Pesquisar
Pesquisar

Milhares de australianos protestaram contra alta taxa de mortes de aborígenes sob custódia

Os protestos deste sábado seguem-se à morte de cinco aborígenes sob custódia policial desde o início de março
Redação AbrilAbril
AbrilAbril
Lisboa

Tradução:

De Alice Springs às grandes cidades da Costa Leste e do Sul, como Sydney, Brisbane, Melbourne ou Canberra, as marchas e os protestos tiveram dimensão nacional, com os manifestantes a deixarem clara a sua frustração e revolta pelo fato de, 30 anos depois, muitas das recomendações feitas pela Comissão Real sobre Mortes de Aborígenes sob Custódia não terem sido inteiramente implementadas. Mais ainda: as mortes, nessas circunstâncias, continuam a ocorrer.

Desde que a comissão publicou um relatório considerado marcante, a 15 de Abril de 1991, mais de 450 aborígenes australianos morreram detidos. Desde o passado dia 2 de Março, cinco morreram presos ou em situação de perseguição policial, informa a SBS News.

Numa das mobilizações deste sábado, frente ao Parlamento de Victoria, em Melbourne, a senadora Lidia Thorpe chamou a atenção para o fato de a bandeira aborígene estar a meia haste pela morte do recentemente falecido príncipe Philip – a quem se referiu como representante do poder colonial que oprimiu o povo indígena.

Nas redes sociais, houve quem perguntasse se o Parlamento tinha recebido autorização dos aborígenes para fazer descer a sua bandeira.

Sobre os aborígenes australianos
Patyegarang, a primeira professora de língua aborígene da Austrália

Antes das mobilizações, uma das suas organizadoras, a aborígene Tameeka Tighe, disse à AAP que, sempre que ouve falar de uma nova morte, teme que seja alguém próximo.

“Faz-me pensar se é o meu irmão, faz-me pensar na ligação que tenho àquela pessoa e faz-me pensar em “quantos mais” até o governo levar isto a sério”, afirmou.

“Temos de assistir a mais 30 anos e outras 400 mortes? O que é que faz falta para ser uma emergência?”, questionou.

Um irmão de Tameeka Tighe, Tane Chatfield, morreu em Setembro de 2017 depois de passar dois anos em prisão preventiva.

Os protestos deste sábado seguem-se à morte de cinco aborígenes sob custódia policial desde o início de março

AbrilAbri
Manifestantes num protesto contras as mortes de indígenas sob custódia policial

A esperança de há 30 anos

O senador Pat Dodson era o único indígena membro da comissão de há 30 anos e diz que se lembra de, então, ter sentido esperança. Mas isso mudou. “Entristece-me o número de mortes que aconteceram desde a comissão”, disse à SBS News, sublinhando o “choque” pela falta de implementação das recomendações que foram feitas.

Em 2018, uma análise da Deloitte para o governo federal revelou que 64% das 339 recomendações tinham sido implementadas na totalidade, 30% tinham sido parcialmente aplicadas e 6% nunca o foram.

O mesmo estudo revelou que a taxa de encarceramento de indígenas quase duplicou desde 1991 e que a monitorização das mortes sob custódia diminuiu.

Cerca de um terço da população prisional da Austrália é aborígene, apesar de os indígenas representarem menos de 3% da população do país.

As mobilizações deste sábado ocorreram antes de se completarem 30 anos sobre o relatório da Comissão Real sobre Mortes de Aborígenes sob Custódia / AAP / SBS

Para o investigador Christopher Cunneen, do Jumbuna Institute, “a grande descoberta da comissão, há 30 anos, foi que temos de tirar os aborígenes da prisão, do sistema judicial”.

“Aquilo que estamos descobrindo, passados 30 anos, é que não só não fizemos isso como tornámos a situação muito, muito pior”, denunciou.

“A grande descoberta da comissão, há 30 anos, foi que temos de tirar os aborígenes da prisão, do sistema judicial”, Christopher Cunneen

Tameeka Tighe defendeu que não basta exigir a implementação de recomendações, porque, mesmo com elas, os indígenas são detidos e encarcerados na Austrália a um nível muito mais elevado.

Para Tighe, os governos estaduais e federal têm de assumir a responsabilidade pelas mortes sob custódia e apresentar os casos com transparência, em vez de “passar a batata quente”, como têm feito repetidamente até agora, acusou.

Redação AbrilAbril


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na Tv Diálogos do Sul

 

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação AbrilAbril

LEIA tAMBÉM

Gaza_Israel
Israel destrói terras agrícolas em Gaza e no Líbano para tornar áreas inabitáveis
Jorge_Glas_Colombia
Equador: Noboa veta direitos de Glas e tribunal mantém prisão mesmo admitindo violações
Jorge_Glas-Daniel_Noboa (3)
Ordem de invadir embaixada do México partiu de Noboa; Glas corre risco de vida, afirma defesa
Sudão_criancas_crise_humanitaria
"Catástrofe geracional": 14 milhões de crianças no Sudão precisam de ajuda urgente