Pesquisar
Pesquisar

José Dirceu | Eleição municipal traz em si lições fantásticas para as forças de esquerda

Bolsonaro a cada dia se auto inviabiliza, pois o país não o suportará tanto desgoverno. Sem unidade, um processo difícil mas necessário, seremos derrotados
José Dirceu
Poder 360
São Paulo (SP)

Tradução:

Estou seguro de que o mapa do país está sendo redesenhado neste 2º turno. De nossos erros e acertos, encontros e desencontros, construiremos a unidade das forças de oposição contra o governo de Jair Bolsonaro, às reformas ultra-liberais e à desigualdade social e econômica.

Semana difícil de escrever, começar por onde e por qual tema, vivemos um labirinto, às vezes num turbilhão prestes a se tornar um furacão. No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, Lula fez um pronunciamento sobre o racismo de nossa sociedade e a história nem sempre contada da escravidão e suas sequelas mais do que presentes. Infelizmente, a realidade se impôs com o covarde e bárbaro assassinato do João Alberto Freitas por seguranças no Carrefour em Porto Alegre, na véspera da data comemorativa.

Assistimos, então, à enxurrada de declarações de Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão, todas negando o racismo, que refletem o pensamento não apenas predominante nas Forças Armadas como em amplos setores da nossa elite e mesmo do nosso povo. O que nos traz à memória o extraordinário esforço de resgate de nossa histórica e de políticas afirmativas – sociais e culturais –implantadas nos governos de Lula e Dilma e o longo caminho que temos pela frente na luta contra o racismo e pela igualdade.

Desta vez, o crime não foi banalizado e não ficará impune. O sentimento de indignação e a disposição de luta afloraram pelas mãos da juventude. Nas ruas, os protestos exigiram justiça e o fim do racismo –na maioria das vezes escondido e violento– que persiste em nosso pais.

Outro símbolo e aviso da grave situação de ingovernabilidade do pais e os riscos que corremos sob Bolsonaro, tutelado é verdade pela direita e Centrão, são o apagão no Amapá e a criminosa política de omissão frente à pandemia do coronavírus. O governo continua negando o aumento a olhos vistos das internações e assiste, como se não ocorressem no mundo real, à nova e violenta onda de contaminação nos Estados Unidos, na Europa e mesmo na Ásia. De nada adiantam os alertas dos especialistas e a superlotação dos leitos hospitalares. O presidente e seu governo, e até mesmo Doria e Bruno Covas, estes por razões eleitorais, subestimam a gravidade da situação sanitária.

Bolsonaro a cada dia se auto inviabiliza, pois o país não o suportará tanto desgoverno. Sem unidade, um processo difícil mas necessário, seremos derrotados

Reproduçao
Guilherme Boulos recebeu apoio de Marina Silva, Flávio Dino, Lula e Ciro Gomes em São Paulo.

Incompetência e descaso

O caso do apagão no Amapá é um festival de incompetência e descaso, certeza da impunidade que grassa nesse governo. Mas o crime cometido contra a população daquele estado não ficou sem respostas. Houve protestos, com forte participação da juventude, durante a visita do presidente a Macapá.

Os protestos frente ao brutal assassinato de Beto, em Porto Alegre, e ao descaso do governo que levou ao apagão no Amapá são sinais de que haverá luta social e política. É pura ilusão avaliar que nosso povo não se oporá à coalizão de direita que sustenta Bolsonaro e ao desmonte do Estado nacional e de bem estar.

Mesmo as eleições municipais, apesar de suas limitações (fim dos programas partidários, quase eliminação do horário eleitoral, restrições e mais restrições de mobilização e participação popular, agravadas pela pandemia, a municipalização forçada das eleições principalmente pela mídia), nos trazem ensinamentos e nos indicam um caminho. É bom sempre lembrar que o caos partidário foi produzido em parte pelo STF (Supremo Tribunal Federal) que impediu, em 2006, a vigência de cláusula de barreira e impôs uma distribuição do fundo partidário e tempo de rádio e TV que favoreceu o surgimento das muitas legendas de aluguel.

Unidade necessária

As lutas, as lideranças e mesmo as novas formas de organização surgem da e na crise politica e social, das consequências das políticas dos governos e das derrotas e vitórias das diferentes classes sociais em luta.

Essa eleição municipal traz em si lições fantásticas para as forças de esquerda e de oposição. Sem unidade, um processo difícil mas necessário, seremos derrotados. O caso de Belém, Porto Alegre e Florianópolis e, agora, o 2º turno em São Paulo são simbólicos. Neste momento, vejo uma foto-vídeo do apoio de Ciro, Flávio Dino, Lula e Marina a Guilherme Boulos, indicando um caminho para as forças populares e democráticas.

Bolsonaro a cada dia se auto inviabiliza, pois o país não o suportará tanto desgoverno. E as elites que o sustentam têm um encontro marcado em 2021 com uma crise institucional e social fruto de suas próprias opções irreais e fantasiosas pela austeridade, Cenário este que é agravado pela ação do próprio presidente, que aos poucos elimina qualquer sinal de uma saída para a atual crise.

Como as eleições não terminaram, não é possível avançar na análise. Mas estou seguro de que o mapa do país está sendo redesenhado neste segundo turno. De nossos erros e acertos, encontros e desencontros, construiremos a unidade das forças de oposição não apenas ao governo Bolsonaro, mas contra as reformas ultra-liberais e a desigualdade social e econômica. Contra o racismo e o fundamentalismo religioso, o obscurantismo e o autoritarismo, que aferrolham nossa nação e nosso povo em busca de seu desenvolvimento nacional com justiça e igualdade.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Veja também

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
José Dirceu

LEIA tAMBÉM

Arthur_De_Olho_Nos_Ruralistas
De Olho nos Ruralistas ganha prêmio Megafone por investigação sobre Arthur Lira
Lira_Centrao_Legislativo_Executivo
Cannabrava | Parlamentarismo às avessas encurrala o poder Executivo
Petrobras
Juca Ferreira | Crise na Petrobras só atende interesses estrangeiros e do mercado
Mulheres_luta_por_moradia_Desocupação_do_Horto_RJ
Mais atingidas pela pobreza, mulheres estão na linha de frente da luta por moradia no Brasil