Pesquisar
Pesquisar

Don Quixote – No cerebro da TV Globo

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

Vídeo realizado para TV Cúpula dos povos, com a finalidade de alimentar o debate sobre comunicação no Brasil.

Noilton Nunes*

Noilton-Nunes_edit
Noilton Nunes é cineasta e documentarista

Nascido em Campos, Rio de Janeiro, em 8 de janeiro de 1947, é diretor, roteirista, diretor de fotografia, montador e produtor .

Frequentou o curso de cinema da Cinemateca do MAM – Rio de Janeiro 1968-70. Em 1968 realizou seu primeiro curta-metragem Neblina, premiado no Festival de Cinema Amador do Jornal do Brasil, no Cine Paissandu.

Nos anos 70 produziu os longa-metragens Ladrões de Cinema (1977), de Fernando Cony Campos, e Na Boca do Mundo (1979), de Antonio Pitanga, com Norma Bengell, além de diversos curtas e desenhos animados de Stil e Antonio Moreno.

Entre 1978 e 1980 foi presidente da Associação Brasileira de Documentaristas.

Em 1983 co-dirigiu o longa-metragem O Rei da Vela com Jose Celso Martinez, filme premiado com três Kikitos no Festival de Gramado de 1983 e representante do Brasil no Festival de Berlin em 1984.

Realizou também muitos outros curtas como diretor, roteirista, fotógrafo e/ou montador, como Leucemia (Melhor Curta de 1978 – Federação Nacional de Cineclubes e Jornada de Cinema da Bahia, representante do Brasil no Festival de Oberhausen, Alemanha); Histórias do CotidianoA Fábula da Festa no CéuAcorda LulaPassagem para outro mundo possívelEra uma vez um índio CarijóLeila FoxJudas AsvherusCaderneta de Campo (1983), premiado como Melhor Vídeo do I Festival de Vídeo do Brasil, promovido pelo Museu da Imagem e Som de São Paulo e Fotoptica (premiado com a primeira câmera de vídeo fabricada no país).  Daime Santa Maria, documentário gravado no Acre e no Amazonas em 1982, acompanhando expedição do Ministério da Justiça e da Polícia Federal ao seringal Rio do Ouro, para investigar o ritual do Santo Daime. O Trem no Brasil – Ontem – Hoje – Imagine Amanhã (2005) para as comemorações dos 150 anos da ferrovia no Brasil. Você já abriu os olhos (2004), documentário gravado durante o ritual do Kuarup de Orlando Villas Boas no Xingu. A Batalha da Ancinav sobre políticas audiovisuais do Brasil durante os debates para a criação da Ancinav. E Linha do Tucum – A Linha da Lealdade (2009), gravado no Seringal Céu dos Estorrões no Amazonas, Caravanas Euclidianas 2009/2010 – Se não nos falha a memória do futuro 2010 – Tela e Liberdade 2010.

Professor de cinema da Faculdade de Comunicação Helio Alonso e do SESC- Criador dos projetos Que Filme é Esse – O Cineasta do Mês – Caravanas Euclidianas e das novelas interativas Tela Nossa (2000) e O Amor por Princípio (2008).

Em 2009 finalizou o longa-metragem A Paz é Dourada, inspirado na vida e obra de Euclides da Cunha.

Atualmente, Noilton dedica-se a lançar o filme A Paz é Dourada, através das Caravanas Euclidianas, projeto da UNIRIO – SECAD – MEC, que leva a obra de Euclides da Cunha a professores e estudantes do estado do Rio de Janeiro, no centenário da morte do autor de Os sertões.

Noilton também está desenvolvendo as propostas da novela O Amor por Princípio, que acompanha o cotidiano de artistas em busca da realização de seus sonhos. O projeto inicial é para 30 capítulos com 26 minutos de duração cada, que terá continuidade com outra série, A Ordem por Base, que mostrará a vida de pessoas envolvidas em situações de risco, dependendo das ações da justiça brasileira para dar segmento normal às suas vidas, e finalizará a trilogia com O Progresso por Fim, que destacará o dia a dia de diversos trabalhadores que constroem o Brasil.

Noilton dedica-se ainda ao lançamento do primeiro livro da Coleção E-mails Publicáveis com O cineasta é antes de tudo um forte – humanidades e políticas audiovisuais através do correio eletrônico de Noilton Nunes – 2007-2009, um passeio na internet pelas listas da Abraci, ABD, CBC, CNC, Cine8 e Cinema Brasil.

E está finalizando o livro A Fabricação de um Filmemória, sobre o longo processo de produção do filme A Paz é Dourada.

Contato: noiltonunes@hotmail.com


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Biden tira Cuba da lista de terror e suspende algumas sanções (3)
Biden tira Cuba da lista de terror e suspende algumas sanções; analistas avaliam medidas
Tensões criadas por Trump impõem à América Latina reação ao imperialismo
Trump exacerba as contradições entre EUA e América Latina
Política fracassada Noboa mantém Equador como país mais violento da América Latina
Política fracassada de Noboa mantém Equador como país mais violento da América Latina
Venezuela Maduro reforça poder popular, desafia oligarquias e combate o imperialismo (2)
Venezuela: Maduro reforça poder popular, desafia oligarquias e combate o imperialismo