para combater o câncer e hospitais especializados, mas há casos que quando se descobre esta doença já é tarde demais.
Fiquem atentos com os produtos que não são naturais.
Olavo Câmara. Advogado, Professor, Mestre e Doutor em Direito Político e Política e colabora com Diálogos do Sul
 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Rússia Uso de minas antipessoais e mísseis Atacms é manobra dos EUA para prolongar conflito
Rússia: Uso de minas antipessoais e mísseis Atacms é manobra dos EUA para prolongar conflito
Após escalar conflito na Ucrânia com mísseis de longo alcance, EUA chamam Rússia de “irresponsável”
Após escalar conflito na Ucrânia com mísseis de longo alcance, EUA chamam Rússia de “irresponsável”
Misseis Atacms “Escalada desnecessária” na Ucrânia é uma armadilha do Governo Biden para Trump
Mísseis Atacms: “Escalada desnecessária” na Ucrânia é armadilha do Governo Biden para Trump
1000 dias de Guerra na Ucrânia estratégia de esquecimento, lucros e impactos globais
1000 dias de Guerra na Ucrânia: estratégia de esquecimento, lucros e impactos globais