Pesquisar
Pesquisar

Cinemateca Diálogos do Sul / "Dom Hélder Câmara, O Santo Rebelde", de Érica Bauer

Dirigido por Érika Bauer, o documentário revela com imagens raras e depoimentos exclusivos a trajetória de Dom Hélder Câmara
João Baptista Pimentel Neto

Tradução:

Dirigido por Érika Bauer, o documentário “Dom Hélder Câmara, O Santo Rebelde” revela com imagens raras e depoimentos exclusivos a trajetória de Dom Hélder Câmara, Bispo Católico perseguido pela ditadura militar na década de 60.

No documentário, a cineasta brasiliense Érica Bauer revisita os pensamentos de Dom Hélder Câmara e através de depoimentos de amigos, estudiosos e do próprio Dom Hélder, registra sua luta pela promoção humana contra a miséria, as injustiças sociais e sua luta pela paz mundial em cenas inéditas no Brasil e na Europa.

Dirigido por Érika Bauer, o documentário revela com imagens raras e depoimentos exclusivos a trajetória de Dom Hélder Câmara

NULL
Pandora Filmes / Cena do documentário

Idealizador fundador da CNBB, Dom Hélder Câmara denunciou e trabalhou contra as injustiças que assolavam o Brasil do século XX e considerava a desigualdade social como uma ameaça à humanidade. Sua luta o levou a ser censurado por onze anos no Brasil durante a ditadura militar. Arcebispo Emérito de Olinda e Recife, faleceu em 1999.

Único brasileiro indicado quatro vezes ao prêmio Nobel da Paz, Dom Hélder foi um incansável combatente da ditadura militar brasileira, pelos direitos humanos e defensor de uma Igreja Católica mais próxima ao povo.

Circuito CNC & ABD

Por sua temática e em reconhecimento às lutas travadas pelo religioso cearense, “Dom Hélder Câmara, O Santo Rebelde” foi o documentário escolhido para o lançamento do Circuito de Exibição CNC & ABD ocorrido no dia 27 de setembro de 2005, quando o documentário foi exibido simultaneamente em 33 pontos de exibição alternativa espalhados por todo o país. As exibições foram seguidas por debates sobre temas como o desarmamento e a cultura de paz.

A iniciativa e ação conjunta foi o primeiro fruto de uma parceria estabelecida entre o CNC / Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e a ABD / Associação Brasileira dos Documentaristas, contando ainda com o apoio do CBC/ Congresso Brasileiro de Cinema. E foi realizada em cineclubes ou em representações da ABD nos estados de Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe, além do Distrito Federal.

A produção do evento foi realizada pelo CreC / Centro RioClarense de Estudos Cinematográficos, sediado em Rio Claro, Sp que providenciou a produção e distribuição das cópias do documentário aos pontos de exibição participantes.

A criação do Circuito CNC & ABD pretendia alavancar a formação de uma rede independente de exibição de apoio à produção audiovisual brasileira de documentários, curtas-metragens e outros formatos alternativos, promovendo uma ampla discussão sobre temas como a criação da ANCiNAv, a regulamentação do setor de comunicações e do Movimento Cineclubista, temas de interesse da sociedade, são os objetivos que movem a parceria que ora se forma.

Assista o documentário:

*João Baptista Pimentel Neto é jornalista, secretário de redação da Diálogos do Sul, Diretor da Rede Cidade LIvre / Comunicação Comunitária e coordenador da Cinemateca Saburo Akamine Neto.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
João Baptista Pimentel Neto

LEIA tAMBÉM

Frei Betto
Frei Betto | Precisamos rever ideias, abrir espaço às novas gerações e reinventar o futuro
Racismo_Mídia
Racismo e mídia hegemônica: combater problema exige mais que “imagens fortes” nas redes
José Carlos Mariátegui
94 anos sem Mariátegui, fonte eterna para entender as cicatrizes do Peru e da América Latina
Gaza-mídia2
Geopolítica, mídia hegemônica e ignorância: por uma política de comunicação verdadeiramente plural