Pesquisar
Pesquisar

Nesta segunda (9), atos em todo Brasil são convocados contra golpismo bolsonarista

Manifestações devem ocorrer a partir das 17h. Em São Paulo, a concentração será no Masp
Redação RBA
Rede Brasil Atual
São Paulo (SP)

Tradução:

* Atualizado às 13h59.

Manifestações em defesa da democracia ocorrem em todo o Brasil ao longo desta segunda-feira (9). Os atos estão programados pelas Frentes Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, Fórum das Centrais Sindicais, Coalizão Negra Por Direitos e Convergência Negra. As manifestações devem ocorrer a partir das 17h. Em São Paulo, a concentração será no Masp.

Antes, um ato está marcado para 12h no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo São Francisco, centro da capital paulista. A faculdade, o coletivo USP pela Democracia e a reitoria da universidade convocam esse ato.

Em Brasília, movimentos convocaram para um protesto “Fora, Ibaneis”, às 10h, em frente ao Palácio do Buruti. O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha é responsabilizado, por omissão ou cumplicidade, pelos atos terroristas.

Anistia não! Se terrorismo em Brasília ficar impune, democracia sairá enfraquecida

Ainda na noite deste domingo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que “criminosos serão tratados como criminosos”. Dino anunciou que a primeira prioridade do domingo, desmontar o atentado terrorista às sedes dos Três Poderes, está alcançada. Vândalos invadiram os prédios do Supremo Tribunal Federal, do Palácio do Planalto e do Congresso. A destruição atingiu obras de arte, vidraças, móveis, equipamentos – inclusive com roubo de armas e munições do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

“Isso é terrorismo, é golpismo. Temos a certeza de que a imensa maioria da população não quer a implementação dessas trevas”, afirmou Dino. Ele citou pesquisa em que 90% dos brasileiros repudiam o terrorismo bolsonarista.

Dino disse ainda que centenas pessoas foram presas em flagrante e que as prisões continuam ao longo da noite. Segundo o ministro, o governo identificou e apreendeu ônibus que levaram terroristas a Brasília.

“Quem financia crime, criminoso é. Nós chegaremos aos financiadores dos atos”, garantiu Dino.


Confira íntegra da convocação dos Movimentos

As organizações sindicais e populares que integram as Frentes Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo, o Fórum das Centrais Sindicais, a Coalizão Negra Por Direitos e a Convergência Negra, reunidas em defesa do Estado Democrático de Direito vêm a público para:

Registrar o mais veemente repúdio aos atos de vandalismo e criminosos praticados no dia de hoje em Brasília, que atentam contra a democracia e depredaram a sede dos três poderes da República. Adotamos estado de mobilização e vigilância permanente em defesa da democracia, do governo legitimamente eleito, contra o golpismo e pela punição dos responsáveis pelos ataques às instituições.

Orientar todas as organizações sindicais e populares, bem como toda militância social do campo democrático e progressista a manifestarem-se nas ruas de todo o país no final da tarde desta segunda-feira (9/01), em defesa da democracia, das instituições e da soberania do voto popular.

Construir ato político a realizar-se em Brasília na próxima quarta-feira (11/01) com foco na defesa da democracia, no repúdio aos ataques às instituições da República praticadas por fascistas neste domingo e na defesa de que aqueles que financiaram e praticaram crimes sejam responsabilizados. Realizaremos essas manifestações em aliança com todos as lideranças, autoridades e segmentos da sociedade comprometidos com a defesa do Estado Democrático de Direito.

Reunir-se, em preparação, com partidos, centrais sindicais, movimentos populares e organizações da sociedade com atuação nacional nesta segunda-feira, 09 de janeiro, às 14 horas, por videoconferência.

Brasil, 8/1/2023

Fórum das Centrais Sindicais
Frente Brasil Popular
Frente Povo Sem Medo
Coalizão Negra por Direitos
Convergência Negra

Veja cidades e horários onde acontecem as manifestações

Redação | Rede Brasil Atual


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação RBA

LEIA tAMBÉM

Arthur_De_Olho_Nos_Ruralistas
De Olho nos Ruralistas ganha prêmio Megafone por investigação sobre Arthur Lira
Lira_Centrao_Legislativo_Executivo
Cannabrava | Parlamentarismo às avessas encurrala o poder Executivo
Petrobras
Juca Ferreira | Crise na Petrobras só atende interesses estrangeiros e do mercado
Mulheres_luta_por_moradia_Desocupação_do_Horto_RJ
Mais atingidas pela pobreza, mulheres estão na linha de frente da luta por moradia no Brasil