Conteúdo da página
ToggleDia 28 de junho, sábado, das 12h às 21h, a Boitempo e o Armazém da Utopia promovem, com apoio das fundações Lauro Campos e Marielle Franco e Maurício Grabois, a primeira edição da Festa de aniversário de Karl Marx na capital carioca.
O espaço do Armazém da Utopia, no Cais do Porto, vai reunir barracas de livros, intervenções cênicas da Companhia Ensaio Aberto, música, tarde de autógrafos e venda de camisetas. O evento vai contar ainda com o Espaço Camaradinha, com atividades infantis, além de visitas guiadas e um bolo para o aniversariante. A entrada é gratuita.
A programação reúne nomes como Arlene Clemesha, Elias Jabbour, José Paulo Netto e Talíria Petrone, que participarão de algumas mesas redondas para debater ecossocialismo, anticolonialismo, o fim da escala 6×1 e os livros de Marx e Engels. O evento é também promovido pelo podcast Lado B do Rio e realizado em parceria com o Festival do Livro do Rio de Janeiro/Sinttel-Rio e Machado & Cia Livraria.
De São Paulo ao Rio
A festa para celebrar o aniversário de Karl Marx, que acontece desde 2018 em São Paulo, chega ao Rio de Janeiro com a proposta de ampliar o alcance do Dia M e debater assuntos contemporâneas à luz do trabalho do filósofo alemão:
“Era um desejo antigo levar a festa e os debates para outras cidades do Brasil, e o Rio de Janeiro é o primeiro passo nessa expansão. Estamos muito entusiasmados com a primeira edição carioca, no ano em que a Boitempo completa três décadas publicando livros comprometidos com a interpretação e a transformação do mundo”, comenta Ivana Jinkings, diretora da editora.
Resultado de um trabalho sistemático de formação de leitores, com cursos e seminários gratuitos organizados pela Boitempo ao longo de muitos anos, a Festa de aniversário de Marx nasceu com a proposta de difundir cada vez mais a teoria marxiana: “Nosso esforço é para que essa obra fundamental alcance cada vez mais pessoas”, diz Jinkings.

Lançamentos
Ao longo do dia serão lançadas obras como Tempo fechado: capitalismo e colapso ecológico, coletânea organizada por Laura Luedy; Marxismo e judaísmo: história de uma relação difícil, de Arlene Clemesha, O que é identitarismo?, de Douglas Barros, Do socialismo utópico ao socialismo científico, de Friedrich Engels, e O essencial de Marx e Engels, organizado por Marcello Musto e com prefácio de José Paulo Netto.
A Boitempo
A Boitempo foi fundada em 1995, por Ivana Jinkings. Ao longo de três décadas, consolidou-se produzindo livros de qualidade, com opções editoriais claras. Obras de alguns dos mais influentes pensadores nacionais e internacionais compõem um catálogo que conta com nomes como Karl Marx, Friedrich Engels, David Harvey, Angela Davis, Maria Rita Kehl, Ricardo Antunes, Leonardo Padura, György Lukács, Antonio Gramsci, Nancy Fraser, entre muitos outros. O nome da editora – inspirado em um poema de Carlos Drummond de Andrade – é uma homenagem ao maior poeta brasileiro e também ao criador da primeira Boitempo: o dirigente comunista Raimundo Jinkings, pai de Ivana.
A editora desenvolve desde 1998 um consistente trabalho de recuperação da obra de Karl Marx e Friedrich Engels, com traduções diretamente dos originais e aparatos que fazem de suas edições referência para todos os interessados nos dois autores. A coleção Marx-Engels conta hoje com 36 obras no catálogo e prevê para o segundo semestre deste ano o lançamento do aguardado Teorias do mais-valor, que alguns chamam de o Livro IV de O capital.
O Armazém da Utopia
O Armazém da Utopia é a casa da companhia Ensaio Aberto, mas também é um porto aberto para receber os coletivos irmãos do Brasil, da América Latina, da África e de todos os lugares do mundo. É um porto aberto de pesquisa de linguagem, lugar onde outros coletivos possam “fundear ou amarrar e estabelecer contatos e comunicação, lugar de descanso e de refúgio”. Lugar de abrigo, mas sobretudo um Armazém da Utopia, de construção de cidadania onde os homens e mulheres possam adquirir fôlego e estabelecer novos laços; um porto que em vez de amarrar à terra ajude a navegar, a recobrar forças, a encontrar um ao outro, para podermos sobreviver e até vicejar em meio ao turbilhão.
Serviço
- 207 anos de Karl Marx no Rio de Janeiro
- Data: 28 de junho de 2025
- Horário: das 12h às 21h
- Endereço: Orla Conde – Armazém 6 – Cais do Porto, Rio de Janeiro/RJ (em frente ao VLT Utopia Aquário)
- Realização: Boitempo e Armazém da Utopia
- Apoio: Fundação Lauro Campos e Marielle Franco e Fundação Mauricio Grabois
- Parceria: Machado & Cia Livraria e Festival do Livro do Rio de Janeiro / Sinttel-Rio
- Promoção: Lado B do Rio
- Classificação indicativa: Livre
Programação Dia M
14h – 15h: Ecossocialismo ou extinção
- Com Eduardo Sá Barreto, Natan Oliveira e Talíria Petrone
- Mediação de Bruno Araújo (Planeta A Podcast)
- Lançamento: Tempo fechado: capitalismo e colapso ecológico, coletânea organizada por Laura Luedy.
15h30 – 16h30: Como começar a ler Marx e Engels?
- Aula com José Paulo Netto
- Mediação de Luiz Felipe Osório
- Lançamento: O essencial de Marx e Engels, organizado por Marcello Musto e com prefácio de José Paulo Netto e Do socialismo utópico ao socialismo científico, de Friedrich Engels.
17h – 18h: Anticolonialismo e marxismo: de Marx a Gaza
- Com Arlene Clemesha, Elias Jabbour e Josemar Carvalho
- Mediação de Dani Balbi
- Lançamento: Marxismo e judaísmo: história de uma relação difícil, de Arlene Clemesha
18h30 – 19h30: Ideologia e luta pelo fim da escala 6×1
- Com Douglas Barros, Kênia Miranda e Marcelo Carcanholo
- Mediação de Daniel Soares (Podcast Lado B do Rio)
- Lançamento: O que é identitarismo?, de Douglas Barros
20h: Bolo e parabéns pra você marxista