Conteúdo da página
ToggleFazer um balanço da enorme ajuda humanitária, sem qualquer remuneração, que Cuba prestou a mais de uma centena de países do mundo, apenas na área da saúde, seria muito difícil de realizar em poucas linhas.
A prática da Revolução Cubana desde 1959 tem sido a de que, se em qualquer lugar do mundo ocorre um desastre natural de grande magnitude, o governo e o povo cubanos estejam dispostos a prestar auxílio urgente, sem levar em consideração o regime social ou o sistema vigente no território afetado.

Os exemplos são numerosos: brigadas médicas foram prestar ajuda ao povo chileno quando este sofreu os terremotos de 1960 e 1971; no Peru, em 1970, Cuba enviou não apenas assistência médica, mas também o sangue doado por 100 mil cubanos e, posteriormente, brigadas de construtores cubanos ergueram 15 centros hospitalares.
Em 1963, uma brigada médica da Ilha chegou à Argélia para prestar apoio ao país recém-libertado, do qual havia partido quase todo o pessoal estrangeiro que antes atendia precariamente sua população.
Após o terremoto de 1972, e apesar de a ditadura nicaraguense de Anastasio Somoza, apoiada pelos Estados Unidos, governar aquele país, Cuba enviou imediatamente sangue, profissionais da saúde e medicamentos.
Entrevista | Gerardo Hernández: EUA usam fome, desespero e ameaça militar para destruir Revolução Cubana
A ajuda humanitária cubana estendeu-se a muitas outras nações, como o Vietnã; à América Central durante as inundações da década de 1980; e ao Paquistão, quando ocorreu o terremoto de 1996, ocasião em que Cuba enviou profissionais de saúde, medicamentos, materiais e equipamentos ortopédicos.
Também receberam colaboração na área da saúde a República Popular da China e a maioria dos países africanos. Na Venezuela, no Brasil e na Nicarágua, para citar outras nações, trabalharam dezenas de milhares de profissionais da saúde.
A Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM) abriu suas portas em 15 de novembro de 1999 e formou 32.290 médicos até 2026, provenientes de 124 países de todo o mundo.
É inegável a contribuição decisiva do governo e do povo cubanos para a libertação de vários países africanos e para a consequente eliminação do apartheid naquele continente, causa pela qual mais de 2 mil de seus filhos deram a vida.
Vinte e seis mil crianças da Rússia, Belarus e Ucrânia, após o acidente nuclear de Chernobyl, o maior da história, receberam tratamento médico integral e gratuito em Cuba.
O governo cubano reabilitou a região de Tarará para acolher os milhares de pacientes que participaram do programa “Crianças de Chernobyl” durante mais de 21 anos: de 29 de março de 1990 a 24 de novembro de 2011.
Diante de toda essa política humanitária e solidária que Cuba realizou com numerosos países do mundo, sem pedir nada em troca, poderíamos perguntar: permitirão os governos do mundo que se cometa um genocídio contra Cuba, como o que vem sendo levado a cabo pela política agressiva e desumana implementada pelo império norte-americano contra a Ilha?
Os Estados Unidos, sob o comando de seu presidente condenado Donald Trump e do mitômano secretário de Estado Marco Rubio, continuarão pressionando diversos países para que não enviem petróleo a Cuba?
Até quando potências e países amigos, como Rússia, China, Brasil, México, Argélia, Angola e outros, continuarão obedecendo às ações genocidas e injustas de Washington?
Não seria possível que todos chegassem a um acordo para enviar o precioso petróleo a Cuba, que está sofrendo uma das guerras mais impiedosas promovidas por um império em decadência, mas extremamente agressivo?
Em um discurso recente durante as comemorações do 26 de Julho, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel Bermúdez declarou:
“Os funcionários do Departamento de Estado, especialistas em redigir sanções, elaborar listas e inventar pretextos, são uma versão moderna dos redatores de éditos e bandos militares que tanto inspiraram temor e ódio nos obscuros tempos medievais ou durante as ocupações nazistas na Segunda Guerra Mundial.
Como se o restante do mundo fosse sua colônia, ordenam como as coisas devem ser feitas sob ameaças de punição ou agressão.
‘Denunciamos que aqueles que conceberam essa política de asfixia, que a implementam e a sustentam, são responsáveis pelo sofrimento do povo cubano.
Cuba volta a produzir 16 remédios contra câncer apesar do bloqueio dos EUA
Denunciamos também aqueles que se calam e toleram os desmandos da ultradireita fascista norte-americana, que mente, rouba, mata e pretende se erguer como o Deus de todos os destinos.'”
Em seguida, Díaz-Canel enfatizou:
“O bloqueio dos Estados Unidos só funciona pela cumplicidade daqueles que temem mais o poder de Washington do que o julgamento da história. Este é um novo chamado à consciência do mundo: não se tornem cúmplices de outro genocídio.”
E concluiu de forma contundente:
“Cada vez que uma parte do mundo se cala diante da agressão contra Cuba, o direito internacional se enfraquece. Cada vez que um governo aceita as sanções ilegítimas dos Estados Unidos, o princípio da não intervenção é corroído. Cada vez que uma empresa é pressionada a abandonar seus investimentos em Cuba e outras deixam de investir por medo de represálias, fortalece-se a ditadura econômica de uma única potência. Antes foram Gaza, Líbano, Irã; hoje é Cuba. Amanhã pode ser qualquer outra nação.”
E este comentarista pergunta, em conclusão: algumas nações do mundo decidirão libertar-se do medo, unir-se e desafiar a guerra genocida dos Estados Unidos contra Cuba?





