Pesquisar
Pesquisar

Salário mínimo é de 2.300 reais…em Portugal

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

Para vergonha da maioria dos Congressistas Brasileiros que no final de 2017 aprovaram um Salário Mínimo que não chega sequer a míseros 1.000 reais, em Portugal, a partir desta segunda feira (1/1/2018) o salário mínimo nacional subiu de 557 para 580 euros, o que equivale a cerca de 2.300 reais.

o Governo Português não atendeu a reivindicação apresentada pela CGTP-IN e apoiada pelo PCP, que pediam um Salário Mínimo de 600 euros. Créditos: Manuel de Almeida / Agência Lusa
O Governo Português não atendeu a reivindicação apresentada pela CGTP-IN e apoiada pelo PCP, que pediam um Salário Mínimo de 600 euros. Crédito: Manuel de Almeida / Agência Lusa

Apesar do aumento o Governo Português não atendeu a reivindicação apresentada pela CGTP-IN e apoiada pelo PCP, que pediam um Salário Mínimo de 600 euros.
A subida do salário mínimo nacional (SMN) para os 580 euros, aprovada pelo Governo a 21 de Dezembro e promulgada pelo Presidente da República no dia seguinte, entra hoje em vigor. O valor, que constava do programa do Governo, foi fixado entre o PS e o BE em Novembro de 2015, apesar de o partido liderado por Catarina Martins ter assumido como argumento eleitoral a proposta de subida para 600 euros logo em Janeiro de 2016.
Esta era uma reivindicação da CGTP-IN e do PCP, que ao longo dos últimos dois anos têm mantido a fasquia nos 600 euros. Recorde-se que o Salário Mínimo Nacional esteve congelado durante os anos da troika, sendo apenas atualizado um ano antes das legislativas de 2015 – isto apesar do acordo firmado em 2006 prever que o valor chegaria aos 500 euros em 2011.
De acordo com a agência Lusa, a subida deve abranger cerca de 800 mil trabalhadores.
O Salário Mínimo Nacional foi uma das conquistas da revolução de Abril de 1974 e beneficiou cerca de metade dos trabalhadores portugueses, que passaram a ganhar 3300 escudos por mês.
A criação do salário mínimo resultou de um decreto-lei aprovado em 27 de Maio  pelo primeiro governo provisório, no qual era ministro do Trabalho Avelino Gonçalves.
De acordo com o texto do diploma, o decreto-lei tinha como objetivo satisfazer as «justas e prementes aspirações das classes trabalhadoras e dinamizar a atividade econômica» e a instituição do  Salário Mínimo Nacional  iria beneficiar cerca de 50% da população ativa e na Função Pública iria abranger mais de 68% dos trabalhadores.
*Original da Abril Abril
 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Biden tira Cuba da lista de terror e suspende algumas sanções (3)
Biden tira Cuba da lista de terror e suspende algumas sanções; analistas avaliam medidas
Tensões criadas por Trump impõem à América Latina reação ao imperialismo
Trump exacerba as contradições entre EUA e América Latina
Política fracassada Noboa mantém Equador como país mais violento da América Latina
Política fracassada de Noboa mantém Equador como país mais violento da América Latina
Venezuela Maduro reforça poder popular, desafia oligarquias e combate o imperialismo (2)
Venezuela: Maduro reforça poder popular, desafia oligarquias e combate o imperialismo