Pesquisar
Pesquisar

Contra a fome na quarentena, centenas enfrentam polícia e protestam no Chile

Na comuna de El Bosque, região metropolitana de Santiago, pessoas deixaram isolamento para protestar contra a falta de alimentos e de apoio do governo
Redação AbrilAbril
AbrilAbril
Santiago

Tradução:

Apesar do confinamento obrigatório a que estão sujeitos desde dia 15, muitos habitantes da comuna de El Bosque, localizada na zona Sul da área metropolitana da capital chilena, vieram para as ruas protestar, esta segunda-feira (18), contra a pobreza e a falta de alimentos e de ajudas das autoridades que lhes permitam fazer frente à quarentena.

Frente à sede do Município, os habitantes declaram à comunicação social que muitos ficaram sem emprego e que outros não podem trabalhar por causa da quarentena decretada, refere a Prensa Latina. Alguns precisaram, no entanto, que o seu protesto não se dirigia contra a quarentena mas, sim, contra a fome e as péssimas condições de vida, que se agravaram com as restrições sanitárias e o distanciamento social.

Outros indicaram que não receberam qualquer dos apoios ou subsídios anunciados pelo governo do Chile nas últimas semanas para as camadas mais desfavorecidas; os mais velhos sublinhavam que as pensões que recebem “não dão para nada”, revela a mesma fonte.

No decorrer dos protestos, registaram-se fortes confrontos com os Carabineiros que foram enviados para o local para dispersar os manifestantes, recorrendo a canhões de águas e a gás lacrimogêneo. Os manifestantes, que cortaram o trânsito em várias ruas erguendo e incendiando barricadas, responderam-lhes arremessando pedras e outros objetos.

Na comuna de El Bosque, região metropolitana de Santiago, pessoas deixaram isolamento para protestar contra a falta de alimentos e de apoio do governo

República.cl
Centenas de pessoas protestaram contra a pobreza, a fome e a falta de ajudas em tempo de quarentena, na comuna de El Bosque

Ajuda não chega

Estes protestos ocorrem poucas horas depois de o presidente chileno, Sebastián Piñera, ter anunciado várias medidas para fazer frente à pandemia de Covid-19, incluindo a distribuição de 2,5 milhões de cabazes de alimentos às famílias mais pobres do país austral.

No entanto, os participantes nos protestos referiram que estão a passar fome e necessidades, sublinhando que as ajudas do governo demoram muito a ser entregues ou simplesmente não chegam aos destinatários.

A medida foi também criticada por antigos ministros, economistas e académicos, que a classificaram como um “paliativo menor” e sublinharam a necessidade de o governo chileno criar um apoio mínimo, durante a quarentena, que “dê tranquilidade às famílias para fazer frente a estes tempos de pandemia”.

O presidente da autarquia de El Bosque, Sadi Melo, criticou o governo por ter reduzido as verbas destinadas aos municípios, no momento em que mais falta fazem para ajudar os que precisam, informa a Prensa Latina.

Disse ainda que, só na comuna de El Bosque, vivem mais de 20 mil pessoas, que praticamente ficaram sem recursos para subsistir sem ir trabalhar, uma situação que é “muito complexa e grave”.

As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Veja também


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação AbrilAbril

LEIA tAMBÉM

Jorge-Glas_Daniel-Noboa (3)
Glas pede socorro a Brasil, México e Colômbia, e Noboa alega que países "cooperam com crime"
Pello Otxandiano - País Basco
Favorito das eleições no País Basco, EH-Bildu propõe reconciliação, memória plural e reparação
Daniel_Noboa_Equador
Apagões no Equador detonam aprovação de Noboa e consulta popular pode fracassar
Jorge_Glas_Colombia
Equador: Noboa veta direitos de Glas e tribunal mantém prisão mesmo admitindo violações