Pesquisar
Pesquisar

Sem lutas não haverá desenvolvimento efetivo nem a superação das desigualdades sociais

As desigualdades estão matando não apenas as pessoas com menos voz política, elas também estão vitimando o planeta
Claúdio di Mauro
Diálogos do Sul
Uberlândia (MG)

Tradução:

Em janeiro deste ano de 2022 a Oxfam Internacional publicou um Relatório informando o que aconteceu com as desigualdades no Mundo, durante o desenvolvimento da pandemia do Covid-19.

Segundo a Oxfam Internacional:

“Este documento foi concebido para informar o debate público sobre questões relacionadas a políticas de desenvolvimento e humanitárias.”.

(No presente artigo estamos respeitando rigorosamente todas as informações que nele são contidas.)

assista na tv diálogos do sul

No Relatório verifica-se que a cada 4 segundos morre uma pessoa no mundo por causa de desigualdades

Se contarmos: 1; 2; 3 ao contar 4 morrerá uma pessoa. 

Novamente, 1; 2; 3; ao chegar no 4 terá morrido mais uma pessoa e assim por diante. Isso significa que as desigualdades contribuem para ocorrer 21 300 mortes por dia

Essa é a realidade da morte por desigualdades, no Planeta Terra.

É possível conviver com tal realidade?

A fortuna de 252 pessoas é maior do que a somatória da riqueza de todas as mulheres e meninas da África, América Latina e Caribe juntas, ou seja, 1 Bilhão de pessoas.

Outro fato que se constata é que a cada 26 horas, desde o início da pandemia, surge mais um bilionário.

As desigualdades estão matando não apenas as pessoas com menos voz política, elas também estão vitimando o planeta

Dal Marcondes / agencia envolverde
A fortuna de 252 pessoas é maior do que a somatória da riqueza de todas as mulheres e meninas da África, América Latina e Caribe juntas

Expectativa de vida das pessoas negras

Nos Estados Unidos calcula-se que se a expectativa de vida das pessoas negras fosse igual a das brancas, teriam sido evitadas mortes de 3,4 milhões de pessoas, nesse período.

O que se conclui é que a riqueza está cada vez mais concentrada nas mãos de poucos. No período da pandemia, até agora, as 10 pessoas mais ricas do mundo tiveram suas fortunas dobradas, enquanto 99% da população teve sua renda diminuída.

Com desigualdade social, sofrimento humano está chegando a níveis insuportáveis

Se lê no Relatório a constatação de que as 20 pessoas mais ricas, emitem 8000 vezes mais carbono do que 1 bilhão de pessoas mais pobres. Aí está um grande problema para o aquecimento global.

São desigualdades econômicas, de gênero, raciais e isso não acontece por vontade da natureza, mas por decisões econômicas, políticas, humanas.

Na Nota Informativa, o relatório da Oxfam afirma:

“Se tivermos coragem de ouvir os movimentos que exigem mudanças, podemos criar uma economia em que ninguém viverá na pobreza, nem  com um patrimônio bilionário inimaginável – uma economia na qual a desigualdade não mate mais.”

Jayati Ghosh

Segundo a economista Jayati Ghosh, professora da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos:

“Agora, parece que as desigualdades estão matando não apenas as pessoas com menos voz política, ela também está matando o planeta, isso torna a estratégia de privilegiar os lucros ao invés das pessoas, não apenas injusta, mas fenomenalmente obtusa.”.

Conclui a pesquisadora Jayati:

“Esta nota da Oxfam deixa claro que a desigualdade é mortal, e que as soluções estão ao nosso alcance. Ainda podemos chegar lá, com mais ideias coletivas e mobilização pública.”

Sua companheira de texto, a comunicadora e documentarista Abigail E. Disney  afirma: 

“…Há dinheiro mais do que suficiente para resolver a maior parte dos problemas do mundo. Ele apenas está nas mãos de milionários e bilionários que não estão pagando sua parte justa. Podemos começar recuperando parte do crescimento absolutamente absurdo das fortunas bilionárias ao longo da pandemia. Não é complicado e não deve ser controverso. Praticamente todos do planeta se sacrificaram de alguma forma nos últimos dois anos, já é hora dos bilionários fazerem o mesmo, e rapidamente. Este Relatório demonstra que não há tempo a perder.”

Românticos

Há os românticos imaginando que as denúncias, aqui contidas, serão suportes suficientes para motivar as mudanças necessárias que gerem a transformação desse cenário macabro.

Ledo engano!!! Afinal os líderes das potências mundiais conhecem muito bem os fatos narrados e em diversas oportunidades assumiram compromissos públicos de mudanças. Vejam-se os pífios e inexpressivos resultados da Eco 92, da Rio+20, do Acordo de Paris e agora o encontro de Glasgow. Nada foi devidamente concretizado.

“A partir de certo grau de desigualdade não há democracia que funcione”, diz Dowbor

Há quem entenda que de nada adianta o trabalho de base para contribuir com a tomada de consciência, elaboração de leis e planejamentos preocupados com os interesses das maiorias, seja nas instituições ou em suas exterioridades. Tais setores não apresentam nenhuma contribuição para se obter avanços nas práticas da justiça social. 

O que nos dá esperanças é o fato de que os setores subalternizados estão gradativamente tomando consciência de suas posições na luta de classes, se articulando em diversas partes do planeta.

Ao se apropriarem de avanços que criam condições subjetivas e objetivas para as mudanças, usando seus próprios instrumentos de lutas e contando com apoio de restritos grupos envolvidos nas práticas das burocracias institucionais, conduzem o crescimento dos movimentos e das bases para suas lutas.

Diversos são os canais das mídias alternativas que ajudam nesses debates formuladores e impulsionadores das formações políticas. Sem dúvidas os setores das comunicações são fundamentais na tomada de consciência e na definição de novos parâmetros. Assim caminhamos e haveremos de vencer esta fase de sofrimento e imensas desigualdades. Mas, sem lutas não haverá desenvolvimento efetivo. 

Só estará derrotado quem deixar de lutar!!!

Cláudio di Mauro é geógrafo e colaborador da Diálogos do Sul


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul

 

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Claúdio di Mauro

LEIA tAMBÉM

Arthur_De_Olho_Nos_Ruralistas
De Olho nos Ruralistas ganha prêmio Megafone por investigação sobre Arthur Lira
Lira_Centrao_Legislativo_Executivo
Cannabrava | Parlamentarismo às avessas encurrala o poder Executivo
Petrobras
Juca Ferreira | Crise na Petrobras só atende interesses estrangeiros e do mercado
Mulheres_luta_por_moradia_Desocupação_do_Horto_RJ
Mais atingidas pela pobreza, mulheres estão na linha de frente da luta por moradia no Brasil