Pesquisar
Pesquisar

Nossas saudações ao comandante Fidel

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

Mensagem da Rede em Defesa da Humanidade Comandante em Chefe Fidel Castro Ruz

Querido Comandante:
Red Defdensa de la HumanidadPor ocasião do seu nonagésimo aniversário, os membros da Rede de Intelectuais, Artistas e Movimentos Sociais Em Defesa da Humanidade, queremos fazer-lhe chegar nossas mais sinceras felicitações e, sobretudo, nosso mais profundo agradecimento por tudo o que tem feito pelos povos de nossa América e do resto do mundo.
Sua figura tem sido permanente fonte de inspiração não apenas quando, impulsionado pela maré ascendente das lutas populares, dávamos passos firmes em direção ao socialismo, mas também nos recorrentes momentos em que nossos avanços se detiveram como consequência da ferocidade da reação do imperialismo e seus aliados locais.
Se nas fases de ascensão seu exemplo nos obrigava a não dar-nos jamais por satisfeitos e satisfeitas e, como bons revolucionários e revolucionárias, a prosseguir com renovados brios nossa marcha; quando devíamos afrontar as adversidades ou a contraofensiva do inimigo, a lembrança de sua atitude depois do Moncada ou do ataque do imperialismo em Playa Girón, fortalecia nossos espíritos e nos convencia de que a vontade inquebrantável de lutar por nossos ideais era o caminho seguro para a vitória.
Sua vida nos mostrou esse rumo em incontáveis ocasiões e podemos lhe assegurar que esse ensinamento, que nos reiterara em sua reunião com os intelectuais em 10 de fevereiro de 2012 quando disse que “mesmo que nos dissessem que ao mundo restariam poucas semanas de vida nosso dever seria lutar, seguir lutando até o fim”, nos impressionou profundamente e já é uma marca indelével em milhões de latino-americanos e caribenhos que sabem, como muitos outros que lutam em outras partes do mundo, que esse será nosso destino: lutar até o fim, conscientes de que as classes dominantes e o imperialismo jamais se darão por vencidos.
A convicção de que nossas ideias e nossos valores são infinitamente superiores aos dos nossos inimigos foi e é um alimento essencial de nossa militância revolucionária. Com seus ensinamentos aprendemos que essa defesa exige a mais absoluta intransigência. Como quando, com virtuosa obstinação, negou-se a arriar as bandeiras do socialismo em momentos em que se desintegrava a União Soviética e desaparecia o campo socialista.
Graças a sua inquebrantável convicção, a Revolução Cubana pode continuar sua marcha e, com seu heróico exemplo, abriu um caminho que poucos anos depois começariam a trilhar numerosos países de Nossa América, depois do triunfo de Hugo Chávez Frías nas eleições presidenciais da Venezuela em dezembro de 1998. Se tivesse se deixado convencer por aqueles que lhe aconselhavam a abandonar para sempre o projeto socialista e Cuba se tivesse lançado nos braços do capitalismo, o luminoso período aberto desde final do século passado até nossos dias, com a derrota da ALCA, a criação da AlBA, da UNASUR, da CELAC, da Petrocaribe, do Banco do Sul, da Telesur, da própria Rede Em Defesa da Humanidade, jamais teria acontecido. A potente luz que irradiava o farol da Revolução Cubana foi decisiva para impulsionar nossos povos a deixar para trás a longa noite neoliberal dos anos noventa e retomar o caminho em direção à nossa Segunda e Definitiva Independência.
Por isso nossa divida, a dívida de nossos povos é incomensurável, e por isso nossa profunda gratidão por sua integridade revolucionária, por haver sido fiel àquela maravilhosa definição de “revolução” expressada em seu discurso de 1º de Maio de 2000, quando em uma das passagens assinalou que Revolução “é defender os valores nos quais se crê ao preço de qualquer sacrifício; é modéstia, desinteresse, altruísmo, solidariedade e heroísmo; é lutar com audácia, inteligência e realismo.” Ao longo de sua fecunda vida tem sido fiel a essas ideias, que viverão eternamente na alma dos revolucionários y revolucionárias de todo o mundo, de todos aqueles que sabem que outro mundo é possível e necessário, e que se lutarmos com a constância e a coerência que o Comandante tem demonstrado durante tantos anos, a vitória será inevitável.
¡FELICIDADES EM SEUS NOVENTA ANOS, FIDEL! OBRIGADA POR SEU EXEMPLO. PODE ESTAR SEGURO DE QUE SEREMOS FIEIS AOS SEUS ENSINAMENTOS ATÉ A VITÓRIA FINAL.
Em nome da Rede Em Defesa da Humanidade, sua Secretaria Executiva, integrada por:
Carmen Bohórquez (Coordenadora Geral da REDH)
Alicia Jrapko (REDH EEUU)
Ángel Guerra (REDH Cuba/México)
Ariana López (REDH Cuba)
Atilio Borón (REDH Argentina)
David Comssiong (REDH Do Caribe)
Fredy Ñáñez (REDH Venezuela)
Hugo Moldiz (REDH Bolívia)
Juan Manuel Karg (REDH Argentina)
Katu Arkonada (REDH País Vasco/Bolívia)
Luciano Vasapollo (REDH Itália)
Marilia Guimaraes (REDH Brasil)
Nayar López Castellanos (REDH México)
Omar González (REDH Cuba)
Roger Landa (REDH Venezuela)
Paulo Cannabrava filho (Diálogos do Sul – Brasil)
 
EMAIL PARA OUTRAS ADESÕES: redh.celebra90aniversariofidel@gmail.com
Fonte: http://cubaendefensadelahumanidad.blogspot.com/2016/08/gracias-por-su-ejemplo-fidel.html


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

19 pontos que comprovam os sucessos de Cuba em direitos humanos nos últimos 5 anos
O que querem Almagro e a OEA em Cuba às vésperas das eleições?
Centenário de Pérez Prado: “!Que rico suena el mambo!”
Aberta as inscrições para o Prêmio Casa de las Américas