Pesquisar
Pesquisar

Presidente do PDT aciona Internacional Socialista e pede quebra de patentes das vacinas contra Covid-19

Vice-presidente da Internacional Socialista (IS), Carlos Lupi enviou, no último domingo (28), uma carta à organização política estrangeira
PDT Nacional
PDT Nacional
Brasília (DF)

Tradução:

Presidente nacional do PDT e vice-presidente da Internacional Socialista (IS), Carlos Lupi enviou, no último domingo (28), uma carta à organização política estrangeira para defender a quebra de patentes das vacinas contra a Covid-19.

Ao criticar o modelo econômico neoliberal que “prioriza o lucro em detrimento da saúde”, Lupi reafirmou sua posição de mobilizar o campo progressista em prol da mudança de paradigmas históricos.

“É preciso assumir uma postura corajosa com relação às patentes e aos direitos de propriedade intelectual das tecnologias de saúde utilizadas no combate ao coronavírus, em especial as vacinas. O atual sistema não foi moldado para lidar com pandemias”, justificou.

“Enquanto a indústria farmacêutica e os países desenvolvidos lucram com as vendas, os países de renda média e baixa padecem com a dependência e a espera”, completou.

A revisão, segundo o pedetista, é uma medida urgente para preservar milhões de cidadãos, principalmente nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.

“A suspensão das patentes tornaria possível a fabricação de insumos em toda parte e diminuiria o risco da falta de vacinas. Desde janeiro, em um vídeo publicado em minhas redes sociais, já defendo a necessidade urgente desta medida”, ponderou.

Vinculação 

Diante da crise sem precedentes propagada no Brasil, Lupi responsabiliza o governo federal, a partir da liderança do presidente Jair Bolsonaro, pela potencialização dos índices negativos.

“Já perdemos mais de 300 mil vidas, enquanto o presidente e seus apoiadores seguem criticando as medidas sanitárias da OMS e espalhando fake news. O governo já está em seu quarto ministro da Saúde desde o início da pandemia, colecionando acusações de ineficiência e omissão, inclusive no processo de compra das vacinas”, relatou.

Com isso, o pedetista solicita apoio mundial para garantir intervenções que compensem a “irresponsabilidade e o negacionismo” fomentados pelo bolsonarismo.

“Diante da omissão do governo federal do Brasil, venho, em nome do meu país, pedir apoio dos membros da Internacional Socialista para uma união pela quebra das patentes das vacinas. O lucro não pode estar acima da preservação da vida. É preciso pensar no futuro e nas próximas gerações. A História irá nos cobrar”, concluiu.

Confira a íntegra da carta aqui.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na Tv Diálogos do Sul

 

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
PDT Nacional

LEIA tAMBÉM

Arthur_De_Olho_Nos_Ruralistas
De Olho nos Ruralistas ganha prêmio Megafone por investigação sobre Arthur Lira
Lira_Centrao_Legislativo_Executivo
Cannabrava | Parlamentarismo às avessas encurrala o poder Executivo
Petrobras
Juca Ferreira | Crise na Petrobras só atende interesses estrangeiros e do mercado
Mulheres_luta_por_moradia_Desocupação_do_Horto_RJ
Mais atingidas pela pobreza, mulheres estão na linha de frente da luta por moradia no Brasil