Pesquisar
Pesquisar

Vitória de Petro foi semeada na terra, regada pelo sangue das vítimas do Estado colombiano

Em cada um dos países da região se aninha uma esperança que tem muitos nomes, mas que recolhe as angústias e as demandas dos pobres
Gustavo Espinoza M.
Diálogos do Sul
Lima

Tradução:

Colômbia não é só a Pátria de Antonio Nariño. É também a de Camilo TorresManuel Cepeda e a de García Márquez. Hoje, é a Pátria de Gustavo Petro. Sua vitória comoveu a América e significou o mais duro revés sofrido pela rançosa oligarquia bogotana em 200 anos de vida republicana.

Ela não caiu do céu, por certo, embora se possa dizer que esteve semeada na terra, regada com sangue, esse sangue do povo que – como anotara Ricardo Dolorier – muitas vezes cheira a pólvora e dinamite.

Assista na TV Diálogos do Sul

Essa vitória foi fruto de um longo caminho. Talvez seu antecedente histórico esteve no acionar do Presidente de Cundinamarca e amigo de Bolívar, que morrera em 1823 deixando um legado que os colombianos comuns sempre souberam valorizar. Nariño, efetivamente, honrou as velhas glórias dos Libertadores e deixou sua vida no caminho para assinalar a jornada em que hoje transita Colômbia inteira. 

Porém, mais perto no tempo esteve o Jorge Eliécer Gaitán, o líder liberal caído em 1948, no que fora o prelúdio do “El Bogotazo”. 

Colômbia: Para juventude, Petro e Francia são esperança contra retrocesso

Como se recorda, em 9 de abril desse ano foi assassinado com três disparos este valoroso dirigente social que congregava multidões. O crime deu lugar a quatro horas sucessivas de violência nas quais os fardados dispararam por ordem superior “contra tudo o que se movesse”. Calculou-se, então, não menos de 2.000 os abatidos nas ruas da cidade capital em 240 minutos de estremecedora comoção. 

Helmo Gómez Lucich, um jovem comunista peruano, esteve entre os abatidos naquela tarde. Evocando-o, Gonzalo Rose diria: “Morrer-se no desterro/ isso é morrer-se/ isso é morrer-se em roseiral e em rosa/ em dia e ano/ em estrela e céu…”

A classe dominante temia Gaitán, mas também o odiava por uma razão muito simples: ameaçava seus privilégios e seus interesses. Para ele, isso era uma espécie de “seguro de vida”. Estava convencido, e o disse que nada lhe fariam por temor às consequências. Em uma ocasião, afirmou “A oligarquia não me mata porque sabe que se o fizer, o país afunda, e as águas demorarão cinquenta anos para regressar ao seu nível normal”. 

A Oligarquia o fez e sim, Colômbia entrou em uma espiral de violência imparável que só hoje – 74 anos depois – poderá começar a superar. Nessa esteira, o nome da República Popular de Marquetalia, e as FARC, alumbraram um caminho que ainda subsiste. 

Em cada um dos países da região se aninha uma esperança que tem muitos nomes, mas que recolhe as angústias e as demandas dos pobres

Reprodução – Facebook

País respira clima da unidade continental para enfrentar oligarquia envilecida e ao Império que agora cospe sangue por trás da sigla da Otan




Teologia da Libertação e a ELN

Nessa etapa caíram muitos, dezenas de milhares de cidadãos de todos os segmentos; mas sobretudo trabalhadores, camponeses, jovens, mulheres e líderes sociais. A este universo pertenceu Camilo Torres, o sacerdote guerrilheiro da Teologia da Libertação que tomou as armas, fundou o ELN e caiu em combate em 1966 antes de cumprir 37 anos. 

Anos mais tarde, entregou sua vida a Manuel Cepeda, o qual não tomou as armas, mas sim a pena. Diretor da “Voz Proletária” e destacado dirigente comunista, foi a figura mais emblemática que o PCC pode legar à posteridade como símbolo de sua luta pela justiça e pela dignidade de seu povo. 

Colômbia: Vitória inédita de Petro foi fruto do envolvimento popular, analisa jornalista

Porém esses nomes apenas simbolizam milhões. E expressam uma vontade que hoje assoma como construção de aço. Gustavo Petro e Francia Márquez, são então a expressão de uma velha demanda que se entronca, 200 anos depois, com o sonho dos Libertadores. Por isso respira o clima da unidade continental para enfrentar essa oligarquia envilecida e ao Império que agora cospe sangue por trás da sigla da OTAN. 

A América Latina vive dias de excepcional importância. Desde a vitória de Cuba, em 59, deixou de ser o celeiro dos grandes monopólios, e se converteu no campo de batalha em que combatem os povos. Em cada um dos países da região se aninha uma esperança que tem muitos nomes, mas que recolhe as angústias e as demandas dos pobres. 

Isso explica a incontida ira do infame Uribe, o Presidente Narco hoje julgado e ao que em 2016 Keiko teve como exemplo, adorava com seus olhos chinesinhos. Para ele, Petro representa o mais qualificado do comunismo latino-americano. E é, portanto, a ameaça maior à qual há que enfrentar a sangue e fogo. 

Por isso a vitória de 19 de junho, ao mesmo tempo, implica uma gloriosa vitória, perfila uma ameaça latente. Os que mataram Gaitán, e a todos os que caíram depois, não se submeterão pacificamente nem se acostumarão à nova realidade. Para eles, a linguagem de sempre foi a das balas. E a elas buscarão acudir se a oportunidade se lhes apresenta.

Colômbia é base operacional dos EUA, Petro tem desafio de mudar isso, afirma historiador

Mas ao lado do ódio dos opressores, estará sempre a fome do povo, que exige soluções reais, e que não espera. Depois do entusiasmo inicial, virão as reclamações daqueles que anseiam justiça. Para fazer frente a esse desafio, os novos mandatários terão que mostrar apenas duas virtudes: honradez e eficiência.

Antonio Nariño já o advertiu há 200 anos: “Do que manda, o proceder nunca a ninguém satisfaz, pois por raiva ou por prazer se critica o que faz e o que deixa de fazer”.

Da experiência peruana, também se pode aprender: não há que defraudar a expectativa cidadã. 

Gustavo Espiniza M. é colaborador da Diálogos do Sul em Lima, Peru.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Gustavo Espinoza M. Jornalista e colaborador da Diálogos de Sul em Lima, Peru, é diretor da edição peruana da Resumen Latinoamericano e professor universitário de língua e literatura. Em sua trajetória de lutas, foi líder da Federação de Estudantes do Peru e da Confederação Geral do Trabalho do Peru. Escreveu “Mariátegui y nuestro tiempo” e “Memorias de un comunista peruano”, entre outras obras. Acompanhou e militou contra o golpe de Estado no Chile e a ditadura de Pinochet.

LEIA tAMBÉM

70ea9f4a-c113-4afe-91a7-4c2e6e7b2478
Simón Bolívar, união latino-americana e socialismo: a nova Colômbia de Gustavo Petro
102a5321-979f-4959-9f15-a2eef97da264
"Acordo nacional por uma Colômbia forte e justa”, defende Petro em discurso de posse
72e9fe96-35c2-4795-b0cf-60901950b42b
Maioria parlamentar garante a Petro aplicar mudanças que Colômbia precisa, diz professor
0669020e-fc95-479f-a60c-52494d87040d
Colômbia: Após breve trégua, violência contra esquerda escala às vésperas da posse de Petro