Pesquisar
Pesquisar

Acordo de respeito às eleições entre Maduro e oposição é marco histórico para Venezuela

Signatários se comprometeram a "competir em um clima de respeito, paz e participação democrática, garantindo que a vontade do povo não seja desconsiderada"
Diálogos do Sul Global
Caracas

Tradução:

Nicolás Maduro e candidatos da oposição compareceram hoje (20) ao Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) para assinar o acordo de “Reconhecimento de Resultados” das eleições de 28 de julho. 

Maduro estava acompanhado por Benjamín Rausseo, Antonio Ecarri, Daniel Cabellos, Luis Eduardo Martínez, José Brito, Claudio Fermín, Javier Bertucci e Enrique Márquez. O único ausente foi o principal candidato da oposição, Edmundo González Urrutia.

O acordo estabelece o “reconhecimento do poder eleitoral como a única autoridade legítima e competente para a organização, administração, gerenciamento e supervisão da eleição presidencial de julho”. Além disso, os signatários se comprometeram a “competir em um clima de respeito, paz e participação democrática, garantindo que a vontade do povo não seja interferida ou desconsiderada por meio de atos de violência durante o processo eleitoral e nos dias seguintes”.

Elvis Amoroso, Presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), ressaltou a importância do acordo: “Culminar com o respeito à vontade do povo, para que ele possa se expressar pacificamente e exercer sua vontade absoluta”, afirmou. Esse pacto representa um marco histórico para o país, reforçando a legitimidade e a transparência do processo eleitoral.

O presidente do CNE encerrou seu discurso afirmando que esse “é um acordo histórico para a Venezuela” e que os objetivos “incluem a afirmação da soberania nacional, a estabilidade democrática, a governabilidade e o pleno respeito aos direitos humanos, lançando as bases para um futuro mais próspero e justo para a Venezuela”.

Veja fotos da cerimônia:

.
.
.
.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

LEIA tAMBÉM

Destruição de direitos sob Milei entrega bairros argentinos às mãos do narcotráfico
Destruição de direitos sob Milei entrega bairros argentinos às mãos do narcotráfico
Abuso sexual e recrutamento forçado violência rouba infâncias no Haiti
Abuso sexual e recrutamento forçado: violência rouba infâncias no Haiti
Novo presidente temporário no Haiti entenda os desafios de Fritz Alphonse Jean
Novo presidente temporário no Haiti: entenda os desafios de Fritz Alphonse Jean
Para enfrentar crime organizado no Equador, Noboa contrata mercenário dos EUA ligado a massacres
Para enfrentar crime organizado no Equador, Noboa contrata mercenário dos EUA ligado a massacres