NULL
NULL
Diante da polêmica sobre as mudanças na Lei dos Agrotóxicos, propostas pela bancada ruralista, é fundamental assistir ao documentário “O Veneno Está na Mesa 2”, do cineasta Silvio Tendler, que joga luz e esclarece muitas questões relacionadas ao tema.
João Baptista Pimentel Neto*
Após impactar o Brasil mostrando as perversas consequências do uso de agrotóxicos em “O Veneno está na Mesa”, o diretor Sílvio Tendler apresenta, no segundo filme, uma nova perspectiva. “O Veneno Está Na Mesa 2” atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública.
O filme apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis, que respeitem a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores.
Ao final, os espectadores são questionados a escolher em que mundo querem viver: um mundo de beleza e liberdade ou um mundo de exploração, doenças e terra arrasada… Com isso vem a certeza de que o país precisar tomar um posicionamento diante desse dilema que se apresenta.
Confiram:
https://youtu.be/NAed1_-2VJw
Ficha técnica:
Direção: Silvio Tendler
Diretor Assistente: Luis Carlos Alencar
Produção Executiva: Ana Rosa Tendler
Narração: Eduardo Thornaghi, Augusto Madeira, Priscila Camargo
Assistente de Direção: Felipe Caixeta, Kaio Almeida
Direção de Fotografia: Xeno Veloso
Fotografia Adicional: Lucio Kodato, André Gran, Elder Barbosa, Vitor Foguel, Jurandir Costa
Animação e Videografismo: Vilaroucas Produções
Produção: Maycon Almeida
Edição e Finalização: Sil Azevedo
Edição Adicional: Elder Barbosa
Correção de Cor: Marmo Entretenimento
Mixagem: Audiorama
Trilha Sonora: Vinícius Junqueira e Henrique Peters
Fotografias: Araquém Alcantara, Bruno Veiga, João Zinclair, Paulo Sampaio, Douglas Mansur, Acervo Assentamento Roseli Nunes, Acervo Aldeia Gameleira Tapuya Cariri, Marco Antônio Pelowsky
Equipe Caliban: Vitor Foguel, Darlene Santos, Felipe Netto, Tabata Isabbor, Vladimir Seixas
Prêmios:
Festival internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2015) – Troféu Carmo Bernardes de Melhor Longa. Mais de 150 mil visualizações no youtube. Segundo levantamento feito pelo MST e pela Campanha Nacional Contra o Agrotóxico, foi assistido por 5 milhões de pessoas.