Pesquisar
Pesquisar

Triciclos elétricos são nova aposta econômica e ambiental de Cuba para 2021

Uma das projeções no setor de transporte é conseguir a integração com a indústria nacional para a fabricação no país de novos lotes de triciclos elétricos
Susana Antón Rodriguez
Granma
Havana

Tradução:

Uma das projeções para 2021 no setor de transporte é conseguir a integração com a indústria nacional para a fabricação no país de novos lotes de triciclos elétricos, uma experiência que transita, há três meses, pelas ruas de Havana. 

Assim declarou ao Granma Kirenia Martínez González, subdiretora geral de Taxis Cuba, empresa que faz a gestão desse projeto nascido da colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Agregou que, embora circulem em duas rotas estabelecidas pela capital cubana, os eco táxis estão ainda em fase de provas, enquanto são avaliadas suas partes mecânicas e o rendimento desses veículos. 

Uma das projeções no setor de transporte é conseguir a integração com a indústria nacional para a fabricação no país de novos lotes de triciclos elétricos

Foto: Ariel Cecilio Lemus
Eco Taxi (ecológico), ruta Terminal de Ómnibus – Terminal de Ferrocarriles

A diretora revelou que o estudo para a exploração desse veículos está sendo levado a cabo pelo Centro de Pesquisas do Ministério de Transporte para, a partir dos resultados, realizar melhorias nos equipamentos e começar a produção na indústria nacional. 

Martínez González destacou que uma vez que se contem com os novos eco taxis em funcionamento, serão postos em novas rotas já elaboradas pela empresa, cobrindo trechos povoados e que apresentem as condições requeridas para seu trânsito. 

Explicou que a entidade dispõe de uma reserva de condutores com a documentação estabelecida e que fizeram os cursos preparatórios para iniciar no serviço dos novos triciclos elétricos. 

Eco Taxi (ecológico), ruta Terminal de Ómnibus – Terminal de Ferrocarriles Foto: Ariel Cecilio Lemus 

Com este empenho, Taxis Cuba promove o uso da energia limpa e o cuidado com o meio ambiente, projeto que contribuiu, desde seu início, com a economia mensal de 3.500 litros de combustível na capital. 

Eco Taxi (ecológico), ruta Terminal de Ómnibus – Terminal de Ferrocarriles Foto: Ariel Cecilio Lemus 

Um monitoramento realizado evidenciou a boa aceitação da população quanto aos horários e os percursos, bem como os preços, que se mantiveram os mesmos (4,00 CUP) com a aplicação da Tarefa Ordenamento.

Assista o vídeo

para o Granma, Havana, Cuba


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Susana Antón Rodriguez

LEIA tAMBÉM

Daniel_Noboa_Equador
Apagões no Equador detonam aprovação de Noboa e consulta popular pode fracassar
Jorge_Glas_Colombia
Equador: Noboa veta direitos de Glas e tribunal mantém prisão mesmo admitindo violações
Colombia
"Estado dentro do Estado": dissidências das Farc levam educação à região do Yarí, na Colômbia
Argentina_EUA
Argentina acusa Irã de atentado a Amia como reflexo da aliança entre Milei e EUA