Pesquisar
Pesquisar

Debate com presidenciáveis latino-americanos questiona caminhos da nova esquerda

Programa de Integração da América Latina da USP reúne líderes políticos da nova geração de Bolívia, Chile, Colômbia e Equador em evento nesta quinta-feira (3)
Redação
Diálogos do Sul Global
São Paulo (SP)

Tradução:

Em meio à ofensiva da direita na América Latina, novos rostos da esquerda apareceram e estão abrindo caminho na região, com grandes chances eleitorais. São líderes políticos jovens, mas com trajetórias bem-sucedidas e apoio da população.

Para conhecer o que pensam, suas propostas e quais estratégias estão adotando para resistir, o Programa de Integração da América Latina (Prolam) da Universidade de São Paulo (USP) promove, nesta quinta-feira (3), a partir das 20h, um debate com os presidenciáveis de Colômbia, Gustavo Petro; Equador, Andrés Arauz; Chile, Daniel Jadue e com a senadora boliviana Adriana Salvatierra. 

É possível assistir ao debate aqui.

Programa de Integração da América Latina da USP reúne líderes políticos da nova geração de Bolívia, Chile, Colômbia e Equador em evento nesta quinta-feira (3)

Reprodução/ montagem Diálogos do Sul
De cima para baixo, da esquerda para a direita: Gustavo Petro, Adriana Salvatierra, Andrés Arauz Galarza e Daniel Jadue

Após duas décadas de governos progressistas, que transformaram a vida de milhares de pessoas, há uma contraofensiva da direita, que inclui golpes de Estado, lawfare, prisão e perseguição de líderes políticos, além de uma onda antidemocrática e conservadora com ataques e mortes de opositores políticos e líderes sociais.

O combate à desigualdade, o fim da fome e do analfabetismo em grande parte da região, a nacionalização de recursos naturais e a consequente melhora na distribuição de renda foram o legado destes governos, principalmente na América do Sul. Mas estas apostas ainda fazem sentido? É o que será debatido neste evento, que contará com a mediação do comunicador, pós-graduado em Relações Internacionais e mestre pelo PROLAM, Franco Alejandro López. 

Confira um breve perfil dos participantes: 

ADRIANA SALVATIERRA ??

Boliviana, cientista política e senadora pelo Movimento ao Socialismo, MAS. Foi presidente do Senado do Estado Plurinacional da Bolívia. 

ANDRÉS ARAUZ ??

Equatoriano, economista, ex-Ministro da Cultura e de Talento e Desenvolvimento Humano e candidato à Presidência do Equador pelo Movimento Revolución Ciudadana. 

DANIEL JADUE ??

Chileno, arquiteto e sociólogo, atualmente é prefeito de Recoleta. É militante do Partido Comunista e lidera a corrida presidencial do Chile para 2022.

GUSTAVO PETRO ??

Colombiano, economista e senador, ex-prefeito de Bogotá, candidato à Presidência da Colômbia por Unión Patriotica, ex-militante do Movimento 19 de Abril (M-19) e fundador do partido político Colombia Humana.

Mediação: 

Franco Alejandro López – Mestre pelo PROLAM

Serviço

O que pensa a nova Esquerda latino-americana, quais são as urgências da região?

PROLAM USP DEBATE 

Data: 03/09

Horário: 20h (horário de Brasília)

Onde assistir? Canal do PROLAM USP DEBATE no Youtube

Veja também:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Redação

LEIA tAMBÉM

Biden tira Cuba da lista de terror e suspende algumas sanções (3)
Biden tira Cuba da lista de terror e suspende algumas sanções; analistas avaliam medidas
Tensões criadas por Trump impõem à América Latina reação ao imperialismo
Trump exacerba as contradições entre EUA e América Latina
Política fracassada Noboa mantém Equador como país mais violento da América Latina
Política fracassada de Noboa mantém Equador como país mais violento da América Latina
Venezuela Maduro reforça poder popular, desafia oligarquias e combate o imperialismo (2)
Venezuela: Maduro reforça poder popular, desafia oligarquias e combate o imperialismo