Pesquisar
Pesquisar

Conselheiro da Embaixada dos EUA visita TRF-4 e diz que acompanha Lava Jato e STF

"Imagine se fosse um conselheiro do governo da Venezuela visitando o TRF-4. Qual seria a repercussão disso?", disse o jornalista George Marques
Redação Brasil 247
Brasil 247
Brasília (DF)

Tradução:

O conselheiro para Assuntos Políticos da Embaixada dos EUA em Brasília, Willard Smith, foi recebido nesta terça-feira 3 pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Victor Luiz dos Santos Laus, segundo informou o próprio TRF4 em comunicado à imprensa.

Leia também

“Lava Jato: Vender o país não é corrupção? Trair a Pátria não é crime?”

Segundo o Tribunal, “Smith veio fazer uma visita institucional à Justiça Federal da 4ª Região para conhecer um pouco mais do funcionamento do Poder Judiciário brasileiro. A comitiva também foi composta por Rebekah Martinez e Aline Vecchia, conselheira e assistente para Assuntos Políticos e Econômicos no Consulado Americano em Porto Alegre, respectivamente”.

“No encerramento do encontro, o presidente do TRF4 destacou a importância de órgãos como a Embaixada norte-americana se aproximarem da Justiça e dos tribunais, pois isso possibilita uma maior integração e articulação entre as instituições”, diz outro trecho do texto

"Imagine se fosse um conselheiro do governo da Venezuela visitando o TRF-4. Qual seria a repercussão disso?", disse o jornalista George Marques

Foto: TRF-4 Divulgação
Reunião aconteceu na manhã do dia 3 de dezembro

Confira abaixo a íntegra do texto e algumas reações de políticos e jornalistas nas redes sociais:

Leia também o release divulgado pelo TRF-4 sobre o evento:

Conselheiro da Embaixada dos EUA em Brasília visita o TRF-4

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus, recebeu nesta manhã (3/12) a visita do conselheiro para Assuntos Políticos da Embaixada dos EUA em Brasília, Willard Smith. O encontro dos dois ocorreu no Gabinete da Presidência da corte, em Porto Alegre.

Smith veio fazer uma visita institucional à Justiça Federal da 4ª Região para conhecer um pouco mais do funcionamento do Poder Judiciário brasileiro. A comitiva também foi composta por Rebekah Martinez e Aline Vecchia, conselheira e assistente para Assuntos Políticos e Econômicos no Consulado Americano em Porto Alegre, respectivamente.

Saiba+

Agentes estadunidenses colaboraram e atuaram dentro do Brasil na Lava Jato

Laus e Smith conversaram por cerca de uma hora sobre as competências do TRF4 e dos tribunais superiores em Brasília. O conselheiro ressaltou que está se atualizando nos recentes casos envolvendo o combate a corrupção no Brasil, como os processos envolvendo a Operação Lava Jato.

O visitante também abordou os julgamentos do Supremo Tribunal Federal (STF) que tem acompanhado, como o que decidiu pelo compartilhamento de dados sigilosos de órgãos de controle financeiro sem prévia autorização judicial.

Sobre o mesmo tema

Acordo entre Petrobras e EUA é inconstitucional e poderia ser anulado pelo STF

O desembargador Laus ainda aproveitou a oportunidade para debater as diferenças entre o direito penal norte-americano e o brasileiro, principalmente em relação aos institutos jurídicos do “plea bargain”, nos EUA, e do acordo de colaboração premiada, no Brasil.

No encerramento do encontro, o presidente do TRF4 destacou a importância de órgãos como a Embaixada norte-americana se aproximarem da Justiça e dos tribunais, pois isso possibilita uma maior integração e articulação entre as instituições.

Leia também:

Informações reveladas sobre Lava Jato provam o ‘lawfare’ como arma política no Brasil

A reunião também contou com a presença do juiz federal auxiliar da Presidência do tribunal, Oscar Valente Cardoso.

*Da redação da Brasil247 com informações da assessoria de comunicação do TRF-4

Veja também


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação Brasil 247

LEIA tAMBÉM

Arthur_De_Olho_Nos_Ruralistas
De Olho nos Ruralistas ganha prêmio Megafone por investigação sobre Arthur Lira
Lira_Centrao_Legislativo_Executivo
Cannabrava | Parlamentarismo às avessas encurrala o poder Executivo
Petrobras
Juca Ferreira | Crise na Petrobras só atende interesses estrangeiros e do mercado
Mulheres_luta_por_moradia_Desocupação_do_Horto_RJ
Mais atingidas pela pobreza, mulheres estão na linha de frente da luta por moradia no Brasil