Pesquisar
Pesquisar

ONU diz que combater desigualdade de gênero é prioridade dentro e fora da organização

Devemos reafirmar o compromisso coletivo e empreender ações diante da pouca presença de mulheres nas mais altas esferas de poder
Redação Prensa Latina
Prensa Latina
Cidade do México

Tradução:

A presidenta da Assembleia Geral da ONU, María Fernanda Espinosa, afirmou hoje que fazer avançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres deve ser prioridade tanto dentro como fora do organismo multilateral.

O empoderamento das mulheres permitirá construir um mundo mais justo e melhor para todos, pois se trata de que a metade da população mundial não fique para trás, disse em um evento informal de alto nível sobre o tema.

Não podemos aceitar que falte mais de um século para fechar a brecha de gênero e 200 anos para alcançar a paridade econômica, sublinhou a quarta mulher e a primeira latino-americana a encabeçar a Assembleia Geral das Nações Unidas.

Devemos reafirmar o compromisso coletivo e empreender ações diante da pouca presença de mulheres nas mais altas esferas de poder

Nações Unidas
María Fernanda Espinosa, presidenta da Assembléia Geral da ONU

Assinalou que devemos reafirmar o compromisso coletivo com a igualdade de gênero e empreender ações diante da pouca presença de mulheres nas mais altas esferas de poder.

Recordou o chamado à ação lançado aqui na ONU em março deste ano que estabeleceu várias prioridades: são medidas para lutar contra a violência política à mulher, garantir a sua participação econômica e a criação de um entorno propício para que possa desempenhar-se em todas as esferas da sociedade.

Desde que assumi este cargo, recalcou a diplomata equatoriana, tenho trabalhado para promover a liderança da mulher em todas as atividades da Assembleia Geral.

Por sua parte, o diplomata nigeriano Tijani Muhammad-Bande, que assumirá a presidência deste organismo na próxima semana, comprometeu-se a ser “um campeão de gênero”.

Assegurou que a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres é um assunto fundamental que não pode ser perdido de vista.

No 74º período de sessões da Assembleia Geral vamos a continuar com esses esforços, sobretudo quando em 2020 serão celebrados os 10 anos da ONU Mulheres e os 25 anos da Plataforma de Ação de Beijing. 

A diretora-executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, destacou que o próximo ano será muito simbólico por essas duas datas tão importantes. 

Temos muito por fazer e devemos aproveitar todas as sinergias que existem com o fim de aumentar a representação da mulher nos diferentes âmbitos da ONU, por exemplo, na sua equipe de direção. 

Para Mlambo-Ngcuka, abordar a desigualdade de gênero se trata, em primeira instância, de reparar problemas que foram gerados pelos homens.

*Correspondente de Prensa Latina nas Nações Unidas

**Prensa Latina, especial para Diálogos do Sul — Direitos reservados.

Ver também


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação Prensa Latina

LEIA tAMBÉM

Gaza_Israel
Israel destrói terras agrícolas em Gaza e no Líbano para tornar áreas inabitáveis
Jorge_Glas_Colombia
Equador: Noboa veta direitos de Glas e tribunal mantém prisão mesmo admitindo violações
Jorge_Glas-Daniel_Noboa (3)
Ordem de invadir embaixada do México partiu de Noboa; Glas corre risco de vida, afirma defesa
Sudão_criancas_crise_humanitaria
"Catástrofe geracional": 14 milhões de crianças no Sudão precisam de ajuda urgente