Pesquisar
Pesquisar

"Abril Vermelho": camponeses brasileiros exigem reforma agrária e justiça social

Organizações uniram-se para defender a reforma agrária e denunciar os efeitos nefastos das políticas de Bolsonaro
Redação AbrilAbril
AbrilAbril
Lisboa

Tradução:

Sob o lema “Direitos camponeses já, com reforma agrária e justiça social”, sindicatos, federações de trabalhadores rurais e movimentos populares brasileiros vão levar a cabo o “Abril Vermelho” – a primeira Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária durante o governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro.

As manifestações e outras atividades deste “Abril Vermelho”, em defesa de “políticas públicas para o campo”, terão lugar, sobretudo, na semana de 17 de Abril, o Dia Internacional da Luta Camponesa. A data – lembra o Brasil de Fato – foi escolhida pelas organizações que compõem a Via Campesina como forma de homenagear a memória dos 19 trabalhadores assassinados em Eldorado dos Carajás, no estado do Pará, por agentes da Polícia Militar, em 1996.

Organizações uniram-se para defender a reforma agrária e denunciar os efeitos nefastos das políticas de Bolsonaro

Memória MST
Manifestação contra o massacre de Eldorado dos Carajás no Rio Grande do SulCréditos

Atualidade da luta pela reforma agrária

Marina dos Santos, membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), afirma que só pela reforma agrária será possível enfrentar as desigualdades. Defende, ainda, que se trata de “uma das principais formas de resolver os problemas que o povo tem e de fazer justiça social, gerando emprego, produzindo alimentos fartos, baratos e de qualidade e saudáveis”, disse ao Brasil de Fato.

A dirigente do MST valorizou também a adoção, em Dezembro de 2018, pela Organização das Nações Unidas (ONU) da Declaração sobre os Direitos dos Camponeses e Outras Pessoas que Trabalham nas Áreas Rurais.

“Essa declaração é uma ferramenta muito importante que a sociedade tem que conhecer para que ela possa ser um instrumento de cobrança para que os estados cumpram, façam e criem políticas de fortalecimento da agricultura familiar e camponesa. Assim como (também é) um instrumento jurídico de defesa das lutas, das ações, das resistências camponesas no Brasil e em todo mundo”, frisou.

Múltiplas atividades

Entre as iniciativas que o MST pretende promover ao longo da semana de dia 17, está a organização do Acampamento da Juventude na Curva do S, o local onde ocorreu o massacre de Eldorado dos Carajás, no Sudoeste do Pará. O objetivo é, de acordo com os promotores, homenagear e evocar a memória da luta dos 19 trabalhadores assassinados durante o protesto.

O MST quer ainda partilhar os produtos da reforma agrária em vários municípios, apresentando dados da produção do movimento e das atividades desenvolvidas na área da educação.

Para além disso, o “Abril Vermelho” tem também com o propósito de explicitar como o governo de Bolsonaro vêm destruindo a política de reforma agrária que o país sul-americano vinha desenvolvendo desde a redemocratização, a partir dos anos 80.

“Nunca na história do país se liberou tanto veneno e agrotóxico em tão pouco tempo e de forma tão desburocratizada e agilizada. E o Brasil já é um dos países que mais produzem e consomem agrotóxicos no mundo. Eles querem aumentar a produção e aumentar os lucros, mas quem que vai ficar com as consequências do que vai ficar aí?”, denunciou, questionando, a militante e dirigente do MST.

Outro aspecto referido por Mariana dos Santos é o enfraquecimento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que, em seu entender, vai colocar obstáculos à identificação das terras que não cumprem sua função social (uma das funções do órgão).

“Mais do que isso, o governo está acabando com a possibilidade de termos uma outra pauta da agricultura brasileira, pelo menos diferente desse projeto que o agronegócio realiza e em que o governo está investindo fortemente”, criticou.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação AbrilAbril

LEIA tAMBÉM

Arthur_De_Olho_Nos_Ruralistas
De Olho nos Ruralistas ganha prêmio Megafone por investigação sobre Arthur Lira
Lira_Centrao_Legislativo_Executivo
Cannabrava | Parlamentarismo às avessas encurrala o poder Executivo
Petrobras
Juca Ferreira | Crise na Petrobras só atende interesses estrangeiros e do mercado
Mulheres_luta_por_moradia_Desocupação_do_Horto_RJ
Mais atingidas pela pobreza, mulheres estão na linha de frente da luta por moradia no Brasil