Pesquisar
Pesquisar

Padre Antonio Vieira

João Baptista Pimentel Neto

Tradução:

“Aquele a quem convém mais do que é lícito, sempre quer mais do que convém.”

Padre Antonio Vieira

Caricatura de Jefferson Nepomuceno
Caricatura de Jefferson Nepomuceno

Conferindo o calendário de efemérides constatei ser hoje a data do nascimento do Padre Antonio Vieira, religioso, escritor e filósofo luso-brasileira, cujas obras li na juventude e que até hoje, vez em quando releio. Em especial, seus célebres Sermões, que espantosamente, qual cartas de Tarot, nunca perdem a capacidade de adaptar-se à realidade de quem quer que seja o consulente.

E foi assim que resolvi jogar tarot – reler Vieira – hoje e viciado na virtualidade que sou, fiz um Google. Primeiro em busca de uma imagem para ilustrar o post (como aliás sempre faço). Editor experimentado, fiz depois – logica e automaticamente – outro google buscando frases. E confesso, qual oráculo, a frase inicial era exatamente a mesma que posto na abertura deste post.
Finalmente, penso que no contexto atual, no qual Obamas, Merkels e Putins decidiram voltar a brincar de Guerra Fria, a frase é autoexplicativa e resume toda a opéra.
E viva o Padre Antonio Viera.
Saiba+
António Vieira (português europeu) ou Antônio Vieira (português brasileiro) (Lisboa6 de fevereiro de 1608 — Salvador18 de julho de 1697), mais conhecido como Padre António Vieira ou Padre Antônio Vieira, foi um religiosofilósofoescritor e orador português da Companhia de Jesus.
Uma das mais influentes personagens do século XVII em termos de política e oratória, destacou-se como missionário em terras brasileiras. Nesta qualidade, defendeu infatigavelmente os direitos dos povos indígenas combatendo a sua exploração e escravização e fazendo a sua evangelização. Era por eles chamado de “Paiaçu” (Grande Padre/Pai, em tupi).
António Vieira defendeu também os judeus, a abolição da distinção entre cristãos-novos (judeus convertidos, perseguidos à época pelaInquisição) e cristãos-velhos (os católicos tradicionais), e a abolição da escravatura. Criticou ainda severamente os sacerdotes da sua época e a própria Inquisição.
Na literatura, seus sermões possuem considerável importância no barroco brasileiro e português. As universidades frequentemente exigem a sua leitura.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

João Baptista Pimentel Neto Jornalista e editor da Diálogos Do Sul.

LEIA tAMBÉM

Biden tira Cuba da lista de terror e suspende algumas sanções (3)
Biden tira Cuba da lista de terror e suspende algumas sanções; analistas avaliam medidas
Tensões criadas por Trump impõem à América Latina reação ao imperialismo
Trump exacerba as contradições entre EUA e América Latina
Política fracassada Noboa mantém Equador como país mais violento da América Latina
Política fracassada de Noboa mantém Equador como país mais violento da América Latina
Venezuela Maduro reforça poder popular, desafia oligarquias e combate o imperialismo (2)
Venezuela: Maduro reforça poder popular, desafia oligarquias e combate o imperialismo