As manifestações do último dia 24 de julho ficaram marcadas no Brasil e no mundo pelo descontentamento da população com as políticas de Jair Bolsonaro. Porém, outro tema entrou no debate da sociedade: a queima da estátua do bandeirante Borba Gato, instalada na Praça Augusto Tortorelo de Araújo, na Zona Sul de São Paulo.
Para muitos ativistas, políticos, jornalistas, historiadores, etc., o monumento representa a opressão racista e misógina em nossa história. Entre eles está a colunista da TV Diálogos do Sul e baixista da Banda Clandestinas, Camila Godoi, que repudiou as críticas da esquerda classificada por ela de “conformista” ao ato revolucionário.
Confira o vídeo na íntegra
“Parte da esquerda está disposta a negociar nossos corpos em troca de votos fundamentalistas cristãos. Isso não serve para mim”, pontua ao reforçar a importância de outros atos revolucionários que marcaram a história do Brasil e do mundo.
Rafael Vilela/Mídia Ninja
Para muitos ativistas, políticos, jornalistas, historiadores, etc., Borba Gato representa a opressão racista e misógina em nossa história.
“Estou muito brava com essa parte da esquerda que glamoriza atos revolucionários em outros países, glamoriza a Revolução Cubana, a Revolução Bolchevique, mas quando é no Brasil, preferem não radicalizar”, desabafa em sua coluna Diálogos Clandestinos.
Para Camila, enquanto parte da esquerda está “confortável” com privilégios cisgêneros e de branquitude, o governo de ocupação militar continua com sua política de extermínio da população indígena no Brasil, enquanto reforça o genocídio da população preta no país. “Gente, acorda! Precisamos ir para a luta!”
As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul
Assista na Tv Diálogos do Sul
Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.
A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.
Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:
- Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
- Boleto: acesse aqui
- Assinatura pelo Paypal: acesse aqui
- Transferência bancária
Nova Sociedade
Banco Itaú
Agência – 0713
Conta Corrente – 24192-5
CNPJ: 58726829/0001-56
Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br - Receba nossa newsletter semanal com o resumo da semana: acesse aqui
- Acompanhe nossas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
WhatsApp
Telegram