Pesquisar
Pesquisar

Não adianta chorar, é preciso brigar porque só a luta do povo resolve, diz Lula

Confira os principais trechos da entrevista de duas horas concedida pelo ex-presidente a jornalistas da mídia independente nesta quarta-feira
Redação Diálogos do Sul
Diálogos do Sul
São Paulo

Tradução:

Nesta quarta-feira (5), foi divulgada mais uma entrevista do ex-presidente Lula, preso em Curitiba desde abril de 2018. A conversa com jornalistas dos sites Tutaméia e DCM tem duas horas de duração, mas fizemos um resumo, em poucas linhas, dos principais trechos por ele abordados. Acompanhe:

Este governo está destruindo o país. O pensamento único trazido por Fernando Henrique fez um mal enorme para o país. Somente a sociedade pode mudar isso. Aos Estados Unidos não interessa um Brasil forte. 

A questão mais grave é recuperar a soberania e a dignidade. Pior que ser vira-lata é [Paulo Guedes] ir bater continência para um outro país, dizer para todo mundo ouvir que tudo está à venda, até o Palácio do Planalto. Onde estão os militares nacionalistas?.

O país precisa de tranquilidade, de estabilidade, em que um procurador acuse e um juiz julgue, não que um juiz seja acusador. Como recorrer a um tribunal superior se o juiz se manifestou como acusador? Se um diretor ou dono de empresa comete um crime, rouba, é preciso prender o cara. Se roubou, prove o roubo e prenda quem roubou, não precisa destruir a empresa. 

Confira os principais trechos da entrevista de duas horas concedida pelo ex-presidente a jornalistas da mídia independente nesta quarta-feira

Facebook
"A democracia está ameaçada, não brinquem com a democracia."

Já se sabe que a Justiça dos Estados Unidos esteve envolvida na Lava Jato

imprensa semeou as mentiras que foram utilizadas contra [a ex-presidenta] Dilma e utilizadas pela justiça a serviço dos Estados Unidos. 

O [ex-ministro das Comunicações] Franklin Martins implantou o projeto aprovado pela Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), mas não foi levado adiante. É a imprensa alternativa, os blogues, que estão salvando a situação, divulgando as coisas como elas são. 

Democratizar a comunicação é vital para a democracia.

É preciso averiguar o que esteve por trás da eleição do Parlamento britânico, da eleição de [Donald] Trump, [nos Estados Unidos] e de Bolsonaro. 

O Pacto entre os três poderes é pirotecnia envolvendo o STF para aprovação da Reforma da Previdência. Não falam em outra coisa que não a reforma da Previdência. Quem tirar um trilhão da Previdência. O país quebra sem a Previdência. Não tem mais nada para fazer no país além da Previdência?

O trabalhador precisa se indignar e se mobilizar em defesa de seus direitos. 

A democracia está ameaçada, não brinquem com a democracia. Democracia é a sociedade em movimento. É preciso um pacto entre todos os partidos em torno de um Projeto Nacional, que recupere a soberania e o desenvolvimento sustentável. Não adianta chorar… tem que brigar. A única coisa que resolve é a luta do povo.

Confira a íntegra da entrevista de Lula ao DCM e à Tutameia: 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Redação Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Mercado de Sucre, na Bolívia
Por que alimentos no Brasil estão caros e na Bolívia, baratos? Segredo está no pequeno produtor
Arthur_De_Olho_Nos_Ruralistas
De Olho nos Ruralistas ganha prêmio Megafone por investigação sobre Arthur Lira
Lira_Centrao_Legislativo_Executivo
Cannabrava | Parlamentarismo às avessas encurrala o poder Executivo
Petrobras
Juca Ferreira | Crise na Petrobras só atende interesses estrangeiros e do mercado