Pesquisar
Pesquisar

Retido há mais de três meses no aeroporto de Guarulhos, casal saarauí divulga vídeo

“Trata-se de um grave caso de violação de direitos humanos. O casal apresenta sinais de subnutrição e exaustão, de comprometimento de sua saúde física e mental”, denuncia Monica Fonseca Severo, do Comitê de Solidariedade ao Povo Saarauí

Leonardo Wexell Severo
Diálogos do Sul Global
São Paulo (SP)

Tradução:

* Atualizado em 30 de abril de 2026, às 10h20.

O jovem casal saarauí Mohamed Bouchana, de 32 anos, e a marroquina Ibtissam Wiklandour, de 29 anos, permanece retido desde o dia 27 de janeiro na área restrita de embarque/desembarque do aeroporto Internacional de Guarulhos em condições extremamente precárias, dormindo em cadeiras e se alimentando com três refeições diárias de péssima qualidade, fornecidas pela companhia aérea Ethiopian Airlines.

Após requererem a condição de refugiados, os dois tiveram concedida a decisão liminar da Justiça Federal da abstenção da deportação sumária, mas ainda assim continuam detidos, após uma denúncia falsa feita pelo reinado do Marrocos à Interpol que acionou o “alerta vermelho” para a sua captura.

Retido ha mais de tres meses no aeroporto de Guarulhos casal saaraui divulga video e1777499991592
Vítimas de perseguição do reinado do Marrocos, Mohamed Bouchana e Ibtissam Wiklandour denunciam a precariedade das condições a que estão submetidos.

De acordo com os jovens, a Interpol vem sendo utilizada com interesses políticos e como instrumento de perseguição do povo saarauí, pois Mohamed nasceu em Dakla, zona saarauí ocupada, no Marrocos, e Ibtissam em Tindouf, região da Argélia onde ficam os acampamentos de refugiados saarauís. Os dois lutam pela descolonização da República Saarauí Democrática e pelo cessar da violência e da precariedade econômica às quais seu país está submetido, vítima da espoliação e exploração dos recursos naturais.

“Grave violação de direitos humanos”

“Trata-se de um grave caso de violação de direitos humanos. O casal apresenta sinais de subnutrição e exaustão, de comprometimento de sua saúde física e mental. A Ibtissam já teve crises nervosas, febre e dores que não sabemos se foram causadas por todo o estresse ou outra condição. Estes jovens estão casados há sete meses, três deles passados no aeroporto de Guarulhos, dormindo em cadeiras. Não são bandidos, não são criminosos. São pessoas pobres que buscam um lugar para viver e trabalhar em paz”, relatou a professora Monica Fonseca Severo, do Comitê de Solidariedade ao Povo Saarauí.

“Mohammed Bouchanna é perseguido pois é um militante da causa da libertação de seu território, que está ocupado pelo reinado do Marrocos, a serviço dos EUA/França, com apoio logístico da gestapo israelense, o Mossad”, informou Monica, que acompanha o caso, frisando que o estatuto da Interpol proíbe a intervenção em questões ou assuntos de caráter político, militar, religioso ou racial.

“As denúncias levantadas contra Mohammed são evidentemente falsas, uma armação que só revela o grau de degeneração do regime marroquino, do qual pudemos ter a dimensão na sua plenitude quando visitamos recentemente os campos de refugiados saarauís na Argélia”, recordou Monica, acrescentando que “a mesma causa que defendemos, de um Brasil para os brasileiros, é a que ele defende.”

Após “alerta vermelho” do Marrocos, PF detém em Guarulhos militante saarauí vítima de perseguição

Em nome do Comitê de Solidariedade, Monica lembrou que “a justiça brasileira concedeu uma liminar impedindo a deportação sumária, mas não deu resolução ao tormento”.

“Pergunto novamente: seremos nós, os brasileiros, que vamos perseguir os que lutam pela sua soberania e autodeterminação?”, questionou.

Veja o vídeo:

 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

Leonardo Wexell Severo Jornalista, analista internacional e diretor do Sindicato dos Escritores do Estado de São Paulo.

LEIA tAMBÉM

Brasília celebra 50 anos da República Árabe Saaraui Democrática
Brasília celebra 50 anos da República Árabe Saarauí Democrática
O presidente do Brasil, Luíz Inácio Lula da Silva, durante a chegada do Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, ao Palácio do Planalto. Brasília (DF), 9 de março de 2026. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
Brasil e África do Sul reforçam parceria estratégica e cooperação em defesa
Após “alerta vermelho” do Marrocos, PF detém em Guarulhos militante saarauí vítima de perseguição
Após “alerta vermelho” do Marrocos, PF detém em Guarulhos militante saarauí vítima de perseguição
O presidente de Burkina Faso, Ibrahim Traoré. (Foto: Reprodução / Presidência de Burkina Faso - Facebook)
Burkina Faso: as digitais de França e EUA na tentativa de assassinato a Ibrahim Traoré