Pesquisar
Pesquisar

Ministro venezuelano diz que Espanha foi avisada dos planos violentos de Leopoldo López

O opositor coordenou os planos para assassinar Nicolás Maduro e perpetrar um golpe de Estado quando se encontrava sob proteção da embaixada espanhola
Redação AbrilAbril
AbrilAbril
Lisboa

Tradução:

“Entre 2019 e 2020 o ex-embaixador Jesús Silva foi convocado várias vezes ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e uma vez à Vice-presidência para o alertar sobre ações violentas que Leopoldo López planejava na sua residência”, escreveu Jorge Arreaza na sua conta de Twitter.

O chefe da diplomacia venezuelana referiu que, em múltiplas oportunidades, as autoridades venezuelanas informaram diretamente o Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol, o ex-titular da pasta Josep Borrell e a atual ministra, Arancha González, exigindo-lhes que cumprissem a Convenção sobre Relações Diplomáticas e respeitassem as leis do país sul-americano.

Desta forma, Arreaza apoiou as declarações ontem proferidas em conferência de imprensa pelo presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), Jorge Rodríguez. Na ocasião, apresentou novas provas sobre a participação de López e do ex-deputado Juan Guaidó – o aparentemente ex-estimado – na fracassada tentativa de incursão terrorista de 3 de Maio de 2020, designada como “Operação Gedeón”.

Rodríguez mostrou testemunhos do desertor Juan Gutiérrez Aranguren, capturado recentemente pelas forças de segurança, que confirmou as denúncias anteriormente formuladas pelo governo venezuelano sobre o papel da Colômbia na organização desta incursão paramilitar, informa a Prensa Latina.

O presidente da Assembleia Nacional reafirmou que Leopoldo López – atualmente radicado em Madri, onde foi muito bem recebido pelas autoridades locais – coordenou os planos da conspiração para assassinar Nicolás Maduro e perpetrar um golpe de Estado na Venezuela quando se encontrava sob proteção da Embaixada de Espanha em Caracas, depois de violado o regime de prisão domiciliar a que estava submetido no dia 30 de Abril de 2019.

O opositor coordenou os planos para assassinar Nicolás Maduro e perpetrar um golpe de Estado quando se encontrava sob proteção da embaixada espanhola

Tarek Wiliam Saab
A incursão terrorista conhecida como Operação Gedeón foi abortada devido à pronta resposta das forças militares e policiais venezuelanas

Neutralizado atentado à bomba contra o Parlamento

Na conferência de imprensa, Rodríguez referiu-se ainda a Leopoldo López como autor intelectual de um atentado com explosivos contra a sede do Parlamento venezuelano, que foi neutralizado na semana passada pelos serviços secretos.

Um indivíduo que pretendia colocar um artefato explosivo na Assembleia Nacional para o fazer detonar durante uma das sessões parlamentares foi capturado, precisou Rodríguez, tendo acrescentado que nos próximos dias serão fornecidos mais detalhes sobre a questão.

O presidente da Assembleia Nacional anunciou ainda a criação de uma comissão parlamentar especial para investigar a fundo os fatos ocorridos em 2020 em torno da “Operação Gedeón” e das demais ações violentas contra o país.

O presidente da República, Nicolás Maduro, congratulou-se com esta decisão e disse que o Executivo irá dar todo o apoio às pesquisas sobre as conspirações planejadas na Colômbia contra a paz e a estabilidade da Venezuela.

Redação AbrilAbril


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Veja também

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação AbrilAbril

LEIA tAMBÉM

Equador_Noboa_plebiscito 2
Plebiscito no Equador: povo rechaça modelo "ultraliberal" proposto por Noboa
Colômbia_Acordo_de_Paz
Descumprimento de acordos coloca em risco processo de paz na Colômbia
Sem títulodsads
Venezuelanos vão às urnas para decidir onde e como aplicar orçamento público
Jorge-Glas_Daniel-Noboa (3)
Glas pede socorro a Brasil, México e Colômbia, e Noboa alega que países "cooperam com crime"