Pesquisar
Pesquisar

Decisão sobre Assange representa teste para reputação do sistema judicial britânico

Há precedentes para inocentar jornalista; sentença pode atingir todos aqueles que defendem direitos humanos e liberdade de expressão
Carol Proner
Brasil 247
Rio de Janeiro (RJ)

Tradução:

Estamos há alguns dias da decisão final da ministra do Interior, Priti Patel, que poderá comprometer a vida e a liberdade de Julian Assange, o jornalista criador de WikiLeaks e acusado de cometer cyberterrorismo.

Trata-se de uma das decisões mais importantes da carreira de Patel e está em jogo se ela vai se curvar à pressão estadunidense e enviar um homem vulnerável e sem nenhuma condenação para cumprir grave pena em presídio de máxima segurança nos Estados Unidos ou se seguirá outro caminho.  

O caso de Gary McKinnon pode servir de precedente. O hacker escocês, trabalhando em seu quarto no norte de Londres, vasculhou os sistemas de computador da NASA e do departamento de defesa dos EUA em busca de informações sobre OVNIs.

Considerado o maior ataque de todos os tempos a computadores militares, o que também irritou profundamente o governo americano foi o fato de que no caminho, McKinnon deixou rastros de mensagens provocativas acusando o descuido na segurança dos sistemas. 

Luta em prol de Assange é por nossa própria liberdade de pensamento e expressão

Podendo cumprir pena de até 60 anos por crimes de espionagem, a sua extradição foi negada no último minuto pela ministra do Interior, Theresa May, que interrompeu o processo levando em consideração que McKinnon era portador da Síndome de Asperger, um homem humilde, sem recursos e que havia tentado o suicídio no cárcere.  

Há precedentes para inocentar jornalista; sentença pode atingir todos aqueles que defendem direitos humanos e liberdade de expressão

Alisdare Hickson

Assange decidiu expor, seguindo as regras do jornalismo, documentos confidenciais e diplomáticos dos Estados Unidos




Motivos humanitários

Motivos humanitários não faltam a Julian Assange, assim como são fartas as razões para que ele seja considerado inocente de acusações fantasiosas e feitas sob medida para inculpá-lo como um exemplo de conduta a ser desencorajada

Recordemos que o jornalista decidiu expor, seguindo as regras do jornalismo, documentos confidenciais e diplomáticos dos Estados Unidos que revelaram o cometimento de crimes de guerra nas operações levadas adiante no Iraque e no Afeganistão 

A decisão da ministra do Interior guarda o risco de vulnerar não somente os direitos individuais do jornalista, mas vai além, atingindo direitos de todos os que defendem direitos humanos e a liberdade de expressão.

A extradição atinge o exercício profissional do jornalista,  o direito à informação, o direito à proteção das fontes, o direito de ser tratado com dignidade onde quer que esteja (considerando a expectativa das Supermax), isso sem contar a própria reputação do sistema de justiça britânico em conformidade com o direito internacional.

A decisão é iminente. O momento é grave, mas há precedente.

Carol Proner | Brasil 247



As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul



Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Carol Proner

LEIA tAMBÉM

Jorge-Glas_Daniel-Noboa (3)
Glas pede socorro a Brasil, México e Colômbia, e Noboa alega que países "cooperam com crime"
Gaza_Israel
Israel destrói terras agrícolas em Gaza e no Líbano para tornar áreas inabitáveis
Jorge_Glas_Colombia
Equador: Noboa veta direitos de Glas e tribunal mantém prisão mesmo admitindo violações
Jorge_Glas-Daniel_Noboa (3)
Ordem de invadir embaixada do México partiu de Noboa; Glas corre risco de vida, afirma defesa