Pesquisar
Pesquisar

A população mundial aumentará um bilhão até 2030

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

A Divisão de População das Nações Unidas apresentou, no dia 21 de junho, na sede da entidade seu último relatório prospectivo sobre a evolução da população mundial.

populaçaomundialcapaO documento indica que a população mundial atual de 7 bilhões e 600 milhões de pessoas chegará a 8 bilhões 600 milhões no ano 2030. Além disso, chegará a 9 bilhões 800 milhões em 2050 e a 11 bilhões e 200 milhões para 2100.

O estudo indica que essa tendência de crescimento continuará a um ritmo de aproximadamente 83 milhões de pessoas a mais a cada ano, apesar da diminuição constante dos níveis de fertilidade.

As Perspectivas da População Mundial 2017, publicado pelo Departamento de Assuntos Sociais e Econômicos da ONU contém uma ampla análise das tendências demográficas.

A informação é essencial para orientar as políticas destinadas a cumprir com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visa acabar com a pobreza e a fome além de conseguir a plena igualdade até 2030.

As novas projeções indicam, por exemplo, que a China e a Índia continuam sendo os países mais povoados, porém, perto do ano 2014, a Índia deverá superar a China.

Entre os dez países com mais gente, Nigéria é a que está crescendo com maior velocidade. Por isso, estima-se que Nigéria superará em população os Estados Unidos antes de 2050.

O relatório também mostra outras tendências como a concentração do crescimento nos países pobres, o que representa um enorme desafio para implementar o ODS.

Por outro lado, destaca-se uma redução nos níveis de fertilidade que desaceleraram o ritmo de crescimento, mas que, por sua vez, geram uma tendência ao envelhecimento da população.

Isso provocará profundo impacto nas sociedades, e colocará em evidência pressões para os serviços de saúde, dos sistemas de pensão e proteção social em muitos países.

A expectativa de vida também aumentou. Entre os anos 2.000 e 2005, foi de 65 homens para homens e 69 para mulheres. Entre 2010 e 2015 foi de 69 para os homens e 73 para as mulheres.

Fonte: Centro de Notícias ONU. Perspectivas da população mundial


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

LEIA tAMBÉM

Presidente colombiano Gustavo Petro enfrenta escândalo de corrupção envolvendo altos funcionários
Presidente colombiano Gustavo Petro enfrenta escândalo de corrupção envolvendo altos funcionários
Milei
Javier Milei acusa FMI de sabotagem e enfrenta divisões internas no governo
FOTO ADRIAN PEREZ     evo morales
Evo Morales denuncia "autogolpe" de Arce e mantém ambições políticas na Bolívia
Disputa por Esequibo e interferência de Argentina, EUA e Grã-Bretanha ameaçam eleições na Venezuela
Disputa por Esequibo e interferência de Argentina, EUA e Grã-Bretanha ameaçam eleições na Venezuela