Pesquisar
Pesquisar

INEP | Ministro-pastor coloca sonho de 3,1 milhões de jovens em xeque com crise no Enem

Nesta semana, 31 técnicos e coordenadores pediram demissão e acusam presidente do Inep, Danilo Dupas, de promover o desmonte do órgão principal do MEC
Altamiro Borges
Blog do Miro
São Paulo (SP)

Tradução:

O ministro-pastor Milton Ribeiro é um desastre completo. Ele agora coloca em risco o sonho de 3,1 milhões de jovens que participarão de duas semanas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Fruto da sua incompetência, 31 técnicos e coordenadores pediram demissão nesta semana do Ministério da Educação. A debandada abre uma gravíssima crise no setor.

Responsáveis pela preparação e aplicação das provas, os demissionários acusam do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Danilo Dupas, de promover o desmonte do órgão principal do MEC. “Está saindo todo mundo do sistema de monitoramento de incidentes, que é o radar do Inep para solucionar os problemas de aplicação do Enem. O exame vai ser realizado num voo às cegas ”, explicou ao jornal Estadão uma servidora do instituto.

A tragédia causada por Bolsonaro

A debandada só comprova o crime praticado pelo “capetão” Bolsonaro nessa área estratégica. Conforme lembra Ricardo Kotscho, em postagem indignada no site UOL, “Milton Ribeiro é o quarto ministro da Educação e Danilo Dupas é o quarto presidente do Inep neste governo. A cada troca, a situação só piora. E olhem que um dos seus antecessores foi o inefável Abraham Weintraub, aquele que queria prender os ministros do Supremo Tribunal Federal, e acabou no exílio dourado do Banco Mundial, em Washington ”.

Em carta aberta divulgada na segunda-feira (8), os coordenadores e técnicos demissionários explicaram que entregaram seus cargas por causa da “fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima do Inep”. Eles também acusaram Danilo Dupas por tomar decisões sem critérios técnicos, realizar assédio moral e se omitir de responsabilidades.

Nesta semana, 31 técnicos e coordenadores pediram demissão e acusam presidente do Inep, Danilo Dupas, de promover o desmonte do órgão principal do MEC

Pensar Piauí
MEC não quer que estudantes negros e periféricos façam Enem, diz presidente da Ubes

Segundo o Estadão, “o número atual de pedidos de comissão representa 58% dos coordenadores do Inep, que são cargos de liderança. Muitos substitutos dos coordenadores estão saindo … O Inep tem atualmente 164 servidores ocupantes de cargas. Até agora, quase 20% deles comem seus cargos. A debandada afeta, principalmente, a Diretoria de Planejamento de Gestão, que abrange as duas áreas conectadas diretamente à aplicação da prova e à logística ”.

Grave risco para a realização dos exames

“Os servidores que pediram exoneração de seus cargos têm experiência na aplicação da prova e quase todos participaram da equipe para gestão de incidentes no ano passado, que cuida de problemas no dia do exame. Com as crises agora, não está claro quem faz parte desse comitê de crise ”.

Uma das servidores que pediu a exoneração de garantia que, com o processo, será impossível criar esse grupo com técnicos para resolver incidentes. “Todos os servidores que cuidam da logística de aplicação do exame entregaram os cargos e o órgão fica meio acéfalo sobre quem toma a decisão neste momento”. A realização do Enem, segundo ela, está em risco.

Centenário de Paulo Freire reabre urgência de uma educação crítica em tempos reacionários

Diante desse quadro caótico, que perturba 3,1 milhões de estudantes e outros milhões de familiares, o deputado federal Israel Batista (PV-DF), presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, pediu a convocação do sinistro-pastor Milton Ribeiro para dar explicações na Comissão de Educação da Câmara Federal. “A preocupação é imensa, as provas estão prestes a ser realizadas e o Enem está, sim, sob grave ameaça neste momento”, argumentou.

Intimidação, assédio e insegurança psicológica

Já a Associação de Servidores do Inep (Assinep) confirmou o assédio moral do presidente do órgão e alertou que o Enem está “em risco” pelo clima de medo instaurado. “Só restou aos servidores tomar essa atitude para que consigam os ouvidos e ao Ministério da Educação tomem as providências necessárias para que voltemos às condições de realizar nosso trabalho com harmonia e segurança”, afirma o presidente da Assinep, Alexandre Retamal.

Em nota distribuída à sociedade, a Assinep relata que “o clima organizacional é de desconfiança, intimidação, assédio, perseguição e insegurança psicológica … O trabalho dos servidores e gestores é desvalorizado”. O documento afirma que Danilo Dupas “não ouve sequer os ocupantes de comissionados de cargas”.

Já a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) quer responsabilizar o governo por qualquer problema no Enem. Para Rozana Barroso, presidente da entidade, “os sonhos da juventude brasileira estão em jogo nesse momento … Com a situação atual, já se espera no Enem, pela falta de responsabilidade do MEC e do Inep. Se isso ocorrer, queremos que as autoridades sejam responsabilizadas ”.

MEC não quer que estudantes negros e periféricos façam Enem, diz presidente da Ubes

A dirigente da Ubes está entre as candidatas que pretende fazer o exame em 2021. Conforme aprovaçãou à Folha, “esse tanto de bagunça me deixa muito desmotivada – a mim ea milhões de jovens. O jovem brasileiro quer trabalhar e não tem emprego, quer estudar e não tem Enem organizado. É um cenário de sufoco para a juventude, de desespero. Parece que tudo o que a gente sonha o governo Bolsonaro, o Ministério da Educação e o Inep têm o objetivo de destruir ”.

Altamiro Borges é editor do Blog do Miro


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na Tv Diálogos do Sul

 

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Altamiro Borges

LEIA tAMBÉM

Arthur_De_Olho_Nos_Ruralistas
De Olho nos Ruralistas ganha prêmio Megafone por investigação sobre Arthur Lira
Lira_Centrao_Legislativo_Executivo
Cannabrava | Parlamentarismo às avessas encurrala o poder Executivo
Petrobras
Juca Ferreira | Crise na Petrobras só atende interesses estrangeiros e do mercado
Mulheres_luta_por_moradia_Desocupação_do_Horto_RJ
Mais atingidas pela pobreza, mulheres estão na linha de frente da luta por moradia no Brasil