A Diálogos do Sul Global tem o prazer de apresentar as 10 matérias mais lidas de 2024, reflexo do compromisso com análises críticas e pautas que falam sobre, para e a partir do Sul Global.
Em um ano tomado por panoramas complexos, incluindo o genocídio palestino, os demais conflitos no Oriente Médio, a guerra na Ucrânia e as crises causadas pelo imperialismo e o neoliberalismo na América Latina, os textos mais acessados ajudam a refletir sobre questões urgentes como desigualdades, lutas por direitos, crises climáticas e tensões políticas internacionais.
Os temas perpassam ainda a luta por moradia, a crise alimentar, o impacto do racismo estrutural e as disputas de narrativas sobre conflitos e identidades. Além disso, destacam o papel das mulheres, do feminismo de classe e da resistência cultural como caminhos para repensar estruturas de opressão e exclusão.
Essa seleção mostra a busca da Diálogos do Sul Global por um jornalismo independente e comprometido com a emancipação, independência e soberania dos povos. Além disso, colabora para a compreensão dos desafios enfrentados pelas populações do Sul Global e incentiva a reflexão sobre o mundo que queremos construir coletivamente.
Nos vemos em 2025. Boa leitura!
Islâmico, muçulmano, árabe, palestino: entenda a diferença e a relação entre esses termos
“Grande Seca”: a tragédia climática que matou 500 mil pessoas no Nordeste entre 1877 e 1879
País mais rico do mundo, EUA têm duas vezes mais pessoas em situação de rua que Brasil
Mais atingidas pela pobreza, mulheres estão na linha de frente da luta por moradia no Brasil
Por que alimentos no Brasil estão caros e na Bolívia, baratos? Segredo está no pequeno produtor
Transfobia de JK Rowling remete a ideais nazistas | Entrevista com Carol Fitzpatrick
Guerra na Ucrânia: Otan só serviu para estender conflito e número de vítimas
Dom Quixote: a liberdade e a melancolia no clássico de Cervantes
Cúpula do Brics: entenda relevância dos 13 novos países parceiros do bloco