Pesquisar
Pesquisar

Como ficam os filhos de Bolsonaro após STF decidir que imunidade não cobre fake news?

A decisão do Supremo indica que a impunidade daqueles que se amparam na imunidade parlamentar para mentir, difamar e caluniar adversários pode estar perto do fim
Redação Socialista Morena
Socialista Morena
São Paulo (SP)

Tradução:

O que acontecerá aos três filhos do presidente Jair Bolsonaro, notórios divulgadores de notícias falsas, após o STF (Supremo Tribunal Federal) decidir que a imunidade parlamentar, prevista no artigo 53 da Constituição Federal, não se aplica a fake news? Bolsonarista, o deputado federal Éder Mauro, do PSD, foi condenado pela Primeira Turma do Supremo nesta terça-feira, 18 de agosto, a um ano de detenção, em regime aberto, mais 36 dias-multa no valor de um salário mínimo por dia estabelecido, por divulgar um vídeo manipulado para atingir o então deputado Jean Wyllys, do PSOL. Por incrível que pareça, o parlamentar é membro da CPI das Fake News.

Os ministros entenderam que Mauro, de forma fraudulenta, adulterou e divulgou no facebook um discurso de Wyllys para fazer crer que o ex-parlamentar teria preconceito contra negros e pobres. No vídeo, gravado durante participação numa CPI, o ex-deputado do PSOL dizia que havia, no imaginário de algumas pessoas, “sobretudo nos agentes das forças de segurança, (a concepção) de que uma pessoa negra e pobre é potencialmente perigosa”. O vídeo foi editado e a publicação de Eder Mauro continha apenas a parte final, como se Wyllys tivesse dito que “uma pessoa negra e pobre é potencialmente perigosa”.

A decisão do Supremo indica que a impunidade daqueles que se amparam na imunidade parlamentar para mentir, difamar e caluniar adversários pode estar perto do fim

Rafael Carvalho / Divulgação
A família fake news.

Para tentar se livrar da condenação, o deputado, que é delegado de polícia, se escorou na imunidade parlamentar, argumento refutado tanto pela PGR (Procuradoria-Geral da República) quanto pelos ministros. A PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestou pela condenação do deputado e sustentou que a imunidade parlamentar não se aplica ao caso, porque “a conduta de produzir material difamatório não se enquadra no contexto de opiniões, palavras e votos proferidos por um parlamentar”.

A PGR observou que o laudo da perícia criminal comprova a montagem e a adulteração do vídeo e que o deputado o publicou mesmo tendo conhecimento de que o conteúdo era totalmente distinto do que defendeu Wyllys na CPI, que apurava a violência contra jovens e negros e pobres no Brasil, da qual também participava.

Relator do caso, o ministro Luiz Fux disse que a imunidade parlamentar, prevista no artigo 53 da Constituição Federal, não se aplica a este caso, pois a ofensa à honra não ocorreu em um debate, por exemplo, mas pela divulgação de um vídeo adulterado, de modo doloso, com a intenção de incompatibilizar o então deputado com a comunidade que o apoiava. Segundo Fux, a imunidade parlamentar material, estabelecida para a proteção do livre exercício do mandato, não confere aos parlamentares o direito de empregar expediente fraudulento, artificioso ou ardiloso para alterar a verdade.

De acordo com depoimentos anexados aos autos, a fala editada teve “impacto substantivo e absolutamente negativo” junto aos ativistas do movimento negro e dos movimentos sociais e, em razão disso, o ex-parlamentar foi obrigado a se explicar por supostamente ter dito algo contrário às bandeiras que defendia junto a seu eleitorado. O vídeo fraudulento teve mais de 250 mil visualizações, cerca de 14,8 mil aprovações (curtidas) e mais de 12 mil compartilhamentos e só foi excluído do perfil de Mauro por determinação judicial. Por decisão da maioria, a pena privativa de liberdade foi substituída por uma multa de 30 salários mínimos à vítima.

“A decisão não repara os danos que a calúnia me causou e à família. A resposta da Justiça foi lenta em relação à velocidade dos efeitos devastadores que a falsificação publicada por ele produziu. Porém, esta decisão mudará o futuro, é mais significativa do que as pessoas estão percebendo. Serve de jurisprudência contra toda a extrema-direita com mandato”, disse Jean Wyllys ao site. “Seguramente me ajudará –e a outras vítimas de fake news– a fazer justiça em relação a outros difamadores e caluniadores com mandato parlamentar. Eles aguardam.”

Os filhos do presidente (o vereador Carlos, o deputado federal Eduardo e o senador Flávio) têm se notabilizado por divulgar notícias falsas contra opositores. Só nos últimos meses, houve a publicação de uma foto falsa da ativista Greta Thunberg e a divulgação de informações mentirosas sobre o patrimônio da ex-primeira-dama Marisa Letícia por Eduardo, que já foi intimado pela Justiça para se explicar; a frase falsamente atribuída a Churchill publicada tanto por Flávio quanto por Eduardo para atacar os manifestantes antifascistas. Em abril, a Polícia Federal identificou Carlos Bolsonaro como articulador de um esquema de fake news, dentro do inquérito que está sendo conduzido pelo Supremo para investigar ameaças aos ministros da Corte.

O presidente e seus filhos também usam do expediente das fake news para atacar jornalistas que publicam denúncias contra o governo, como fizeram em março com a jornalista Costança Rezende, do Estadão. Esta semana, o jornalista Octávio Guedes, da GloboNews, acusou Flávio e Eduardo Bolsonaro de divulgarem fake news a seu respeito, tirando de contexto uma fala sua para dar a entender que ele chamou os pobres de “estúpidos”.

A decisão do Supremo indica que a impunidade daqueles que se amparam na imunidade parlamentar para mentir, difamar e caluniar adversários pode estar perto do fim. Isso inclui os filhos parlamentares do presidente da República.

Com informações do site do STF


Veja também


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação Socialista Morena

LEIA tAMBÉM

Arthur_De_Olho_Nos_Ruralistas
De Olho nos Ruralistas ganha prêmio Megafone por investigação sobre Arthur Lira
Lira_Centrao_Legislativo_Executivo
Cannabrava | Parlamentarismo às avessas encurrala o poder Executivo
Petrobras
Juca Ferreira | Crise na Petrobras só atende interesses estrangeiros e do mercado
Mulheres_luta_por_moradia_Desocupação_do_Horto_RJ
Mais atingidas pela pobreza, mulheres estão na linha de frente da luta por moradia no Brasil