Pesquisar
Pesquisar

Londres entrega a Guaidó reservas de ouro da Venezuela retidas no Banco da Inglaterra

O Supremo Tribunal britânico decidiu que quem pode dispor das 31 toneladas é o líder da oposição venezuelana e não o governo de Nicolás Maduro
Redação Sputnik Brasil
Sputnik Brasil
Rio de Janeiro (RJ)

Tradução:

O Supremo Tribunal britânico decidiu que quem pode dispor das 31 toneladas de ouro retidas no Banco da Inglaterra é o líder da oposição venezuelana e não o governo de Nicolás Maduro.

De acordo com o juiz Nigel Teare, Guaidó é “inequivocamente” o “presidente interino constitucional” da Venezuela e é o seu governo “ad hoc” (“para esta finalidade”) que pode acessar estas reservas.

O Supremo Tribunal britânico decidiu que quem pode dispor das 31 toneladas é o líder da oposição venezuelana e não o governo de Nicolás Maduro

Wikimedia Commons
O Supremo Tribunal britânico decidiu contra o governo de Nicolás Maduro.

Após esta decisão, Calixto Ortega, presidente do Banco Central da Venezuela (BCV), escreveu no Twitter que “recorrerá imediatamente” da “absurda e insólita decisão de um tribunal britânico”, que prejudica os venezuelanos, escreve BBC.

O BCV irá recorrer imediatamente da absurda e insólita decisão de um tribunal inglês que pretende privar o povo venezuelano do ouro tão urgentemente necessário para lidar com a pandemia de COVID-19.

O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) foi acusado de “pôr vidas em risco” após ter recusado um pedido da Venezuela para liberar mais de 800 milhões de libras esterlinas (R$ 5,2 bilhões) das reservas de ouro do país sul-americano atualmente retidas no Reino Unido. 

Veja também


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação Sputnik Brasil

LEIA tAMBÉM

Jorge-Glas_Daniel-Noboa (3)
Glas pede socorro a Brasil, México e Colômbia, e Noboa alega que países "cooperam com crime"
Pello Otxandiano - País Basco
Favorito das eleições no País Basco, EH-Bildu propõe reconciliação, memória plural e reparação
Daniel_Noboa_Equador
Apagões no Equador detonam aprovação de Noboa e consulta popular pode fracassar
Jorge_Glas_Colombia
Equador: Noboa veta direitos de Glas e tribunal mantém prisão mesmo admitindo violações