Pesquisar
Pesquisar

Impulsionado pela morte de George Floyd, movimento antirracista gerou propostas de reformas policiais na maior parte dos EUA

Apesar da conquista, a chamada Lei George Floyd que inclui reformas para limitar a imunidade policial enfrenta obstáculos de republicanos no Senado
David Brooks
La Jornada
Nova York

Tradução:

Ao se completar um ano do assassinato do afro-estadunidense George Floyd por um policial, um movimento pela justiça racial sem precedentes na história do país ajudou a derrotar um presidente racista, motivou algumas reformas policiais no nível local e outras seguem pendentes, e obrigou o novo presidente a se comprometer em impulsionar reformas federais em defesa dos direitos civis e frear a violência oficial do racismo sistêmico em todo o país – embora essas promessas ainda estão por ser cumpridas. 

A família de George Floyd, incluindo sua filha de 7 anos, foram convidados a uma reunião privada com o presidente Joe Biden e a vice-presidenta Kamala Harris na Casa Branca esta terça-feira (25), para marcar o aniversário. Também se encontraram com líderes legislativos, incluindo a presidenta da câmara baixa Nancy Pelosi.

O presidente -que pôs no centro de sua campanha a justiça racial – havia imposto esta data como limite para promulgar a chamada Lei George Floyd que inclui reformas para limitar a imunidade policial e proíbe o uso de uma manobra física sobre o pescoço para submeter suspeitos, entre outras. 

Mas embora tenha sido aprovada pela câmara baixa, enfrenta obstáculos de republicanos no Senado. A família Floyd insistiu com os políticos a atuar mais rapidamente para aprovar o projeto de lei. 

O presidente emitiu um comunicado depois da reunião afirmando que “a família Floyd demonstra uma valentia extraordinária” e recordou que quando conheceu a filha de Floyd, um dia antes do funeral de seu pai, “ela me disse, ‘papai mudou o mundo’. Assim é”.

Temos que agir… a batalha pela alma dos Estados Unidos tem sido uma queda de braço entre o ideal estadunidense de que todos somos criados como iguais e a dura realidade de que o racismo… nos destroçou”. 

Legisladores, o ex-presidente Barack Obama e outras figuras nacionais emitiram declarações expressando seu compromisso em promover reformas e elogiando a luta renovada pelos direitos civis e o combate contra o racismo sistêmico e estrutural.  

Apesar da conquista, a chamada Lei George Floyd que inclui reformas para limitar a imunidade policial enfrenta obstáculos de republicanos no Senado

Reprodução
Em todos o país, múltiplos eventos marcaram o aniversário da morte do afro estadunidense George Floyd.

Em todos o país, múltiplos eventos marcaram o aniversário. Em Minneapolis foi organizado um festival de música e comida em um parque perto do tribunal onde o policial Derek Chauvin – que se ajoelhou no pescoço de Floyd por mais de 9 minutos apesar das repetidas súplicas de seu vítima de que não podia respirar – foi declarado culpado de assassinar a Floyd no mês passado. 

O caso de Chauvin foi uma das poucas exceções na prevalência da impunidade gozada por autoridades acusadas de homicídio e maus tratos de minorias. 

Nos eventos, fóruns, vigílias e outros mais, recordou-se, e muitos se comprometeram a continuar, as mobilizações de protesto em massa que foi detonada pelo assassinato de Floyd em Minneapolis e persistiram durante meses, sacudindo o país.  

Alguns cálculos são de que 26 milhões de pessoas participaram nessas mobilizações – o maior movimento de protesto da história dos Estados Unidos – por todo o país.  

Em Washington, dias de protesto levaram a que o então presidente Donald Trump se escondesse em um bunker no porão da Casa Branca, em 30 de maio de 2020. Pouco depois, ameaçou enviar tropas federais a várias cidades e ordenou a repressão a uma manifestação pacífica nas proximidades da Casa Branca, com o uso das forças armadas, o que provocou uma profunda crise na cúpula militar.  

Biden, embora ainda não tenha conseguido mudanças legislativas, deixou claro que sua política difere da de seu antecessor, ao instalar um procurador-geral, Merrick Garland, que declarou como prioridade a luta contra o supremacismo branco, e nomeando Kristen Clarke – hoje ratificada pelo Senado – como chefa da divisão de direitos civis do Departamento de Justiça (a primeira mulher afro-estadunidense no posto), entre outras mudanças executivas. 

No nível estatal, o movimento detonado pela morte de Floyd tem conseguido gerar propostas de reformas policiais em quase todos os estados, e em metade deles (24) foram aprovadas novas leis nesse setor; 30 aprovaram novas regras sobre táticas policiais. No nível local, dezenas de cidades reduziram seus orçamentos policiais e/ou implementaram medidas para reformar o comportamento de suas forças de segurança pública. 

Mas muitos no movimento pelos direitos civis renovados dizem que estão buscando promover uma mudança muito mais ampla. O reverendo William J. Barber, co-presidente da Campanha pelos Pobres, observa que “o racismo sistêmico no policiamento está ligado ao racismo e a desigualdade econômica”, bem como em medidas para suprimir a participação política das minorias. “A justiça exige uma transformação sistêmica”, diz ele.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na Tv Diálogos do Sul

 

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
David Brooks Correspondente do La Jornada nos EUA desde 1992, é autor de vários trabalhos acadêmicos e em 1988 fundou o Programa Diálogos México-EUA, que promoveu um intercâmbio bilateral entre setores sociais nacionais desses países sobre integração econômica. Foi também pesquisador sênior e membro fundador do Centro Latino-americano de Estudos Estratégicos (CLEE), na Cidade do México.

LEIA tAMBÉM

Antony Blinken - Joe Biden
Mais uma vez, EUA omitem os próprios crimes em informe sobre Direitos Humanos no mundo
Racismo_Mídia
Racismo e mídia hegemônica: combater problema exige mais que “imagens fortes” nas redes
Jorge-Glas_Daniel-Noboa (3)
Glas pede socorro a Brasil, México e Colômbia, e Noboa alega que países "cooperam com crime"
Gaza_Israel
Israel destrói terras agrícolas em Gaza e no Líbano para tornar áreas inabitáveis