Pesquisar
Pesquisar

Sob Trump e com pandemia, PIB dos Estados Unidos tem queda histórica de 33%

A maior economia do mundo enfrentou dois trimestres sucessivos de contração do PIB, incluindo uma queda histórica de quase 33% no segundo trimestre
Erin Schaff
Le Monde Diplomatique
São Paulo (SP)

Tradução:

Está oficialmente em recessão da maior economia do mundo, depois de um primeiro trimestre já em declínio. O PIB dos Estados Unidos mostrou uma queda histórica de 32,9% no segundo trimestre, a uma taxa anualizada, sob o efeito da pandemia de Covid-19, de acordo com uma estimativa preliminar do Departamento de Comércio publicada quinta-feira, 30 de julho.

A queda do PIB “reflete a resposta ao Covid-19, com medidas de contenção impostas em março e abril, parcialmente compensadas pela reabertura de parte da atividade em certas regiões do país em maio e junho” , detalha o departamento de comércio em seu comunicado de imprensa.

No entanto, essa queda é menos significativa do que os 35% esperados pelos analistas. Comparado ao segundo trimestre de 2019, a queda é de 9,5%. A medida usada nos Estados Unidos para estimar o crescimento é a variação anualizada, que compara o PIB ao do trimestre anterior, e projeta a variação ao longo do ano a essa taxa. Difere da variação ano a ano, que compara o PIB ao do mesmo trimestre do ano anterior.
A maior economia do mundo enfrentou dois trimestres sucessivos de contração do PIB, incluindo uma queda histórica de quase 33% no segundo trimestre

White House
Estados Unidos mostrou uma queda histórica de 32,9% no segundo trimestre, a uma taxa anualizada, sob o efeito da pandemia de Covid-19

Queda maciça no consumo

A contração, também inferior à queda de 37% estimada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), deve-se, em grande parte, à queda nos gastos do consumidor, principal componente do produto interno bruto, que caiu 34,6% no segundo trimestre. trimestre, também anualmente.

Os gastos com serviços, um dos setores mais afetados pela crise, caíram 43,5%: o investimento privado caiu 49%. Não surpreende que os gastos do governo federal tenham aumentado 17,4%, devido à assistência financeira prestada a famílias e empresas. Os preços ao consumidor também caíram 1,9% no trimestre, quando subiram 1,3% no primeiro trimestre, de acordo com o índice PCE, divulgado também quinta-feira.

No primeiro trimestre, o PIB da maior economia do mundo caiu 5% sob o efeito de medidas de contenção impostas em meados de março. Os Estados Unidos cresceram 2,3% em 2019, e o presidente Donald Trump, que fez da saúde de sua economia um argumento em sua corrida pela reeleição, buscava 3% ao ano.

Artigo reservado para nossos assinantes Além disso, no contexto de um ressurgimento da pandemia no oeste e sul do país , novos pedidos semanais de benefícios de desemprego voltaram a 1,43 milhão na semana passada, número superior às expectativas dos analistas. , de acordo com dados divulgados quinta-feira pelo departamento de trabalho.

O ministério especifica que esse número, estabelecido para a semana de 20 a 25 de julho, subiu 12.000. As estatísticas, superiores às expectativas dos analistas que contavam com 1,4 milhão de novas solicitações, ilustram o difícil declínio do desemprego na época. que as autoridades estão lutando para controlar a pandemia de Covid-19.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Veja também


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Erin Schaff

LEIA tAMBÉM

José Carlos Mariátegui
94 anos sem Mariátegui, fonte eterna para entender as cicatrizes do Peru e da América Latina
Equador_Noboa_plebiscito 2
Plebiscito no Equador: povo rechaça modelo "ultraliberal" proposto por Noboa
Colômbia_Acordo_de_Paz
Descumprimento de acordos coloca em risco processo de paz na Colômbia
Sem títulodsads
Venezuelanos vão às urnas para decidir onde e como aplicar orçamento público