Pesquisar
Pesquisar

“Projeto Future-se põe em xeque a soberania nacional“, diz vice-presidenta da UNE

Em resposta aos cortes na educação, dia 13 de agosto, estudantes irão às ruas para exigir direito à educação
Mariane Barbosa
Diálogos do Sul
São Paulo (SP)

Tradução:

Em entrevista à TV Diálogos do Sul, Élida Elena, estudante de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e vice-presidenta da União dos Estudantes (UNE), fala sobre as lutas e os desafios que os estudantes têm enfrentado no governo Bolsonaro, com os ataques constantes às universidades do país.

Élida explica a importância da organização estudantil, que possui mais de 80 anos de história, e esclarece que a juventude brasileira sempre protagonizou momentos políticos como o que vivemos hoje. “Desde as eleições de 2018, vínhamos denunciando quais eram os projetos políticos que estavam sendo colocados nas candidaturas”, ressalta.

Em resposta aos cortes na educação, dia 13 de agosto, estudantes irão às ruas para exigir direito à educação

Mídia NINJA
No dia 13 de agosto, estudantes, professores e trabalhadores de todas as capitais brasileiras, irão se mobilizar em protesto ao governo

Integrante do movimento Levante Popular da Juventude há seis anos, a nova vice-presidenta da União dos Estudantes, eleita no 57º congresso da UNE (Conune) em 14 de julho, denuncia que as ações do novo governo atingem não só os brasileiros, mas todos os povos latino-americanos: “renovam-se as ofensivas ao nosso continente no sentido de explorar as nossas riquezas, para levar para outros países e explorar os trabalhadores do nosso país”.

Em resposta aos ataques e cortes na educação, dia 13 de agosto, os estudantes universitários em conjunto com os professores e trabalhadores de todas as capitais brasileiras, irão se mobilizar em protesto ao governo Bolsonaro.

“A educação é também um processo de disputa política importante na sociedade. Quando se acirra essas contradições, a elite dominante precisa de ferramentas de controle”, explica a vice-presidenta se referindo a programas como o “Future-se”, “Escola Sem Partido”, a reforma do ensino médio e os ataques em diferentes níveis educacionais através de cortes expressivos do ministério da educação.

Confira o vídeo completo em nosso canal do YouTube:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Mariane Barbosa

LEIA tAMBÉM

Arthur_De_Olho_Nos_Ruralistas
De Olho nos Ruralistas ganha prêmio Megafone por investigação sobre Arthur Lira
Lira_Centrao_Legislativo_Executivo
Cannabrava | Parlamentarismo às avessas encurrala o poder Executivo
Petrobras
Juca Ferreira | Crise na Petrobras só atende interesses estrangeiros e do mercado
Mulheres_luta_por_moradia_Desocupação_do_Horto_RJ
Mais atingidas pela pobreza, mulheres estão na linha de frente da luta por moradia no Brasil