UOL - O melhor conteúdo
Pesquisar
Pesquisar
Nicolás Maduro e Lula (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Brics, imperialismo e América Latina: Brasil, te enxerga!

Por que fragilizas a Venezuela neste momento de reordenamento mundial? Isso te beneficia? O que é bom para Washington é bom para ti?
Manuel Domingos Neto
Diálogos do Sul Global
Brasília (DF)

Tradução:

Brasil, não terás futuro promissor sem a integração sul-americana. Sem contar com teus vizinhos, terás retórica débil. Na arena internacional, vale a força e tua força não basta para endossar tua vontade.

Distanciada dos sul-americanos tua Defesa Nacional será inconvincente. Parcerias subcontinentais formam condição básica para produzires em escala viável armas e equipamentos próprios. Somando esforços, a América do Sul poderia fabricar barcos, aeronaves, satélites, radares, mísseis, drones, sistemas cibernéticos e veículos de combate rompendo os grilões dos que mandam no mundo há quinhentos anos. 

Continua após o anúncio

Por que não abraças teus vizinhos? No sufoco, eles são fundamentais. Se teus filhos ficam sem energia e oxigênio no Amapá, quem os salvaria? Vai que sejas objeto de sanções ou que impiedosos bloqueiem tua navegação… Quem te socorrerá? 

Sem parcerias com a vizinhança, teu empenho na proteção ambiental fica inconsistente: biomas, bacias e aquíferos compartilhados não serão efetivamente protegidos. A Amazônia não é só tua! 

Continua após o anúncio

O planejamento de tua segurança pública à revelia de países limítrofes será dispendioso e furado. Vigilância unilateral de extensas fronteiras terrestres e da costa marítima é inexequível. 

Sem a cooperação dos vizinhos, teus cuidados sanitários serão limitados. Vírus e bactérias ignoram fronteiras arbitradas pelos humanos. A saúde dos teus estará permanentemente exposta.

18 anos de Brics: conquistas, projetos e as diferenças entre o bloco e a Otan

É doideira imaginar-te industrializado, desenvolvido, democrático e soberano arrodeado de pobres, infelizes e dependentes de potências extracontinentais. Serás percebido com imperialista.  

Precisas da América do Sul tanto quanto a América do Sul precisa de ti. 

Continua após o anúncio

O que te digo agora consta do planejamento estratégico de potências ocidentais desde o século 19. Os hegemônicos contam que para onde penderes, penderá nuestra América. Por que tua cultura política nunca absorveu esta noção?

Por que rejeitas a inclusão da Venezuela nos BRICS? Podes não gostar do bolivarianismo, mas deixe nossos irmãos seguirem seu rumo! Considere a dificuldade de um país carimbado pelos Estados Unidos de integrante do “eixo do mal” existir com sólida institucionalidade democrática.

Novas promessas vazias? FMI e BM fazem reunião nos EUA paralela à cúpula do Brics

A Venezuela, fortemente sancionada e permanentemente sabotada, pode viver em plácida tranquilidade? Se exiges democracia dos outros, demonstre o valor da tua! 

Prove ser falso que general brasileiro intimida a Justiça. Diga que nenhum tribunal põe na cadeia candidato favorito para que um capitão com maus instintos seja eleito! Mostre ser capaz de prender genocidas, torturadores e juízes vendidos.

Continua após o anúncio

Exiba a respeitabilidade de teu parlamento! Assegure que seus integrantes não se elegem usando o orçamento público; que milicianos, neopentecostais e bandidos não controlam territórios; que tua imprensa não é facciosa e que as mentiras da internet não enganam o povo.

Mostre que teus partidos políticos pulsam com a dinâmica social e ensejam a renovação permanente de quadros, ideais e valores.

E que abominas a concentração da riqueza inviabilizadora da democracia.

Mostre que sempre derrotas os inimigos da liberdade; que promotores do ódio e da violência formam minorias rejeitadas nas urnas!

Assine nossa newsletter e receba este e outros conteúdos direto no seu e-mail.

Por que fragilizas a Venezuela neste momento de reordenamento mundial?

Por tabela, debilitas os BRICS. Impedes esse grupo, que desperta esperanças entre os oprimidos, de deter a maior parte da produção mundial de petróleo

Isso te beneficia? O que é bom para Washington é bom para ti?


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

Manuel Domingos Neto

LEIA tAMBÉM

Protestos no Peru revigoram força popular e desmontam manipulação da grande mídia
Protestos no Peru reafirmam unidade popular e desmontam farsa da grande mídia
Equador perda de direitos políticos não retira vice-presidência de Abad, afirma jurista
Equador: perda de direitos políticos não retira vice-presidência de Abad, afirma jurista
Inteligência, imigração e combate a narcotráfico entenda o acordo entre Colômbia e EUA
Inteligência, imigração e combate a narcotráfico: entenda o acordo entre Colômbia e EUA
Trump, Corina e um golpe em curso prisão de venezuelanos em El Salvador mira chavismo
Trump, Corina e um golpe em curso: prisão de venezuelanos em El Salvador mira chavismo