Pesquisar
Pesquisar

Revelação: López Obrador pediu para Trump tirar acusações e ofereceu asilo a Assange no México

Presidente contou ter enviado uma carta a Trump pedindo para que os EUA atuem com "humanismo" no caso; em editorial, jornal mexicano apoiou a medida
Redação Prensa Latina
Prensa Latina
Cidade do México

Tradução:

O jornal mexicano lembrou que em sua primeira conferência matinal deste ano, o presidente Andrés Manuel López Obrador revelou que nos últimos dias do governo Donald Trump (2017-2021) pediu-lhe por escrito que fossem tiradas as acusações que inventaram contra ele a justiça dos Estados Unidos.

Reiterou a oferta de seu governo de fornecer asilo ao jornalista australiano, também, considerou que Washington “deve agir com humanismo” dado o fato de que “Assange está doente e seria uma demonstração de solidariedade dar-lhe asilo no país em que ele decidiu viver “.

Lembrou que Assange está detido em uma prisão de Londres aguardando a decisão da Suprema Corte do Reino Unido sobre um recurso da defesa para impedir sua extradição para os Estados Unidos, onde enfrentaria 18 acusações e uma pena de 175 anos em prisão, e submetido a condições de prisão que agravam sua saúde debilitada.

“Ao contrário do que as representações da superpotência faria você acreditar, o jornalista processado não é um espião nem um cibercriminoso, mas um indivíduo que decidiu expor os segredos mais sórdidos de vários governos com informações obtidas por meio de vazamentos digitais”, disse ele.

Presidente contou ter enviado uma carta a Trump pedindo para que os EUA atuem com "humanismo" no caso; em editorial, jornal mexicano apoiou a medida

Montagem Prensa Latina
Assange e Lopez Obrador

Assim, explica tudo o que concerne ao caso para prová-lo, como em 2010, quando o WikiLeaks divulgou ao mundo documentos que comprovavam crimes contra a humanidade pelas forças norte-americanas e seus aliados nas guerras do Afeganistão e do Iraque.

No ano seguinte, o ativista entregou a vários meios de comunicação de todo o mundo -entre eles La Jornada– os chamados “telegramas do Departamento de Estado” que revelavam as práticas diplomáticas inescrupulosas e intrometidas de Washington em vários países.

Na preparação jornalística deste material, este jornal publicou, por exemplo, reportagens do ex-embaixador dos Estados Unidos Tony Garza, nas quais se gabava de ter desempenhado um papel central na consolidação de Felipe Calderón na presidência.

Também um despacho que documenta a oferta feita pelo então Secretário de Segurança Pública, Genaro García Luna (prisioneiro e julgado nos Estados Unidos), ao ex-Secretário de Segurança Interna do país vizinho, Michael Chertoff, para lhe dar “pleno acesso “a todas as informações da inteligência mexicana.

É claro que o desejo do governo dos Estados Unidos de perseguir Assange não responde a um zelo no combate aos crimes comuns, mas a um plano de vingança pelo descrédito que suas instituições experimentaram com as revelações do WikiLeaks, concluiu o La Jornada.

Prensa Latina, especial para Diálogos do Sul — Direitos reservados.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na Tv Diálogos do Sul

 

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação Prensa Latina

LEIA tAMBÉM

Antony Blinken - Joe Biden
Mais uma vez, EUA omitem os próprios crimes em informe sobre Direitos Humanos no mundo
Racismo_Mídia
Racismo e mídia hegemônica: combater problema exige mais que “imagens fortes” nas redes
Jorge-Glas_Daniel-Noboa (3)
Glas pede socorro a Brasil, México e Colômbia, e Noboa alega que países "cooperam com crime"
Gaza_Israel
Israel destrói terras agrícolas em Gaza e no Líbano para tornar áreas inabitáveis