UOL - O melhor conteúdo
Pesquisar
Pesquisar

EUA: Migrantes abandonados em caminhão no Texas podem ser vítimas de tráfico humano

Segundo a presidência do México, até este momento foram identificados 22 mortos de origem mexicana, sete da Guatemala e dois de Honduras
Marcelo Hailer
Revista Fórum
São Paulo (SP)

Tradução:

Uma carreta de grande porte foi abandonada numa rodovia próxima da cidade de San Antonio, no Texas, EUA, com 50 pessoas mortas (até o momento desta publicação) e outras 16 em condições críticas, que foram transportadas para hospitais da região. 

As autoridades norte-americanas afirmam que o grupo era formado por imigrantes indocumentados que teriam origem latina e o local onde o veículo pesado foi deixado teria enfrentado um calor de 40°C na tarde desta segunda-feira (27).

Continua após o anúncio

O caminhão estava estacionado perto da Base Aérea de Lackland, no cruzamento das vias Cassin Drive e Quintana Road. Embora a carreta fosse de um modelo refrigerado, os policiais não encontraram qualquer indício de que o sistema estivesse funcionando. Além disso, os sobreviventes apresentavam sintomas de desidratação e de reação ao calor extremo. 

Três pessoas estão detidas por relação com o episódio, informa a imprensa texana, mas até agora não foi revelado se elas teriam responsabilidade pelas mortes.

Continua após o anúncio
Segundo a presidência do México, até este momento foram identificados 22 mortos de origem mexicana, sete da Guatemala e dois de Honduras

Captura de Tela
Em 2017, dez imigrantes morreram depois de ficarem presos dentro de um caminhão estacionado em um supermercado em San Antonio




O que se sabe até agora

– O Caminhão foi localizado por volta das 18h do horário local, após uma chamada. Segundo depoimento de um agente do Corpo de Bombeiros, ao abrir o veículo encontraram “pilhas de corpos” e sem sinal de água no veículo. 

– O Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (Ice) assumiu o caso. Por hora, a principal linha de investigação trabalha com a hipótese de tráfico humano. 

– Três pessoas já foram presas suspeitas de terem participação e/ou conexão com o caminhão.

Continua após o anúncio

– Segundo a presidência do México, até este momento foram identificados 22 mortos de origem mexicana, sete da Guatemala e dois de Honduras.

– 19 pessoas estão, até esse momento, sem identificação. 

– Segundo o depoimento de moradores da região onde o caminhão foi encontrado, o local e um “ponto de desembarque” para imigrantes.

– O Sul do Texas é uma região com aumento do número de imigrantes tentam realizar a travessia para os EUA.

Continua após o anúncio

– Os grupos viajam em veículos até os postos de controle de San Antonio, a cidade mais próxima.

– Em 2017, dez imigrantes morreram depois de ficarem presos dentro de um caminhão estacionado em um supermercado em San Antonio. 

– Ron Nirenberg, prefeito de San Antonio, afirma que 46 pessoas morreram e que, provavelmente, eram famílias que tentavam fazer a travessia. “Isso não é nada menos que uma terrível tragédia humana”, disse Nirenberg.

– O governador do Texas, Greg Abbott, culpou o presidente Joe Biden pelo caso. “Essas mortes estão na conta de Biden. Elas são o resultado de suas políticas mortais de fronteira aberta”, escreveu no Twitter. 

Marcelo Hailer | Revista Fórum


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

Marcelo Hailer

LEIA tAMBÉM

Não o reconheci pais de brasileiro torturado em Guantánamo de Israel pedem ajuda ao Brasil (1)
"Não o reconheci": pais de brasileiro torturado em "Guantánamo israelense" pedem ajuda ao Brasil
Fome e espera em Gaza um dia na fila do pão em Khan Younis
Fome e espera em Gaza: um dia na fila do pão em Khan Younis
Sociólogo esperam Israel exterminar palestinos, depois abrem museus e estudos sobre genocídio
Sociólogo: deixam Israel exterminar palestinos, depois abrem museus e estudos sobre o genocídio
Jovens, estudantes e militantes Comissão da Verdade revela perfil das vítimas da ditadura
Jovens, estudantes e militantes: Comissão da Verdade revela perfil das vítimas da ditadura