Pesquisar
Pesquisar

Eleições 2019: Mídia argentina usa Jair Bolsonaro para amedrontar eleitores

A estratégia de usar a imagem de Bolsonaro para ajudar a alavancar votos para Macri pode ser um tiro no pé da imprensa e do próprio presidente argentino
Rafael Duarte
ComunicaSul
Buenos Aires

Tradução:

De cada 10 matérias e reportagens sobre as eleições da Argentina na mídia tradicional do país, 9 são críticas aos candidatos da Frente de Todos, Alberto Fernandez e Cristina Kirchner, que lideram a corrida presidencial. Nos últimos dias, até o presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PSL) foi usado para amedrontar os eleitores que vão às urnas no próximo domingo (27).

O tradicional Clarín publicou na página 9 a matéria “Bolsonaro habló de apartar a la Argentina del Mercosur”, na qual destaca uma declaração recente do brasileiro, em viagem ao Japão, ameaçando retirar a Argentina do Mercosul caso vença a chapa Fernandez/Cristina, numa clara tentativa de interferir no pleito vizinho.

O jornal reproduz a agressividade de Bolsonaro:

— Bolsonaro voltou a vincular o kirchnerismo com a extrema-esquerda do continente e disse que seu governo não facilitará que essas correntes ideológicas formem “uma grande pátria bolivariana como queriam os governantes dessa época”, destacou o Clarín.

O jornal também ressaltou o que Bolsonaro falou ao primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, sobre novos parceiros comerciais.

— Nós queremos que a Argentina continue no bloco comercial, caso a oposição vença, da mesma forma que (o presidente Maurício) Macri. Caso contrário, podemos nos reunir com Uruguai e Paraguai”, frisou.

A estratégia de usar a imagem de Bolsonaro para ajudar a alavancar votos para Macri pode ser um tiro no pé da imprensa e do próprio presidente argentino

Saiba Mais
Reprodução

A estratégia de usar a imagem de Bolsonaro para ajudar a alavancar votos para Macri pode ser um tiro no pé da imprensa e do próprio presidente argentino. Mesmo entre eleitores de Macri, a imagem de Bolsonaro é muito ruim em razão da posição agressiva e violenta do presidente do Brasil. Já provocaram repulsa nos argentinos declarações de Jair Bolsonaro sobre a comunidade LGBT e a defesa que o Chefe de Estado brasileiro faz de ditaduras e de ditadores.

O período de exceção na Argentina deixou muitas marcas no país. As entidades civis e movimentos sociais contabilizam aproximadamente 30 mil pessoas entre mortes e desaparecidos durante 1966 e 1973, na Argentina.

Em entrevista recente, o antropólogo Alejandro Grimson destacou que, mesmo na divergência, o povo argentino têm consenso quanto aos males da ditadura militar para o país:

“Em uma sociedade com muito poucos consensos como é a argentina, até hoje é consenso a catástrofe econômica, social e humana que foi a ditadura”, disse.

*Rafael Duarte desde Buenos Aires

O Coletivo de Comunicação Colaborativa ComunicaSul está cobrindo as eleições na Bolívia, Argentina e Uruguai com o apoio das seguintes entidades: Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé; Hora do Povo; Diálogos do Sul; SaibaMais; 6 três comunicação; Jaya Dharma Audiovisual; Fundação Perseu; Abramo; Fundação Mauricio Grabois; CTB; CUT; Adurn-Sindicato; Apeoesp; Contee; CNTE; Sinasefe-Natal; Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região; Sindsep-SP e Sinpro MG. 

A reprodução é livre, desde que citados os apoios e o autor.

Veja também


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Rafael Duarte

LEIA tAMBÉM

Daniel_Noboa_Equador
Apagões no Equador detonam aprovação de Noboa e consulta popular pode fracassar
Jorge_Glas_Colombia
Equador: Noboa veta direitos de Glas e tribunal mantém prisão mesmo admitindo violações
Colombia
"Estado dentro do Estado": dissidências das Farc levam educação à região do Yarí, na Colômbia
Argentina_EUA
Argentina acusa Irã de atentado a Amia como reflexo da aliança entre Milei e EUA