Pesquisar
Pesquisar

Direita terá força para inviabilizar candidatura de Bolsonaro em 2022?

O certo é que no dia 7 de setembro ocorreram acontecimentos que colocaram todas essas incertezas no processo eleitoral para 2022
Claúdio di Mauro
Diálogos do Sul
Uberlândia (MG)

Tradução:

Bolsonaro prometeu que 7 de setembro seria o dia em que faria as maiores manifestações da história de Brasília e São Paulo. Com tal mobilização invadiria do Supremo Tribunal Federal –STF, também o Congresso Nacional para desalojar o Ministro Alexandre de Moraes.

Imaginou que teria força popular para destituir Ministros do STF. Promessa frustrada. Não entregou o que prometeu.

Mais uma vez, Bolsonaro teve que recuar no que prometeu. Aliás como já fez em muitas outras vezes.

Mas, na avenida Paulista, em São Paulo, longe de Brasília, agora prometeu que não acatará determinações do STF procedentes do Ministro Alexandre de Moraes.     Enfim, Bolsonaro fez declarações bombásticas e completamente desprovidas de fundamentos.

Provocou reação do Supremo. Ministros do supremo já se articulam para efetuar a resposta compatível com a gravidade de suas afirmações que desrespeitam o Estado de Direito. E isso é necessário. Não há como ignorar as bravatas e o desrespeito institucional.

Agora, Bolsonaro prometeu que reuniria o Conselho previsto na Constituição para discutir sobre a implantação do Estado de Sítio. Mais uma promessa frustrada, tendo em vista que nem sabia a composição do referido Conselho.

Fica mais uma vez confirmado que Bolsonaro é um falastrão, completamente despreparado para governar o País.

O certo é que as manifestações favoráveis a Bolsonaro, não lhe deram a força que esperava para promover as agressões pretendidas contra a democracia. Seus projetos não estão completamente afastados. Bolsonaro é inesgotável em suas bravatas e tentativas autoritárias. 

Leia também:
José Dirceu: Bolsonaro quer golpe e volta da ditadura, mas não tem apoio popular

Na mesma data, os Movimentos Populares, contrários ao governo Bolsonaro se mobilizaram no Grito dos Excluídos e atingiram cerca de 200 municípios com manifestações de ruas. No mesmo tempo, são contabilizadas quase 600 mil mortes pelo covid, cuja pandemia ficou incontrolável graças as bravas presidenciais.

As manifestações a favor e contra Bolsonaro se equivaleram em termos de expressão popular. O certo é que nas páginas de divulgação dos aficionados de Bolsonaro, foram publicadas fotografias de manifestações realizadas em 2016 como se fossem de 7 de setembro. Ou seja, mais um “tiro no pé” de Bolsonaro, prejudicando ainda mais sua imagem já tão desgastada. A mentira, prevalece em seus atos

É verdade que as manifestações em favor de Bolsonaro possuíram expressão. Afinal ele conta com 20% de apoio de populares que chegam ao fanatismo. São militantes muito engajados e com Bolsonaro estão disponíveis a promover atos de violência, vandalismo e agressividades contra pessoas e instituições.

O certo é que no dia 7 de setembro ocorreram acontecimentos que colocaram todas essas incertezas no processo eleitoral para 2022

Diálogos do Sul
Membros dos partidos conservadores já se declaram dispostos a iniciar o processo de impeachment contra Jair Bolsonaro.

Para onde se dirigirão as ações do Presidente da República, de agora para diante? Ele conseguirá controlar as “bestas feras” que estimulou? Muito maior do que Bolsonaro, se configurou a representação bolsonarista que abriu as portas para tantas ações violentas, infernizantes. 

Por outro lado, as discussões sobre a oportunidade de impeachment estão crescendo. Integrantes do PSDB e do PSD já se declaram dispostos a iniciar o tratamento partidário dessa possibilidade que antes de 7 de setembro parecia muito distante. 

Assim é que no âmbito das Instituições (STF, TSE e Parlamento) esse assunto já não é tão desconsiderado. Nas sucessivas pesquisas apresentadas, a aprovação de Bolsonaro está caindo de maneira abrupta. Enquanto isso, a aceitação do ex-presidente Luiz Inácio LULA da Silva como candidato a novo mandato, cresce vertiginosamente. Nestes momentos a eleição de Lula é absolutamente previsível, com risco de acontecer no I turno, caso tais condições sejam mantidas.

Dúvidas ainda são plausíveis: os partidos do campo liberal, aceitarão a derrota para Lula com tanta antecedência? Não criarão o que chamam de 3ª. via, alternativa?

Essa tem sido uma tarefa de difícil realização, ou seja, a garimpagem para localizar um nome que unifique os chamados liberais e que tenha densidade eleitoral. Interessados existem diversos, mas nenhum aparece nas pesquisas com densidade eleitoral para disputar contra Lula. Mas, tudo é possível, em tempos tão distantes. Para isso se efetivar, haveria necessidade de que a candidatura de Bolsonaro para reeleição fosse inviabilizada, o que não aparece como probabilidade, pelo menos por agora.

A questão que aparece neste momento é se os setores da direita poderão desalojar Bolsonaro da Presidência da República de modo a inviabilizar sua candidatura em 2022? Aparentemente isso não deverá ocorrer pois Bolsonaro ainda atende os interesses de setores dos enriquecidos e classe média. Como se colocarão os representantes das Forças Armadas que estão alojados no governo de Bolsonaro e usufruem de interesses “nababescos”. Estarão dispostos a “abrir mãos” de suas “boquinhas”, em alguns casos, milionárias?

O certo é que no dia 7 de setembro ocorreram acontecimentos que colocaram todas essas incertezas no processo eleitoral para 2022. O certo é que se as Instituições (STF, TSE e Congresso Nacional, pelo menos) não agirem, permitindo novas bravatas bolsonaristas, a democracia profunda continuará em risco. Os democratas, nas várias matizes não podem ficar imóveis.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na Tv Diálogos do Sul

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Claúdio di Mauro

LEIA tAMBÉM

Arthur_De_Olho_Nos_Ruralistas
De Olho nos Ruralistas ganha prêmio Megafone por investigação sobre Arthur Lira
Lira_Centrao_Legislativo_Executivo
Cannabrava | Parlamentarismo às avessas encurrala o poder Executivo
Petrobras
Juca Ferreira | Crise na Petrobras só atende interesses estrangeiros e do mercado
Mulheres_luta_por_moradia_Desocupação_do_Horto_RJ
Mais atingidas pela pobreza, mulheres estão na linha de frente da luta por moradia no Brasil