Pesquisar
Pesquisar

Enquanto governo enriquece "pastores", escolas vivem sem água, estrutura e alimentos

Com recente escândalo, governo formado com discurso de combate à corrupção e críticas ao Centrão encontra-se sem argumentos
Claúdio di Mauro
Diálogos do Sul
Uberlândia (MG)

Tradução:

A situação do Ministério da Educação envolve pastores evangélicos que usam os espaços para tráfico de influência e pagamento de propinas para liberar emendas parlamentares destinadas à Prefeituras Municipais.

Comandados pelo ex-ministro  da Educação Milton Ribeiro, os pastores Luciano Mussi e Gilmar Santos usaram hotel de Brasília para combinar a liberação desses recursos para as Prefeituras. São movimentos e contas bancárias envolvendo fundos bilionários do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Uso de contas de parentes e amigos, para depósito de dinheiro das propinas.

Assista na TV Diálogos do Sul

A Polícia Federal informou que tais pastores usaram cerca de 60 estadias e hospedagens neste hotel de Brasília. Local usado como quartel general da corrupção.

Segundo a imprensa, diversos servidores do MEC se demitiram diante da insistência do ex-ministro para proteção aos interesses colocados por esses dois pastores que ”emporcalham” a imagem de igrejas evangélicas.

É de ressaltar que o FNDE é estrutura do governo que funciona para cuidar dos recursos públicos de um Ministério que deve patrocinar as Merendas Escolares, Transporte de Alunos, Bolsas para Estudantes de Escolas Públicas, Salários do Pessoal da Educação e em especial de Professores, Reformas parciais ou totais de equipamentos e edifícios voltados à educação.

Enfim, é com esse dinheiro que “pastores evangélicos”, “vendilhões dos templos” geravam o atendimento às suas finanças e de setores com os quais mantinham proximidades. Enquanto isso, centenas de escolas esparramadas pelo Brasil exercem suas atividades com absoluta precariedade, muitas vezes sem acesso à água potável, a energia elétrica e crianças permanecem nas Escolas, sem terem se alimentado.

Preso pela PF, Milton Ribeiro e pastores teriam agido a mando de Bolsonaro; relembre o caso

Trata-se de um crime contra as pessoas, contra a pátria.

Essa é a religião que Marx afirmou ser um “ópio para do povo”. O uso da fé das pessoas, muitas vezes as mais simples e empobrecidas para dar vazão aos interesses mesquinhos e uso indevido de dinheiro público.

Com recente escândalo, governo formado com discurso de combate à corrupção e críticas ao Centrão encontra-se sem argumentos

Agência Brasil
Qual é o futuro que se planeja para nosso País no qual essas práticas são adotadas ?

Manter as pessoas na dependência de religiosos mesquinhos para que a ignorância seja condutora e mantenedora de suas subalternizações. Assim, podem perpetuar o processo de exploração.

19 vezes: pastor pivô do escândalo no MEC visitou Bolsonaro mais que Mourão em 2019

Esses setores religiosos querem ocupar estruturas de governo para “trocar favores” por “dinheiro vivo” e ou por barras de ouro. É importante destacar que não se deve generalizar essas práticas e incriminar todos os setores religiosos, com especial atenção aos evangélicos pentecostais. Há muita gente digna e que merece apreço, vinculada a manifestação dessa fé religiosa.

Mas, neste caso do Ministério da Educação, o pior ainda é o fato de que o ex-ministro Milton Ribeiro informar que o Presidente da República solicitou que as demandas dos pastores corruptos, envolvidos, deveriam ser tratadas como prioridades.

Daí as indagações: 

O Presidente da República conhecia tais práticas? 

Era conivente com tais explorações humanas e dos cofres públicos? 

Qual é o futuro que se planeja para nosso País no qual essas práticas são adotadas ?

Corrupção no MEC: prefeitos confirmam que pastores pediram propina em troca de verba

O Senado, pelo Senador Randolfe Rodrigues, conseguiu as adesões para implantar a CPI que deverá apurar a corrupção referida no Ministério da Educação -MEC. Recentemente, circula informação de que autoridades do governo federal atuam para que alguns senadores que assinaram o pedido de implantação da CPI retirem suas assinaturas. Há nítida preocupação das consequências que essa CPI ocasionará na candidatura à reeleição do atual Presidente da República. 

O foco da CPI é a corrupção que foi impregnada no Ministério da Educação. Mas, fica evidente que se o Presidente da República participa ou participou facilitando essas possíveis posturas corruptas, as apurações seguirão esses caminhos. 

Observa-se que o governo formado com a argumentação de combate à corrupção e críticas ao Centrão, encontra-se sem argumentos. Mostra-se um governo vinculado e dependente do Centrão no Congresso Nacional e às marcas da corrupção que o perseguem diuturnamente.

O certo é que o Brasil atravessa uma fase que merece muita atenção por parte de sua população. Rever as lógicas que dirigem o País é indispensável para repensar as práticas nas políticas governamentais, permitindo que se construam os processos PARA A TRANSFORMAÇÃO DO BRASIL.

Cláudio Di Mauro, geógrafo e colaborador da Diálogos do Sul.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul



Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Claúdio di Mauro

LEIA tAMBÉM

Mercado de Sucre, na Bolívia
Por que alimentos no Brasil estão caros e na Bolívia, baratos? Segredo está no pequeno produtor
Arthur_De_Olho_Nos_Ruralistas
De Olho nos Ruralistas ganha prêmio Megafone por investigação sobre Arthur Lira
Lira_Centrao_Legislativo_Executivo
Cannabrava | Parlamentarismo às avessas encurrala o poder Executivo
Petrobras
Juca Ferreira | Crise na Petrobras só atende interesses estrangeiros e do mercado