Pesquisar
Pesquisar

“Para Bolívia e região, Biden é pior do que Trump”: diz Vanessa Martina Silva

Luis Arce toma posse hoje na Bolívia, para a editora do Diálogos do Sul, o começo do governo será decisivo para neutralizar os golpistas que derrubaram Evo
Beatriz Luna Buoso
São Paulo (SP)

Tradução:

Neste domingo (8), acontece a posse do novo governo boliviano, do presidente Luis Arce, candidato do Movimiento Al Socialismo (MAS) eleito mês passado com apoio do ex-presidente Evo Morales. 

Um ano antes, Morales teve que fugir do país depois de ser derrubado por um golpe. As forças golpistas continuam ativas e uma das questões do novo governo do MAS é saber como e se eles conseguirão conter um novo golpe depois de derrotar a direita por meio das eleições. 

Para conversar sobre as perspectivas políticas da Bolívia, O Partisano entrevistou Vanessa Martina Silva, editora do portal Diálogos do Sul, que acompanha de perto a política na América Latina, e analisou de perto o golpe na Bolívia e o processo de resistência dos movimentos sociais que culminaram com a derrota momentânea do golpe por meio das urnas. Essa entrevista inaugura a Rádio Antifascista O Partisano

Luis Arce toma posse hoje na Bolívia, para a editora do Diálogos do Sul, o começo do governo será decisivo para neutralizar os golpistas que derrubaram Evo

Reprodução
Luis Arce toma posse neste domingo (8)

Do golpe ao governo Arce

Durante a conversa, Vanessa apontou que, para neutralizar as forças golpistas “o primeiro momento do governo” Arce é “decisivo”. Pois, “se tiver algum vacilo, ou tentar compor para não desagradar os setores que tentaram dar o golpe, ele vai ter dificuldades para sair da crise”. 

E explicou que o golpe triunfou porque houve uma divisão entre os movimentos sociais a respeito de defender Evo, porque “não conseguiram naquele momento entender que quem tava orquestrando o golpe era a extrema-direita de Santa Cruz”. Com o golpe consumado, logo os movimentos de base do governo se unificaram novamente para enfrentar a direita, e essa unidade foi fundamental.

Biden ou Trump?

Também não faltou uma discussão sobre as eleições norte-americanas. Joe Biden anunciou ontem (7) sua vitória nas eleições contra Donald Trump. Vanessa alerta que os democratas serão mais perigosos para a América Latina

É polêmica minha posição. Acho que não só pra Bolívia, mas para a região, é pior um governo Biden. Trump não invadiu a Venezuela e não conseguiu dar golpe na Venezuela. Mesmo na Bolívia, o golpe aconteceu sob o governo do Trump, mas não foi um golpe bem dado como no Brasil. Os democratas são mais sutis, eles vão minando por dentro. O que o governo Biden pode trazer para a Bolívia é mais instabilidade, fortalecendo os setores que tentaram dar o golpe. Eles podem fazer ações desestabilizadoras muito mais bem sucedidas que as do Trump.

Dentro do mesmo raciocínio, Vanessa alertou para o perigo que corre o governo da Argentina nesse momento. A fragilidade econômica no país provavelmente será aproveitada. Para ouvir a entrevista, na íntegra, com esses assuntos e muito mais, basta clicar no ▶️ abaixo e escutar esse conteúdo de estreia da Rádio Antifascista O Partisano.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Beatriz Luna Buoso

LEIA tAMBÉM

Javier_Milei_and_Santiago_Abascal_(cropped)
Superávit de Milei é ilusionismo contábil: a verdade sobre a economia Argentina
Laura Richardson - Peru
Rio Amazonas em risco: o que se sabe sobre laboratórios biológicos dos EUA no Peru
José Carlos Mariátegui
94 anos sem Mariátegui, fonte eterna para entender as cicatrizes do Peru e da América Latina
Equador_Noboa_plebiscito 2
Plebiscito no Equador: povo rechaça modelo "ultraliberal" proposto por Noboa