Pesquisar
Pesquisar

Festa boliviana do Grande Poder gera movimento econômico milionário

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

bolivia-fiestagranpoderA Festa Boliviana do Grande Poder, uma das celebrações tradicionais mais importantes a Bolívia, a realizar-se no próximo final de semana, gerará um movimento econômico superior a 53 milhões de dólares, segundo estimativas oficiais.

De acordo com a prefeitura de La Paz, desse total mais da metade serão gastos com pagamento de fantasias, máscaras e música.

Em termos econômicos é a festa mais importante do município de La Paz, pela magnitude dos recursos monetários movimentados e porque se converte em uma atração turística de grande valor cultura e folclórico anual, esclareceu Francisco Valderrama, da Promoção Econômica.

Desde o inicio do mês os integrantes  de mais  de 60 fraternidades, como são chamados os conjuntos de dança típica, realizam ensaios para a centenária celebração, mescla de cultos andinos, fé católica e bailes africanos.

Os bailarinos e músicos, que pagam centenas de dólares para poder participar cada ano nessas festas, iniciaram os ritos no dia 21 com a tradicional visita à igreja onde se encontra uma imagem de Jesus chamada de Grande Poder, com fama de milagrosa e cujo nome da origem aos festejos.

A festa é considerada pela prefeitura como “uma mostra da força, da opulência e da formosura das tradições bolivianas”, tem como centro as dança das morenadas e dos capatazes, duas danças típicas herdadas das celebrações dos escravos africano e dos negros capatazes.

Não obstante se apresentam outros ritmos ancestrais como a famosa diablada, também popular no Peru e no Chile, a llamerada, os incas, os tinkus e o pujllay, todos de diferentes influências, desde quéchua até pré incaicas.

O desfile do Grande Poder, protagonizado principalmente pela população aimará, é conhecido por ser uma celebração ostentosa e uma maneira de demonstrar o poder econômica dos bailarinos ou seus patrocinadores com luxuosas máscaras, fantasias, e joias, valorizados em milhares de dólares.

A também chamada Festa Maior dos Andes aspira obter o reconhecimento de Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade, tal como já foi outorgado para o famoso Carnaval de Oruro, outras das tradições folclóricas relevantes da Bolívia.

Prensa Latina, de La Paz para Diálogos do Sul


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Biden tira Cuba da lista de terror e suspende algumas sanções (3)
Biden tira Cuba da lista de terror e suspende algumas sanções; analistas avaliam medidas
Tensões criadas por Trump impõem à América Latina reação ao imperialismo
Trump exacerba as contradições entre EUA e América Latina
Política fracassada Noboa mantém Equador como país mais violento da América Latina
Política fracassada de Noboa mantém Equador como país mais violento da América Latina
Venezuela Maduro reforça poder popular, desafia oligarquias e combate o imperialismo (2)
Venezuela: Maduro reforça poder popular, desafia oligarquias e combate o imperialismo